29.10.15

A RTP, desportivamente, é uma fossa nojenta


http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/detalhe/rtp-quer-que-benfica-se-concentre-apenas-em-ganhar-983573.html

(clicar no endereço acima para ver o vídeo)

 

A ordinarice provocatória e abusadora que a RTP exibe no rodapé deste vídeo promocional ao jogo Benfica-Galatasaray, na próxima terça-feira, indicia aquilo que aqui já foi denunciado há muito tempo – a abundância nesta estação televisiva de uma corja sem escrúpulos ligada ao anti-Benfica, com acentuada prevalência de um bando de javardos oriundos de dois coios distintos. Um deles é o grémio da fruta corrupção & putêdo, a norte, e o outro é a agremiação do lagartêdo do fôsso que se constituem como autênticos exércitos de pulhas e parasitas numa “cruzada” execrável e hedionda.

 

A forma como manipulam os noticiários e programas de debates e comentários, como se referem ao Benfica, como tentam a todo e qualquer momento enxovalhá-lo – mesmo nas transmissões de jogos (então no futsal, o despautério é total) - terá que merecer de todos os Benfiquistas uma repulsa declarada e inequívoca e é de lamentar que alguns pseudobenfiquistas que por lá vagueiam não tenham a coragem de se insurgir contra essa pouca-vergonha em vez de serem tàcitamente coniventes com um chorrilho de aleivosias que define bem o carácter de muitos componentes desse bando.

 

Nem vale a pena citar nomes, pois eles estão bem identificados, e o seu histórico ao longo de uma dezena ou vintena de anos noutros órgãos de comunicação social desportivos e mesmo generalistas, são bem reveladores dos objectivos dessa quadrilha. Basta darmos uma olhadela para a composição da equipa que está encarregue de elaborar os programas da Champions League. Absolutamente intragável.

 

O Benfica deve avisar a RTP. Mas deve fazê-lo de uma forma clara e veemente. Todos sabemos e se não sabemos deveríamos saber que naquele antro há lá, há muitos anos, um grave excedente de hugos gilbertos, manuéis fernandes silvas, brunos pratas e quejandos. Desde os tempos de um tal cerqueira, hoje responsável pelos dejectos da fossa de Contumil, dos quais o “cabrões diário” é o seu expoente máximo em matéria de coliformes fecais.

Quando se tem o desplante de contratar um costinha para comentar jogos do Benfica é por demais evidente que com isso, esse bando não faz mais do que afrontar o Glorioso. É verdadeiramente lamentável que os benfiquistas ou aqueles que se dizem benfiquistas na RTP, constituam uma amálgama de cobardes, sem personalidade e sem vontade própria, olhando única e exclusivamente para os euros que ao fim do mês entram para os seus bolsos.

 

Não passa pràticamente um dia que no Jornal da Tarde, não haja notícias sobre o grémio da fruta, vulgo fcp, ou apareça alguma reportagem sobre os casilhas ou andrés-andrés deste mundo que ocupem largos minutos desse espaço noticioso. São as “fontes”, são as “nascentes”, são a puta que os há-de parir. Há-de haver sempre alguém não identificado que solta uma atoarda, um boato, uma mentira sobre o Benfica, transformados imediatamente em notícia e com o comentário respectivo.

 

Agora juntem a este bando, os tadeias, os alexandres santos, os pedros martins e os alexandres albuquerques, verdadeiros espécimes reptilianos agregados ao lagartêdo do fôsso e vejam bem o vespeiro ou o ninho de víboras que não é esta TV.

 

Sinceramente estou farto desta pouca vergonha. Ao ver as notícias e ao aparecer a rubrica desportiva, aquando do Jornal da Tarde, mudo imediatamente de canal. É insuportável tanta bastardice, tanta canalhice, tanta parcialidade, tanta porcaria. Por aqui poderemos ver a bandalheira que não são os outros programas desportivos.

 

Os Benfiquistas têm de se insurgir contra isto seja de que maneira fôr. Todas as formas começam a ganhar legitimidade com o objectivo de pôr esta gajada na linha. A mesma “legitimidade” com que esta cambada usa e abusa da nossa paciência, da nossa seriedade e do nosso Benfiquismo. O Benfica, mas particularmente os Benfiquistas, têm de combater tudo isto e muito mais com armas que não sejam só a atitude expectante, os protestos pífios, o silêncio e os processos judiciais.

Há que malhar nesta corja sem dó nem piedade. Sem complacência absolutamente nenhuma.

 

O Jornalismo, o verdadeiro e autêntico Jornalismo já morreu há muito tempo. Com ele foi-se a ética, a verdade, o respeito,  a imparcialidade, a isenção, a honra, a tão apregoada deontologia. E isto é válido não só para todos as estações televisivas como para os pasquins e estações radiofónicas. Hoje, o jormalismo e muito particularmente o jornalismo desportivo vive num chafurdo pestilento, fétido, envolvido por uma corruptela e compadrio humilhantes e degradantes. Quando vemos queirozes & bernardinos aparecerem na pantalha televisiva é a mesmíssima coisa que estarmos a ver uma TV Rural ou um documentário sobre a fauna selvagem onde são descritas a alimentação de porcos e javalis ou a transumância da boiada em Espanha e a migração dos gnus ou bois-cavalos no Serengeti. É a TV doméstica no seu lado mais selvagem e canalha, onde qualquer primata agarrado ao seu galho vai emitindo os sons guturais da sua irracionalidade e irreponsabilidade.

 


GRÃO VASCO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...