16.4.11

13ª - A Taça de Portugal de Voleibol é Nossa!


O Sport Lisboa e Benfica, José Jardim e os seus pupilos estão de PARABÉNS.

Mais uma Taça de Portugal ganha.

Na final, em Lordelo, os Bravos do Pelotão do Voleibol Benfiquista venceram o Sp. de Espinho por 3-0, com parciais de 25-22, 25-18 e 25-19.

PARABÉNS!

Avancemos para o play-off do campeonato.

GRÃO VASCO

15.4.11

A VOZ DE COMANDO




Esta época, o percurso europeu do Benfica não tem sido fácil. Algumas exibições brilhantes têm alternado com prestações oscilantes de resultados por vezes imprevisíveis, e outros desembocando em derrotas e amargas desilusões.
Talvez muito por culpa de um início de época incaracterístico e que se transformou numa tormenta, talvez também pela incúria de muitos adeptos que ingènuamente andaram a comemorar durante três meses a vitória no campeonato anterior, talvez por alguma descompressão e excesso de confiança de dirigentes e técnicos, talvez pelo assédio sofrido por JJ que lhe baralhou os neurónios por umas semanas bem longas e que coincidiram com o período crítico de preparação e planeamento da equipa, abrindo assim uma larga brecha por onde os apitadeiros entraram para apanhar a embalagem necessária nas quatro primeiras jornadas, com vista à construção do maior roubo da história do futebol português e que foi a “entrega” em bandeja dourada, do título, ao grémio da Fruta Corrupção & Putêdo, vulgo fcp, numa fase muito precoce da competição. Já não bastava o Apito Dourado, este ano apareceu a bandeja.

E na Europa, ao contrário das desmedidas e desbocadas ambições de Jorge Jesus, as exibições e resultados da equipa revelaram acima de tudo alguma imaturidade para as andanças na Champions League.
Como reflexo de uma turbulência interna acentuada, induzida por variados factores acima mencionados, a passagem à Europa League foi um facto inexorável, mas que mesmo assim provocou alguns sobressaltos, só aparecendo a bonança nos minutos finais da derradeira jornada com o golo abençoado vindo directamente de Lyon, com a marca Lacazette e que tanta azia provocou na cambada de bastardos azuis e broncos a norte, na Palermo portuguesa e especialmente no pencudo ruivo do Freixo, que contra a sua expressa vontade, lá terá que aguentar com a Mouraria até ao fim da época.

No entanto, e é bom que se diga também, o Benfica respondeu de uma forma excelente ao novo desafio proposto e a campanha nesta competição menor da UEFA tem-se pautado pelo sucesso e pela invencibilidade, dando uma imagem bem positiva e acalentando a esperança de podermos almejar um título europeu meio século depois da Europa se ter rendido aos nossos pés.

Para este sucesso, muito tem contribuído a prestação elevada de alguns jogadores que pela sua experiência e carisma têm sido pedras basilares de uma equipa, que a partir deste momento tem acima de tudo de demonstrar muito mais consistência e força mental.

O meu destaque principal nesta forte equipa do Benfica vai indiscutivelmente para Luisão. Tem sido ele, através de uma voz de comando firme e exemplar nas atitudes, que tem surgido à cabeça destes nossos Bravos do Pelotão, estimulando Roberto, orientando os defesas, apoiando o meio-campo e integrando o ataque sempre que possível. Eindhoven foi o exemplo paradigmático que nos momentos críticos de uma eminente “débacle” – e poderia muito bem ter acontecido uma hecatombe de proporções imprevisíveis se Roberto não tivesse feito aquela defesa extraordinária evitando o 3 a 0 e a consequente viragem da eliminatória – terá de haver alguém que reorganize as hostes, mantenha a serenidade e ajude os aflitos.
Luisão soube fazê-lo como ninguém. Como um verdadeiro líder, uma autêntica voz de comando. Decidido, sem receio de errar, marcou um golo de grande categoria, com raça e querer, fazendo renascer a Chama Imensa, reavivando-a ao ponto de o Benfica ter feito o empate e os seus jogadores terem controlado o jogo até ao fim, ganhando a eliminatória com competência e clarividência.

