9.4.14

Cautela e caldos de galinha...



..., nunca fizeram mal a ninguém.

Os anos passam a uma velocidade imperceptível!
Na minha adolescência, assisti a algo de inacreditável para a época - o Benfica europeu, ainda com muitas das suas estrelas de 60, jogava os quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus contra o Ajax de Amsterdão. A 12/Fev-69, jogámos a 1ª mão na capital da Holanda num campo coberto de neve e ganhámos por 3-1 com uma excelente exibição. Nada fazia prever que uma semana depois e quinze dias mais tarde, uma hecatombe cairia sobre o Glorioso.
Muita euforia, vaidade e menosprezo pelo adversário apesar de terem havido alguns avisos à navegação, muito particularmente a referência à juventude e ao talento de diversos jogadores holandeses.
Euforia desmedida até à 2ª mão na Luz. Cá, os holandeses não estiveram com meias medidas e responderam com igual 3-1, com a equipa do Benfica de coração nas mãos a segurar-se com muita dificuldade no prolongamento, mantendo a eliminatória empatada. O impasse na Luz trouxe uma finalíssima realizada em Colombes, na Grande Paris, passados quinze dias. O Ajax, embalado e pleno de confiança, ganhou categoricamente por 3-0.
Nesse tempo, toda a Luz estremeceu com essa eliminação inesperada e humilhante. Despontava então, na equipa holandesa, um excepcional jogador - Johan Cruyff. Era o despertar de uma equipa que depois foi tri-campeã europeia!

Na semana passada, um repórter-jornalista perguntou em Alkmaar, a Jorge Jesus qual a sua previsão para o jogo com os locais, atendendo a que o Benfica não ganhava na Holanda há 45 anos..., esquecendo-se de lhe dizer que o Benfica acabou por perder essa eliminatória após ter uma vantagem fora, de dois golos...
Jesus, provàvelmente, sem sequer saber desta história exemplar, disse-lhe e bem que a eliminatória teria dois jogos e que não compreendia a pergunta...

Com a história de 1969, quero lembrar que o que será importante amanhã, é que não haja réplicas desse terramoto histórico que me causou muitos dissabores.
O sobressalto de há duas semanas com os ingleses do Tottenham foi um aviso sério de que qualquer jogo, qualquer eliminatória, não "estão no papo" com os primeiros noventa minutos.
É bom ter vantagem?
É. Mas só isso não garante coisíssima absolutamente nenhuma.

Portanto, haja quem alerte a equipa e os responsáveis do Benfica que se acautelem e joguem pelo seguro amanhã, ao fim da tarde.

GRÃO VASCO



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...