21.3.14

A verborreia ordinária do velho marreta


A SIC não irá precisar nunca de adquirir a série do “Mupett Show”, enquanto mantiver como comentador?!? nos seus programas sobre futebol, esse abencerragem, de nome Ribeiro Cristóvão.

E se por acaso, os autores dessa série inglesa, necessitarem, por qualquer motivo, de substituir um dos seus velhos marretas, este lagartunço, ex-relatadeiro de jogos de futebol, terá o perfil adequado para protagonizar aquelas cenas hilariantes no camarote dos dois anciãos arengueiros, tomando como exemplo a sua ridícula figurinha quando intervém naquela TV ao falar do Benfica.

Ontem, mais uma vez, Cristóvão usou e abusou de uma verve ordinária, de achincalho, prenhe de uma aversão tacanha e anti-Benfiquista, minorando de uma forma sistemática e grosseira o apuramento do Glorioso para os quartos-de-final da liga Europa.
O seu focus foi, como tem sido sempre, Jorge Jesus. Um acessório que o fulano elege como o facto mais saliente nos jogos do Benfica contra os ingleses. Na semana passada, como uma falsa virgem ofendida ficou abespinhado com os três dedos de JJ a Tim Sherwood. Esta semana, para lá de continuar a bater na mesma tecla, tomou as dores de terceiros, acrescentando à sua cega ferocidade e destrambelho, as “desconsiderações” do treinador do Benfica em relação ao seu staff, continuando a comportar-se como um autêntico marreta compulsivo, exigindo-lhe desculpas públicas!

A distorção e a miopia são tais, que neste jogo na Luz, ao invés de criticar a atitude de Tim Sherwood, de absoluta desconsideração pelo adversário e pelo jogo, ao pisgar-se cobardemente para a bancada vip do estádio da Luz, continuou a sua saga soez, referindo-se a este procedimento do inglês, com uma argumentação deslavada e primitiva (lamentavelmente partilhada pelo seu “colega” de painel, esse paladino de virtudes de nome David Borges…) – “não queria encontrar-se com JJ” – passando assim uma esponja por esta cena vergonhosa, “à inglesa”, tal como um “cão passa por vinha vindimada”, voltou novamente ao jogo anterior, reincidindo na sua crítica à atitude de JJ em Londres, branqueando pura e simplesmente a palhaçada do treinador do Tottenham.

A estupidez desta chaga anti-Benfiquista foi ao ponto de criticar o desejo de Jesus em não querer jogar com a Juventus, dando a subentender que o que ele não quer é jogar com o grémio da fruta da Palermo portuguesa.

O instinto persecutório e o sectarismo de Cristóvão levam-no cegamente a enveredar por bastardices impensáveis, como tentar induzir o telespectador em erro, ao afirmar peremptóriamente que o lance, já no dealbar do desafio em que os ingleses reclamam falta de Sulejmani dentro da área por carga a um adversário é grande penalidade e não carga de ombro. Foi pedra de toque durante toda a sua intervenção, insistindo até à exaustão que o Benfica tinha sido beneficiado pelo árbitro, mais uma vez. Mas em contrapartida, já no lance do 2º golo do Tottenham não teve dúvida nenhuma sobre o posicionamento de Chadli – que estava em off side – ignorando a realidade e passando mais uma vez, por este lance como “cão por vinha vindimada”.

É bem patente a forma rancorosa como se refere ao Benfica, não perdendo uma ocasião sequer para o apoucar e minorar.
Se há momentos em que uma apoplexia deveria cumprir o seu papel, é quando este gajo – sim, gajo, porque é de um calibre destes que se trata – aparece na TV a falar do Glorioso.
Seria uma obra de misericórdia e o planeta ficaria mais respirável e limpo!

É que o gajo já fede com tanta ordinarice.



GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...