27.1.11

O Físico e a Física!

O problema do Benfica não é um problema de físico (capacidade dos jogadores), mas sim um problema de física (a ciência).

Físico:

A época do Benfica não começou bem. Perdemos jogos atrás de jogos. Os Jogadores não corriam. A Equipa não era a mesma do ano passado. As contratações não rendiam. Não tínhamos "11". Não tínhamos "banco". Não tínhamos Equipa...

Física:

A segunda lei da termodinâmica diz que a entropia de um sistema termodinâmico tende a aumentar. Costuma-se dizer que a entropia é a medida de desordem, ou por outras palavras, é a energia de um sistema termodinâmico que não pode ser utilizado. A entropia de um sistema está dependente do número de elementos desse sistema (quantos mais elementos, mais "desordem" terá o sistema). Para percebermos melhor estes pontos vou dar um exemplo pratico, se deixarmos um cubo de gelo num copo ele acaba por derreter (um cubo de gelo é um sistema mais ordenado que água no estado liquido). Mas por mais tempo que deixemos essa água no copo ela não volta a transformar-se em cubo de gelo (isto porque o sistema não consegue utilizar a energia libertada pelo degelo para voltar a solidificar a água). E a "ordem" que existe num copo com água é diferente da "ordem" que existe num balde com água.

O problema:

Os Adeptos/Sócios não estão com a Equipa, é este o problema. E não me venham falar da pré-época, que foi idêntica a do ano passado (fizemos 10 jogos, e dos "30 pontos" possíveis fizemos 22 pontos [73%] fizemos menos "1 ponto" que na pré-época passada [4%]) e os Adeptos/Sócios não tiveram com a Equipa. Não me venham falar da crise, porque essa já vem do passado (começou em 2008/2009, a época passada foi a 2009/2010 e os estádios estavam cheios) e os Adeptos/Sócios não tiveram com a Equipa. Não me venham falar das contratações, que essas foram boas (as mesmas criticas que ouço ao Gaitan também as ouvi ao Di Maria) e os Adeptos/Sócios não tiveram com a Equipa.

A solução:

A solução está na ciência. Imaginem os clubes como um sistema termodinâmico, então no caso do Benfica por ter mais Sócios e Adeptos a sua entropia (a desordem) vai ser sempre maior. Então o que temos de fazer? É fácil, como é que vocês voltariam a congelar a água do copo? Agarravam no copo iam até ao congelador e metiam lá o copo. O que é que vocês, com estes passos, estão a fazer ao sistema, a dar-lhe uma energia externa, para que ele possa passar de um estado de maior desordem para outro de menor. É isso que todos Nós, Benfiquistas, precisamos de fazer.

Um exemplo prático:

Desde o fim do campeonato passado muitos de Nós disseram que seria um erro vender David Luiz, depois começamos a jogar e choveram criticas ao Jogador, agora que está para ser vendido já é mau vender. Nós, Benfiquistas, não sabemos esperar nem parar para pensar. Eu não sei David Luiz vai ou fica, e para mim isso agora não interessa porque neste momento ele ainda é Jogador do Benfica, eu só sei é que vou trabalhar para que o Jogador possa estar estável para dar o seu melhor (vou dar energia externa ao sistema para que este possa ter mais ordem).

Benfica sempre.

PS: Este post faz parte de uma trilogia de post "científicos". Espero que gostem o próximo tema é sobre o cancro...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...