19.5.14

O deve e o haver, ou… os “shadows” desta vida!



Sabeis lá vós o que é uma Casa do Benfica…

Olhais demasiadamente, quase como narcisos, para o vosso limitado umbiguinho alfacinha, parolo e provinciano. Sim, porque deste lixo, há muito na capital. Tal e qual como muitos basbaques que nunca quiseram ver o mar ou que nunca quiseram sair das suas terras ou dos seus casulos.

Vós sois alguns deles. Ignorantes que não sabem nada de nada da mística e da essência do Benfica. Do que é o Benfica profundo, verdadeiro, lutador, vivido com paixão e sacrifício, onde, de longe em longe, se ouviam os relatos no único rádio que havia na aldeia, ou da única TV da vila ou das poucas numa qualquer cidade. Onde com o ordenado de uma semana se pagava um bilhete de 2.500$00 (€ 12,5 euros) e se percorriam 300, 400, 500 km (bem pagos), para ver as grandes noites europeias do Benfica. Fala-se de que o estádio não enche, por isto, por aquilo e aqueloutro. Não enche – e a sua lotação é menor do que o antigo – porque por mais paradoxal que pareça, hoje todas essas deslocações são bem mais difíceis e onerosas por motivos bem óbvios, suas bestas. Era assim que o Estádio da Luz enchia, com sócios e com muitos não sócios (a maioria), percentagem significativa vinda de fora da capital. Este, que vos descrevo suscintamente, é o Benfica dos Benfiquistas, dos Portugueses de Portugal, dos lisboetas de Lisboa, dos portuenses do Porto, dos vianenses de Viana do Castelo, dos viseenses de Viseu, dos cidadãos de todas as outras cidades, dos cidadãos das múltiplas aldeias e vilas, dos cidadãos de um qualquer lugar recôndito ou cosmopolita, dos cidadãos de Portugal, dos cidadãos da Diáspora, dos cidadãos da Europa, dos cidadãos do Mundo, dos cidadãos do Universo. O verdadeiro, o autêntico Benfica!

O Benfica é do Mundo, pobres palhaços!

 

Vivi uma época de paixão, honra, coragem e sacrifício Benfiquistas. Décadas a fio. 60, 70, 80, 90 e assim por diante. Foi assim a gesta Benfiquista e assim será sempre!

Foi honrando o passado e respeitando o presente, sempre com uma visão de futuro que os meus olhos voltaram a brilhar de alegria e felicidade. Todos temos constatado isso. Somente os desvairados e os imbecis tomados pela cegueira é que tentam inverter o sentido do sucesso. Mas piores que estes, são aqueles que não querem ver – os tais “shadows” desta vida…

Falta-nos um passo. Um passo de gigante. Um título europeu que creio será o primeiro de mais alguns. Mas tudo isto só se constrói com o apoio a quem nos tem conduzido com sucesso por esses caminhos de glória. Disto não tenho a mínima dúvida, como tenho a convicção de que este é o caminho. Por mais detractores que surjam, por mais canalhas que estendam as patas impregnadas de armadilhas para passarem rasteiras à falsa fé. Os cães, os mabecos, os “shadows” desta vida, irão continuar a ladrar, mas a caravana vai passar.

 

Vejam se se enxergam e têm mais respeito por quem constrói aquilo que vós nunca sabereis o que encerra, nem no que consiste – o Benfica e todos os seus locais de culto.

Mas descansem que não vou gastar nem uma linha a explicar-vos o que é uma Casa do Benfica.

Puxem pela vossa parca massa cinzenta, afectada por um psiquismo patológico, paranóico, a raiar o psicopata perigoso, que tal como ele, persegue as suas vítimas obstinadamente, obssessivamente, em louco desvario.

No campo Benficofutebolístico sois uns doentes e uns teóricos de pacotilha a quem os vossos familiares deveriam unir esforços para um internamento atempado num hospício especializado, de forma a saírem com a mente limpa e a verem o Benfica de uma perspectiva sadia e bem abrangente.

Qualquer dia, por este andar, estais a bater nas vossas mulheres e nos vossos filhos - se as e os tendes - ou mesmo nos vossos próprios pais.

Meditem nisto o suficiente para vos limpardes da lama onde têm chafurdado que nem tós da palermo portuguesa.

 

Mas quando alguém como vós, de Lisboa, cidade que adoro, diz descaradamente que ficou muito satisfeito por ver duas equipas da sua cidade no primeiro e segundo lugares do campeonato, só revela uma parvoíce completamente doentia. Pressupostamente, seria vermos os Benfiquistas da cidade do Porto exultarem com os êxitos do grémio da fruta, corrupção & putêdo!

Basta só este exemplo, mas muito haveria para desmontar em relação a todas essas brilhantes tiradas com que brindais, quase diariamente a blogosfera Benfiquista, sempre que agarrais com a raiva e o ódio da vossa paranóia, nas vossas canetas conspurcadas para desancardes em tudo aquilo a que se deveriam dar ao respeito.

 

Dizem-me e leio noutros espaços que apagam muitos comentários a apelidarem-vos de filhos-das-putas, mas convenhamos que é extremamente difícil encontrar um atributo tão ajustado como este em relação àquilo que vós fazeis constantemente – vilipendiar o Benfica que não é vosso, nunca foi, nem nunca o será. O Benfica é daqueles que sempre o tornaram, tornam e tornarão grande e glorioso. Dos incondicionais, dos Autênticos!

Olhem, e são milhões!

A vossa pequenez e a chicana com que vós percorreis esse vosso caminho pérfido, sórdido e tortuoso, estão muito distantes ou mesmo em oposição à crítica séria, construtiva e dura, e ficarão na história da blogosfera Benfiquista como das coisas mais sujas, mais execráveis que qualquer benfiquista poderia alguma vez ter feito ou fazer ao seu Glorioso.

Nem Vale e Azevedo, que tanto mal fez ao Benfica!

 

Arrumem a caneta e voltem para a sarjeta.

As contas estão saldadas. Para o ano há mais!

 

 


GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...