Mais alguns bravos responderam a esta chamamento, a esta Voz de Comando – Javí García, Coentrão, César Peixoto e Cardozo numa missão de sacrifício, pressionando sistemàticamente a primeira linha dos holandeses sem desfalecimentos e decidido na conversão do penalty, levaram o Pelotão Glorioso para as meias-finais, apagando uma forte e adversa luminescência inicial no Philips Stadion, em Eidhoven, que quase nos encandeou a todos.

Contamos contigo, Grande Capitão!


GRÃO VASCO


O parque zoológico da SIC - três camelos em Eindhoven


Algumas transmissões directas da SIC têm trazido consigo uma realidade que não posso deixar de enaltecer. Qual National Geographic, qual Odisseia, qual Discovery!
Basta a SIC para encontramos reportagens e programas extraordinários sobre a fauna e a flora selvagens deste planeta. Para quê pagar canais por cabo se temos disponibilizado um canal generalista com esta diversificação de temas?
Aliás, esta estação de TV tem-se esmerado na selecção de espécimes únicos e que constituem um parque zoológico a pedir meças ao Kruger Park. Não contente com as exibições caseiras desta população autóctone, a SIC tem proporcionado a todos os espectadores, uma exposição itinerante desta bicharada, especialmente quando o Benfica joga no estrangeiro, em diversas cidades europeias como Stuttgart, Paris e mais recentemente Eindhoven, nos Países Baixos.

Lá vai, toda satisfeita, aquela cáfila de ruminantes que a estação disponibiliza para acompanhar em directo os jogos do Glorioso.
Ontem foi um espectáculo que não esquecerei. Não só pelo que aconteceu com os verdadeiros intervenientes – o Benfica e o PSV – como também pela miserável reportagem e locução a cargo de José Augusto Marques, João Rosado e outro animal do qual nem me lembro do nome.

Incompetência deprimente, diálogos descontextualizados, idiotices permanentes com o objectivo de denegrir a prestação da equipa do Benfica e dos seus jogadores em particular, por parte desta gentinha pequenina, foi uma constante ao longo do desafio, para além de tecerem considerandos sobre outros desafios e outros jogadores que nada tinham a ver com o directo em causa.

Questiono como uma estação de TV que se quer idónea, pode colocar um microfone à frente destes indivíduos sem categoria nenhuma. Nalgumas ocasiões do jogo roçaram a impertinência com comportamento verbal inqualificável – desde apostas e outras imbecilidades, a parvoíces como o “falhanço de Roberto”, tudo valeu para esta cáfila de dromedários vomitar anti-Benfiquismo.

Li, algures que João Rosado é licenciado em Ciências da Comunicação. Como? Terá comprado o canudo ou enganaram-no?
Nuno Martins no jogo da Luz, há uma semana, não se cansou de falar nas chuteiras dos jogadores do Benfica numa final para a Taça dos Campeões Europeus com o PSV e o outro Nuno, o Luz lá despejou as habituais alarvidades anti-Benfica e ontem aquele trio impagável mais não fez do que envergonhar os profissionais sérios da comunicação social. José Augusto Marques e João Rosado são casos perdidos, não têm cura!

Até quando?

GRÃO VASCO


"Benfiquinhas" a sério



Não, não é aquilo que vós estais a pensar. Trata-se tão sòmente de um Benfiquista de 13 anos que por não querer ver o seu pai sofrer, quando o Benfica joga, faz-de-conta que não liga nenhuma aos desafios. Friso, faz-de-conta.

Ontem à noite, pois já escrevo estas linhas ao início da madrugada de sexta-feira, com todos Nós a perdermos por 2 a 0 em Eindhoven, sustendo a respiração aos 25 minutos, este meu filho mais velho cujo coração é do tamanho do mundo, vendo a transmissão do jogo em casa de familiares adeptos de outro clube e na ausência do pai, agarrou apaixonadamente no seu Manto Sagrado e à frente de todos os presentes, pediu delicadamente ao anfitrião para vesti-Lo. Vestiu-O, beijou o glorioso emblema e gritou:
- Arranca Luisão!

