12.7.10

O MEU MUNDIAL (II)


O Mundial 2010 de futebol teve um desfecho esperado – a consagração da Espanha como campeã e como a melhor. Uma excelente equipa de futebol, com futebolistas excepcionais e com um líder ganhador, sábio e experiente, que soube “jogar” superiormente com os nacionalismos exacerbados nos quais o seu país é pródigo. Com base na equipa do Barcelona, Vicente del Bosque conseguiu congregar mais uma vez, toda a Espanha para em uníssono se ouvir aquele famoso grito:
- Arriba España!
Justamente e com absoluto mérito.


Mas o Mundial, o meu mundial, teve dois factos marcantes, tão importantes como a vitória de “La Roja” – as insuportáveis vuvuzelas e as “calientes y hermosas” musas paraguayas.
As vuvuzelas foram autênticas pragas sonoras. Já não bastavam as genuínas - aqueles cornetins de plástico, multicolores, mais parecendo compridos funis emitindo dezenas e dezenas de decibéis - ainda apareceram as contrafeitas, personificadas nos locutores das nossas tv’s que para além de se equivocarem contìnuamente, mais pareciam umas intragáveis picaretas falantes. Para umas e outros, uma tranquila TV sem som, só com imagens.


E a propósito de imagens, aquelas que me ficaram na retina, não foram as jogadas e os golos da competição, mas sim as talentosas exibições de Alicia Ramírez e Larissa Riquelme. O Paraguay está de parabéns, não só pela sua prestação futebolística na África do Sul como também pelas suas surpreendentes revelações.
Alicia e Larissa, por esta ordem de prioridades, mostraram, com os seus riquíssimos atributos, que o seu país é muito mais do que grandes Roques Stas. Cruzes e Tacuaras Cardozos de fortes pés esquerdos. A beleza feminina guaraní encantou o planeta. Escaldantes, desceram serenamente o rio Paraguay, ora com a “Albirroja” e de jeans, ora como Deus as botou ao mundo, envoltas na sua bandeira tricolor “roja, blanca y azul”, fazendo vibrar ainda mais todos os hinchas do futebol.

Para mim, sem qualquer dúvida, estas duas encantadoras ninfas paraguayas e a Espanha foram as grandes vencedoras da mediática competição.

Agora, que venha o Benfica, o nosso querido Glorioso!

GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...