29.9.11

Esclarecimento



Como é do conhecimento geral dos bloggers Benfiquistas e dos respectivos leitores que participam nos seus blogs, desde o princípio desta semana, muitos destes, após o click no seu endereço apresentavam e ainda apresentam um aviso prévio de que se fossem abertos, o computador do usuário que estivesse a ser utilizado poderia ficar danificado ou infectado, conforme descrição feita abaixo nesse referido aviso ou semelhante.



Em princípio, e segundo técnicos competentes em informática, esta aparente situação de perigo não afecta nem os computadores, nem os blogs alvo desta anomalia, como também não se poderá dizer à priori, com absoluta certeza, de que um número significativo destes blogs Benfiquistas tenha sido alvo de um ataque cirúrgico e específico.

O pseudoaviso a que me refiro e conforme já puderam visionar, é de aparente perigosidade e presume-se que tenha tido como porta de entrada nos blogs, o contador de visitas que alguns deles utilizam.

De uma outra forma, isto significa que foi introduzido um código malicioso através desse widget, com o objectivo de este “falso” aviso ser mostrado antes da abertura dos blogues.

Esta foi a explicação, em linguagem comum, que me foi fornecida por estimados amigos que imediatamente procederam à remoção dessa anomalia.

Conforme o Pinceladas Gloriosas apresentava este aviso, muitos outros também o tinham. Posso alertar alguns deles, como o Coluna d’Águias Gloriosas, o Benfica73, o Antitripa, o Red Pass e mais uns quantos que não tenho presente neste momento e que ainda ontem apresentavam o tal pseudoaviso.

No entanto, o mais curioso é que nos computadores portáteis onde habitualmente trabalho não via essa mensagem. Só a detectei quando no estabelecimento de informática tive a oportunidade de vê-la em diversos computadores portáteis ou não, que aí se encontram. Sendo assim, imediatamente os meus amigos dessa loja de informática procederam à rectificação dessa anomalia.

Aqui fica o meu contributo para a resolução de uma situação pouco agradável e que motivou apreensão por parte dos técnicos que a viram e que não sendo em absoluto considerada uma acção anti-blogs Benfiquistas, foi considerada unânimemente como um ataque igual a muitos outros que se verificam na net.

É complexo e prematuro deduzir-se o que quer que seja desta acção subversiva. Só uma investigação exaustiva e completa da Google poderá fornecer-nos informação sobre este assunto.

Aconselho os visados a pedirem uma ajudinha a “experts” na matéria no sentido de limparem esse pseudoaviso.

Saudações Benfiquistas a todos!

GRÃO VASCO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...