Sei, porque me contaram depois, que os meus dois Diamantes Vermelhos explodiram de alegria, cantando SLB, SLB, SLB, Glorioso SLB, Glorioso SLB.

Cardozo e Peixoto ainda os fizeram mais felizes!

Encontrei-me com eles após aquele mar imenso de emoções. Ambos me beijaram sentidamente. O mais velho abraçou-me, beijou-me, e irradiando felicidade a rodos, disse-me:
- Ó pai, o Roberto na fífia do Maxi foi tão grande como o Estádio da Luz, não foi?
Serenamente, agarrei em ambos com força e disparei:
- Foi sim! E o Homem continua a aguentar-se com aqueles cães dos jornalistas e comentadores, sempre que podem, a atirá-lo abaixo. É preciso ter mesmo muita força, não é? Mas o jogo hoje foi tão rápido que nem me apercebi do tempo passar…
Concordantes e pensando bem nessa resposta, o mais velho continuou:
- Pois foi, mas foi da maneira que sofreste menos! Deixa lá pai, que hoje fomos nós que sofremos por ti!

Gritámos bem alto, “viva o Benfica” e lá fomos comemorar o apuramento para as meias com um hamburguer e umas batatas fritas!



GRÃO VASCO

12.4.11

O futebol é uma coisa séria...

O futebol é uma coisa séria…




...disse o condenado.

Mas como ele já poderá ter a memória muita afectada, nós avivamos-lha!

