2.1.15

Dois patetas na BTV



Quando comecei a ver o Tottenham-Chelsea na BTV2 com o resultado em 1 a 1, já a parelha de comentadores da BTV se encontrava em regime de parcialidade absoluta em favor de Mourinho e do seu Chelsea.

Repetidamente e num pouco espaço de tempo, Hélder Conduto e José Calado atiravam-se à má prestação do árbitro sempre em prejuízo dos Blues. Foi chocante ver os Spurs a jogarem e a marcarem e aqueles infelizes a debitarem um refrão que me cansou de ouvir e enojou quem como eu, visualizou o desafio.

 

Nunca apreciei o estilo jornalístico de Hélder Conduto e bem me lembro de como ele fazia das tripas, coração, para agradar à corja azul e bronca, predominante no departamento desportivo da RTP, alfinetando aqui e ali o Benfica e os seus jogadores sempre que era chamado a seguir e a comentar qualquer jogo do Glorioso. Até nos jogos da selecção, era sempre contundente para os benfiquistas que por lá apareciam com destaque especial para o Fábio Coentrão que era sempre alvo de observações jocosas e críticas avulsas. Em suma, para "ficar bem na fotografia" e demonstrar isenção, pois era conotado com o Benfica, exagerou sempre na sua postura crítica em relação ao Clube, o que lhe foi garantindo um posto e o ganha pão indispensável naquela estação televisiva. Exactamente se passou a mesmíssima situação na sua qualidade de relatador da rádio. Não tenho memória curta e houve ocasiões em que foi do piorio, inclusive endeusando tudo o que cheirasse a fruta & putêdo, vindo da Palermo portuguesa.

Portanto, em relação a este melro estamos conversados, lamentando o facto de que meia dúzia de ceguinhos e oportunistas - que bem mamam na BTV - o tenham convidado para a televisão do Glorioso.

 

Quanto à outra ave de arribação só poderei acrescentar que seria um poeta se fizesse jus ao seu apelido – Calado.

 

Será que o Benfica deve alguma coisa ao Mourinho para que a parelha Conduto & Calado tivessem tido aquele desavergonhado comportamento verbal durante todo o jogo, cantando loas à capacidade do Chelsea e acolitando o seu treinador, justificando a manita com que foram brindados, com a actuação do árbitro?

A patente parcialidade com que comentaram o jogo deixa-me incomodado. O Benfica não pode nem deve ter indivíduos destes a relatar e comentar jogos em que tomam ostensivamente partido por uma das equipas. Para isso temos a TVI com a sua obsessão pelo Real Madrid. Já com o Benfica na BTV, qualquer seu comentador tem ou deveria ter a obrigação de fazê-lo. A estação é do Benfica e não deveria haver pruridos nem contemplações, pois por mais que isso aconteça, o inimigo, nomeadamente o lagartêdo jogará sempre para a mesa a estória da parcialidade, mesmo que haja seriedade absoluta na análise dos lances. Portanto, para mim, parcialidade Benfiquista, se a houver pouco me importará. Até farei questão de com isso provocar as azias respectivas na morcanzoada do Freixo e no lagartêdo do Fôsso. O meu Benfiquismo não pactua nem alinha em hipocrisias.

E se há entre as duas equipas inglesas algo que as ligue ao Benfica, é certo e sabido que para a maioria dos adeptos Benfiquistas o Chelsea dir-lhes-á muito menos que o Tottenham.

 

A arrogância de Mourinho tem sido inqualificável e as suas recentes declarações apoucando o treinador do Benfica ainda contribuem mais para que no meu caso, ao ver a sua equipa jogar, lhe aconteça sempre o pior – perder. Foi isso que aconteceu neste jogo o que me deixou muito satisfeito.

A outra vertente é que sempre que perde, é raríssima a vez que o tal “special de corrida” dê mérito ao adversário, atirando-se sistematicamente aos árbitros como os mentores das suas derrotas. Uma táctica velha e relha, que no nosso país e quando ele treinava o grémio da Palermo portuguesa e com as ajudas do Apito Dourado deu resultado a 100%, mas que em Inglaterra já há muito começou a produzir anti-corpos nos árbitros e numa significativa maioria dos agentes do futebol britânico, e onde não existe nenhum desses tenebrosos “apitos” que falsearam a maioria dos resultados futebolísticos nacionais nos últimos trinta anos.

 

Mas a parelha da BVT lá continuou “cantando e rindo” até ao fim da transmissão, lambendo os nadegueiros do Mourinho, martelando no árbitro, com a claque do Tottenham a cantar o “"When the Saints Go Marching In" à sua moda e a gritar para o relvado “We want six”.

O que eu me ri. Foi lindo!

E não esperem muito. Ponham esses dois tontos a mexer da BTV!

Qual profissionalismo do Conduto, qual quê? Profissionalismo é proteger e estar do lado de quem lhe paga.

Não brinquem comigo!

 


GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...