9.6.15

Senilidade azul e bronca com pálas anti-Benfica


O autor desta pérola fez-me lembrar o anúncio da Binaca que outrora passava na TV e que terminava com um slogan no mínimo curioso – “a sua fama já vem de longe”.

A Binaca era e não sei se ainda é comercializada actualmente -  uma pasta dentífrica indicada na higiene oral.

 

Ora bem, este ponta-de-lança da hiprocrisia e de pouco rigor, também tem uma fama que já vem de longe. Saltitou por muitos desportivos e acomodou-se nesta publicação na qual ele nunca pôs os pés no tempo em que ela era um jornal de referência. Depois, A BOLA deu guarida a muito saltitão e muito particularmente começou a ser encharcada de muito militante azul e bronco, apologistas e facciosos da Irmandade da Fruta, a norte, na Palermo portuguesa. Os seus artigos, bem como os de alguns sectários que por lá passaram e de outros que ainda por lá permanecem – Jorge Olímpio Bento era o suprassumo desse radicalismo impregnado de um ódio profundo ao Benfica – ou glorificavam os sucessos do clube da fruta ou colocavam por hábito o Benfica nas ruas da amargura, apoucando-o e achincalhando-o sempre que a ocasião surgisse. O que é facto é que este artista, bem como outros que por lá deambulam, ainda não perderam esse triste e miserável hábito.

 

E assim, num pequeno editorial, do qual retirei o excerto aqui publicado, esta “luminária” futeboleira aborda uma questão da qual se deveria ter informado primeiro para não dizer asneiras nem divagar sobre estalinismos e afins, pois ter ficado abespinhado como uma falsa virgem ofendida pela retirada de um cartaz bi-dimensional, da figura em cartão do ex-treinador do Benfica do grupo vencedor do campeonato 34 na megastore do Benfica no Estádio da Luz, raia o ridículo e a estupidez.

 

Já foi bem explicado, e ainda ontem o nosso prezado consócio Rui Gomes da Silva no programa Dia Seguinte detalhou o porquê desse procedimento. O cartaz em questão serve para tirar umas fotos com quem quiser fazê-lo. Ora, como é óbvio, haverá muitos Benfiquistas que não quererão ter a companhia do ex-treinador e só poderão pretender ter os jogadores como cenário de fundo. Portanto, e ao contrário desta “irresponsabilidade jornalística” pouco rigorosa, não houve irresponsáveis, nem procedimentos estalinistas. Tão sòmente uma acção normal para evitar contratempos e situações pouco agradáveis com sócios e adeptos que manifestem a vontade de tirar a foto sem o dito cujo. Nada nem ninguém no Benfica apaga o que que quer que seja. Tal como pediu para que o pressuposto (ir)responsável pela retirada da figura cartonada “ser posto na ordem”, espero que o director dos croquetes convidado das Galas do Benfica, tenha a coragem de pôr este artista azul e bronco de pálas anti-Benfica também na “ORDEM”!

 

E nisto de devoções estalinistas, aproveito para lembrar a este manhoso iluminado, arauto duma rica memória selectiva, que nunca o vi abespinhado pelo seu grémio de coração ter apagado (sim! aí é que o apagão foi total) da foto afixada no respectivo espaço museológico, a imagem de uma alternadeira, ex-amante do presidente e de muitos dos seus farfalhudos “carnavais”, aquando da audiência do papa João Paulo II no Vaticano a uma famigerada comitiva do grémio da fruta!

Será que este episódio também terá tido direito a alguma parte de algum dos seus anteriores editoriais sobre o seu fcp, ou houve na altura algum apagão made in santos neves?

 

…E quanto à Binaca, uma bisnaga deste dentífrico, adquirida em qualquer estabelecimento da especialidade, não lhe fará mal nenhum para lavar a sua bocarra azul e bronca que, de tempos a tempos se abre alarvemente para ferrar sem rigor jornalístico algum, as habituais alfinetadas no Benfica, “a la Estaline!”.

 

GRÃO VASCO



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...