Escuta 5 - FC Porto - Estrela da Amadora, 2-0
 24/1/2004
FC Porto-Estrela da Amadora, 2-0 (19.ª jornada)
Horas antes do início do jogo, o empresário de jogadores, António Araújo, pergunta a Pinto da Costa se pode mandar entregar fruta de dormir (prostitutas) para a equipa de arbitragem do jogo, liderada por Jacinto Paixão. O presidente do FC Porto concorda e diz que já foi mandada. Ambos combinam encontro no Estádio das Antas. António Araújo pede a Fernando Gomes, administrador do FC Porto, bilhetes para três "deusas".
Conversa entre Pinto da Costa e António Araújo
24/1/2004
PC: Estou?
AA: Estou, presidente?
PC: Sim senhor Araújo! Como está o meu amigo?
AA: Como está? Tudo bem? Ligaram para mim, a pedir-me... a pedir-me fruta para logo à noite. Posso... posso levar a fruta à vontade??
PC: Não é preciso que já está... já foi mandada!
AA: Não, não é isso! É para... é para... é para dormir!!!
PC: Mas quem pediu?
AA: O homem que vai ter consigo, de tarde
PC: Ahhhh! Mas sabe... o JP?
AA: Sim caralho! Ele ligou para mim a pedir-me... a pedir-me rebuçado, para logo à noite
PC: Ahhhh! Sim sim! Diga que sim senhor!
AA: E... mas eu já... já estou... já lhe disse a ele se ele queria... se ele queria café com leite, muito escuro ou claro e ele disse... que... eu disse-lhe a ele: "E qual é o teu número da habitação social?!... E ele disse: ! Ó pá, quando chegar quando chegar, eu digo-te, depois, direitinho!"
PC: OK OK
AA: Tá presidente? É que se não..., sempre para o mesmo é...
PC: Não não! Diga... como é que havemos... ?
AA: Não há problema eu trato de tudo! Só lhe estou... só estou a dar-lhe...
PC: OK OK OK
AA: A dar conhecimento ao presidente senão isso fica... é que eu... eu... é que estou sempre a dispor, a dispor, também não há necessidade!
PC: Não não não não não! Diga que há... uma coisa...
AA: Não, não é... é... é... é só... é só salada de fruta
PC: Está bem!
AA: Está presidente?
PC: OK
PC: Olhe, mas se o senhor puder passar no hotel, a gente falava pessoalmente
AA: Está bem
PC: Eu, agora, estou no "Dom Manoel". Vou almoçar ao "Dom Manoel"...
AA: Está
PC: ... É uma hora... lá para as quatro, se o senhor às quatro horas puder passar no hotel falávamos
AA: Olhe, eu vou-lhe... o... eu... eu só vou poder estar lá por volta das cinco! Eu vou-lhe dizer porquê!
AA: Sabe porquê presidente? Porque o João joga... hoje é um jogo... é o segundo contra o terceiro... o meu... o segundo contra o terceiro, é do nacional, eu também queria ver esse esse jogo!
PC: OK, às cinco horas!
AA: Mas não se... está tudo bem... está tudo bem só que... também de onde se tira, não se mete...
PC: Ó senhor Araújo, vamos fazer uma coisa... então eu às cinco e meia...
AA: Ó presidente, eu cinco horas... eu cinco horas, eu estou lá no hotel, está bem?
PC: Tá combinado. Tá um abraço
AA: Está, até logo
Conversa entre Pinto da Costa e António Araújo
24/1/2004
AA: Estou?
PC: Senhor Araújo! Como está o meu amigo? Olhe senhor Araújo, eu já estou nas Antas!
AA: Está bem senhor presidente
PC: Portanto o meu amigo quando chegar, por favor, sobe lá acima!
AA: Está bem senhor presidente
 PC: Antas, estádio
AA: Exacto, OK senhor presidente
PC: Está! Até já, um abraço
Conversa entre Pinto da Costa e António Araújo
24/1/2004
PC: Estou, senhor Araújo?
AA: Estou... eu já estou a chegar senhor presidente
 PC: Depois o senhor já não pode falar com ele
AA: Não não, eu já... eu já... já falei o que tinha a falar
PC: Não sei se falou tudo...!
AA: Ahhh, pronto! Está bem está bem
PC: Tá, até já
AA: Até já até já
Conversa entre Fernando Gomes e António Araújo
25/2/2004
AA: Estão aqui três deusas! Você não tem como arranjar esses três bilhetes, ó doutor?
FG: Ó Araújo! Eu só tenho hipótese de arranjar três bilhetes...
AA: Pagando, eu pago!!
FG: Ó pá... que é das tribunas de sócios, são 25 contos cada uma...
AA: Hiiii...!!!!
FG: Ó pá mas depois fazemos... é... é daquele assunto que falámos, não é?
AA: É, é...
FG: Ó pá depois quando meter a factura, a factura da, da, da... das outras despesas de, de... de restaurante, mete isso
AA: Está bem doutor.
FG: Percebe? É melhor assim
AA: Mas sabe porquê? Porque...
FG: Mas é melhor assim.
AA: Ãh??
FG: Mas faça assim: vá ao 14º andar...
AA: Hum...
FG: Ao 14º andar... fala com a Manuela Cunha
AA: Manuela Cunha... ???
FG: Manuela Cunha e eu dou-lhe a indicação que o... que o Araújo vai lá buscar isso às três horas ou às duas e meia
AA: OK, está bem.

GRÃO VASCO


Circo na 'Pocilga'


Como não podia deixar de ser, na época da Páscoa, os circos começam as suas digressões pela província e a Pocilga lá esteve na primeira linha, inaugurando a tournée deste mês do circo corrupto.

A “società” Antero & Cerqueira, em representação do grémio da fruta & dos chocolatinhos, ávida de protagonismo, ensaiou mais uma vez, um espectáculo degradante, tentando com baldes e esponjas branquear uma nódoa de trinta anos.
Na pista da Pocilga, estas duas figurinhas mostraram a sua predilecção pelo ridículo, constituindo uma triste parelha de farsantes, candidatos ao prémio de melhor truque da semana, bem ao nível dos seus “compagnons de route”, os ratoneiros do Freixo, mais conhecidos pelos superdragões.

A nódoa, a trapaça, lá continua, tão intrincada naquele tipo de mentalidades que por mais cartas que tenham na manga continua a notar-se cada vez melhor à vista desarmada.
Mas estes malabaristas já não enganam ninguém.

Sem saberem bem o que fazer perante escândalos sucessivos protagonizados pelos apitadeiros ao longo de jornadas a fio, beneficiando à fartazana o seu grémio, encarnaram o papel bacoco e falso de virgens ofendidas vindo a terreiro autovitimizar-se, atirando-se ao apitadeiro do jogo Benfica-grémio corrupto como gato a bofe, dizendo-se claramente prejudicados.
Gargalhada geral na plateia.

