25.7.10

A janela de duarte (a)moral

Aos sábados, no suplemento desportivo do jornal “Correio da Manhã”, duarte (a)moral dispõe de uma pequena janela, na última página, pela qual a publicação lhe proporciona espreitar èticamente o mundo. No entanto, quando a abre, dispensa qualquer visão imparcial e livre do mesmo. Só cospe. E cospe algo de desprezível e abjecto – um ódio e uma profunda inveja a tudo o que é Benfica ou que lhe diga respeito.
Um cuspo, autêntico vómito de gatafunhos semanais impregnados de uma frustração e de uma dor lancinante que não sei definir. Não sei se é um misto de dôr-de-burro, dôr-de-inveja, dôr-de-cabeça e dôr-de-corno, mas seguramente a sua dôr-de-cotovelo é incontornável e um sintoma preocupante de um mísero e sujo anti-Benfiquismo primário, nada consentâneo com o estatuto de um colunista sério e credível ou de um opinion maker respeitável.

Lamentàvelmente, hoje em dia, qualquer badameco escrevinha nos diversos periódicos da nossa praça e nos seus suplementos desportivos; duarte (a)moral nem consegue chegar a esse patamar. Está muito, mas mesmo muito abaixo desse nível, o que por si só é muito pouco abonatório para o jornal que lhe dá guarida.
Já são muitas as vezes que este primata anti-Benfiquista tem achincalhado o Benfica e as suas Gentes através daquela pequena janela, com arrazoados provocatórios eivados de uma ironia ordinária a roçar a imbecilidade.

Hoje (sábado) ultrapassou todas as marcas.
Na sua cínica rabiscada semanal, aludiu com o seu habitual rancor e a sua estúpida inveja anti-Benfica, àquilo que ele chama de “títulos grandiloquentes” que o Benfica usa para nomear as suas actividades e as suas iniciativas.
A parte relativa aos mundiais de sueca, de pesca e de dominó dou-lha de barato. Assim não optaria pelas bolandas sectárias e evitaria disputar o “challenge” europeu do “pau-com–os-ursos” ou as eliminatórias de “bilharda” e “malha” com a equipa da sua laia.
Já as pérfidas insinuações, mofando indecentemente com o acto de solidariedade protagonizado pelo presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, através da Fundação Benfica, da entrega de três habitações a famílias desafortunadas vítimas da recente tragédia da Madeira, são bem demonstrativas de que há muito parvalhão ao cimo da Terra com uma gritante falta de carácter e de princípios.
Atitudes como a de LFV e da fundação do seu Clube, que revelam humanismo e ajuda pelo próximo deveriam merecer-lhe o maior respeito.
Mas não. A baixa índole de duarte (a)moral e os seus complexos de pequenez face ao Glorioso e ao seu Presidente - uma deficiência atroz e irreparável - obriga-o, quando abre aquela pequena janela, a marrar no vermelho cada vez mais ofuscante do Benfica, de uma forma doentia e desvairada. Daí que os especialistas estejam inclinados a concluir que afinal a sua dôr-de-cotovelo seja mesmo a célebre dôr-de-corno.

Fecha a janela, pá!

GRÃO VASCO





ADENDA

Coluna de duarte (a)moral no suplemento Sport, do Correio da Manhã de sábado, 24/07/10,

EM BOLANDAS


Título

O presidente

por duarte (a)moral
No fim-de-semana passado, o Benfica disputou (e ganhou) o Torneio Cidade de Guimarães, em futebol. No evento, foi notada a ausência do presidente encarnado, Luís Filipe Vieira. A explicação adiantada foi a de que estava a participar activamente no importante Campeonato do Mundo de Sueca das Casas do Benfica. O Campeonato do Mundo de Sueca das Casa do Benfica era um campeonato de sueca entre as casas do Benfica, mas já se sabe o que a casa gasta em matéria de títulos grandiloquentes. A próxima ida à barragem promovida pela secção de Pesca Desportiva do Benfica arrisca-se a ser designada por Mundialito do Achigã, ou mesmo Campeonato do Mundo da Fataça. Não se faz nada por menos. O presidente, claro, não faltará à caldeirada de encerramento. Entretanto, a meio da semana, Luís Filipe Vieira foi à Madeira distribuir casas a alguns desalojados pela catástrofe de Fevereiro, num gesto de incomensurável benemerência.
Este homem ainda acaba um nobre candidato à Presidência da República. Para já, ainda é capaz de ter tempo para ir amanhã ao futebol. O Campeonato do Mundo de Dominó das Casas do Benfica foi adiado uma semana.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...