30.4.17

A fábrica de pilhas do Estoril



O que aconteceu ontem no Estádio da Luz, durante o jogo Benfica-Estoril, fez-me acreditar que na zona do Estoril terá sido construída uma fantástica fábrica de pilhas de alta qualidade num espaço de tempo recorde. A gama, pelo que me pareceu, é variada – recarregáveis, curta duração, longa duração, “especiais Luz”, “acção retardada-2ªs partes”, “para 80 minutos”, etc., etc., etc.

O que fez o Estoril na 1ª parte?
Eu digo-vos. Defendeu. E defendeu com unhas e dentes.
Fez poupança física?
Não. Todos os seus jogadores tiveram que correr, correr, correr sempre atrás da bola. O Benfica, não obstante as habituais luminárias futeboleiras terem dito que jogou lento, circulou a bola e criou oportunidades suficientes para vir tranquilo para a segunda parte do jogo.
O resultado neste espaço de tempo é muito, muito lisonjeiro para o Estoril.

O que aconteceu na segunda parte?
Eu digo-vos.
Surgiu um Estoril aditivado.
Sabem o que é que quer dizer aditivado?
Eu explico-vos. Sabem o que é o “chá do intervalo”, o “xarope milagroso” ou “elixir da superação”?
Não, não é a conversa motivadora do treinador ao intervalo, não. É muito mais.
Sabem o que é “gasolina de avião”? De muitas e muitas octanas?
Sabem o que são cenouras recheadas de euros com Carlinhos, Kléberes, Mattheus, Licás, Ailtons, Danklers, Joões Afonsos, Manos e Alanos a correrem atrás delas?
Então e o Diogo Amado?
Porra!... Esse gajo mais parecia o super-homem!
Lagarto, lagarto, lagarto…
Pois é. São todos umas máquinas infernais a jogar contra o Benfica!
Pois é. Jogaram que se fartaram contra o Benfica!
Querem melhor veículo para todas estas coisas do que o treinador do Estoril?
Ainda esta semana foi ao Porto Canal dar uma entrevista!
Olha se acontecesse semelhante coisa com um treinador afecto ao Benfica que treinasse esta equipa. A CS faria mais um caso disso e diria que seria mais um atentado de lesa-pátria ao futebol…
Mas como foi lá em cima, na Palermo portuguesa, onde macacos agridem e ameaçam árbitros, putas gravitam em altas rotações nos calores nocturnos e em casas iluminadas, e as pessoas sérias nem podem abrir o bico, "no pasa nada", não é assim?
Com que propósito é que o fez?
Qual foi o objectivo?
Já perguntaram a vós próprios o porquê destas coisas acontecerem?
A exemplo do que vos digo, repararam no pormenor de três jogadores do Estoril, na fase final do jogo, a quererem ir à bola e a caírem antes de lá chegarem? Sabem o que isso significa?
Sabem o que significa tamanha precisão nos passes e tamanha objectividade e rapidez de execução?
Não acham demasiado tudo isto ter acontecido durante quase todo o jogo, com os jogadores do Estoril?
Não acham absolutamente inexplicável que a dez minutos do final do desafio, qualquer jogador do Benfica quando de posse da bola, ainda estivesse sempre ou quase sempre rodeado de três ou mais jogadores do Estoril?
Não acham estranho o Estoril ter feito pressão alta durante toda a segunda parte, mantendo todos os seus avançados e linha média no último quarto do campo, isto é, sobre a defesa do Benfica?

E mais. Não viram o Hugo Miguel, manhoso como sempre, a empurrar à descarada o Benfica para dentro da sua grande área?
Não viram os livres que ele marcou junto à baliza do Benfica?
E a vista grossa que fez a duas ou três faltas sobre os jogadores do Benfica à entrada da área do adversário?
Duas delas, não marcadas, deram origem a contra-ataques do Estoril que terminaram com jogadas muito perigosas para o guarda-redes e defesas do Benfica!
Viram o Luisão, que por hábito é um jogador sereno e com discernimento, aflito a despachar a bola com alguma atrapalhação, pelo menos por duas vezes nos dez minutos finais?

Aconselho-vos a verem o jogo com calma, em casa, na televisão.
O que foi escrito no pós-jogo em muitos blogues afectos ao Benfica, é uma barbárie em relação à nossa equipa e ao nosso treinador.
Ninguém de nós merece tamanha ingratidão e críticas avulsas. Muito menos os jogadores. Ainda muito menos o treinador Rui Vitória.
Tirou Jonas e Mitroglou?
Pois tirou. Ou as alimárias críticas da exibição do Benfica querem ou não querem que os jogadores estejam em condições suficientes para o próximo jogo em Vila do Conde?

O Estoril, se jogasse sempre, como jogou ontem na Luz iria certamente à frente do grémio do Freixo. E longe do lagartêdo.
Será que este jogo com o Benfica seria o único decisivo? Não vos causa dúvidas que todos eles deveriam ter sido decisivos desde o princípio da época e desde que o Estoril ainda não tivesse alcançado a pontuação desejada para a manutenção?
Porquê a referência do "decisivo" do treinador do Estoril para este jogo?
Ouviram-no proferir esta palavra alguma vez que não esta, desde que treina o Estoril?

E o Chaves?
Até pareciam umas moscas chocas!
E a prestação do seu guarda-redes?
E o paleio final do seu treinador?
Que vergonha! Que palhaçada de declarações!
São os balões de oxigénio que o padre Nuno precisa nesta altura!
Mas parece-me que na Madeira não haverá disso. Pelo menos por parte dos jogadores maritimistas. Em contrapartida, o seu treinador deixa-me desconfiado, mas vamos estar atentos.

Mas convençam-se. Vai ser assim até ao fim.
No próximo fim-de-semana será igual. As Caxinas serão mais um obstáculo onde quase tudo irá valer - o Rio Ave tem como treinador outro marmanjo, um portista igual ao que tem o Estoril. Resta sabermos se também irá ao Porto Canal dar alguma entrevista. O “chá”, essa poção regeneradora, rejuvenescedora, retemperadora e milagreira, que faz os jogadores correrem sem fim e durarem noventa minutos com o mesmo ritmo e precisão de passe, tal como os "coelhos com pilhas Duracell", lá estará para o que der e vier. E o argumento "Europa" substituirá o de "decisivo", tal como um malão bem pesado e recheado de papel-moeda estará bem presente como chamaril para um grande resultado dos vila-condenses.

E a ADoP? Após o jogo, já se pôs em campo para recolher as análises ao sangue aos jogadores do Estoril? Já os viram em direcção ao Estoril com o mesmo afã que vão às instalações do Benfica à procura dos seus jogadores?
Aonde está a ADoP? Sim. Aonde está a ADoP?


Nota
Uma curiosidade:
- sabiam que a cocaína é uma droga que proporciona todo um estado de superconcentração, precisão de movimentos e capacidade de resistência enormes? E sabem que há substâncias similares que fazem o mesmo efeito?



GRÃO VASCO



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...