Para completar este bacoco e indigno espectáculo, só faltou o Cardinal(i) no papel de partenaire, de esfregona em punho a cantar os filhos do ladrão

Qual a credibilidade desta gentalha?

Sabemos que pròximamente, haverá novamente um jogo na Luz com os mesmos protagonistas e não haverá melhor forma de condicionar o apitadeiro e restante equipa a nomear, do que esta – fazendo mais um número de circo, gritando falsamente aqui d’el rei que estamos a ser roubados.
Estas manobras de diversão são formas de pressão bem conhecidas, estratégias velhas e relhas, mas que com uns pós de chantagem à mistura poderão muito bem resultar numa arbitragem escandalosa na Luz, na segunda-mão, que ainda lhes dê esperanças de virarem uma eliminatória que perderam sem apelo nem agravo na espelunca do Freixo e com Paulo Batista, esse sim, a inclinar o campo para derrotar o Benfica. Não o conseguiram, e na habitual esperteza saloia que caracteriza aquele bando de morcões azuis e broncos, adiaram assim o triste espectáculo de circo para esta semana, personificado nestas duas execráveis figurinhas.

Deixo-vos aqui, duas estórias que marcaram o Antero para o resto da sua vida como director do clube corrupto - uma peça primorosa na organização, bem ao nível da Palermo que  conhecemos.


AS ESCUTAS TELEFÓNICAS DE PINTO DA COSTA
(TRANSCRIÇÕES)

Escuta 7 - Antero Henrique insulta Vítor Pereira
23/3/2004
Antero Henrique com Pinto da Costa acerca dos lugares na tribuna presidencial num jogo da Liga dos Campeões. O director do FC Porto insulta Vítor Pereira e Pinto da Costa concorda
Conversa entre Pinto da Costa e Antero Henrique

23/3/2004
PC: Estou
AH: Estou. presidente. Bom dia.
PC: Bom dia.
AH: Desculpe lá estar a incomodar logo de manhã presidente! Olhe, é o seguinte... desculpe lá, o presidente vai usar os seus lugares na tribuna, presidente?
PC: Vou.
AH: Todos?
PC: Sim, porquê? Quem é?
AH: Não pá, precisava para o Vítor Pereira e para o Antonino, que não temos onde os sentar.
PC: O Vítor Pereira se ficar de cócoras também não fica mal, carago.
AH: pois não. Até nem devia vir, o filha da puta, mas pronto... mas agora prometeu... agora é que ele devia sentir o que me fez.
PC: A Daniela diz que havia, como é que foi?
AH: Não, mas não há, não. Não há lugar. Está tudo... está tudo cheio.
PC: Mas mandou aqueles dois para o... juiz?
AH: Sim, isso está... tratado. Isso está tratado... foi logo a prioridade.
PC: Pró Lourenço.
AH: Pró Lourenço. Foi a prioridade.
PC: Pois
AH: Agora em relação a estes dois é que é...pronto... é chato, depois de prometer.
PC: É, tem que se arranjar esses dois!
AH: Ver se alguém... não faço a mínima ideia como é que vou resolver isso! Está, presidente...
PC: Está bem.
AH: Pronto, um abraço. Até já


Escuta 4 - Caso do castigo a Deco
27/10/2003 Boavista 0-1 FC Porto
Após o jogo, Pinto da Costa combina com o jornalista Tavares Teles uma notícia falsa sobre a possibilidade de Deco recusar jogar pela Selecção no Euro'2004 se fosse castigado no caso da bota atirada contra o árbitro Paulo Paraty. Pinto da Costa combina tudo com Deco. Antero Henrique dá os parabéns a Pinto da Costa pela genial chantagem.

PC: Estou?
TT: Sim, Jorge Nuno?
PC: Então?
TT: Então? Olha pá, eu... eu já escrevi aquela história... do...do Deco...opá, aquilo... o Manuel Tavares estava... a querer pôr aquilo... em grande destaque pá!
PC: Tem mais impacto aí do que...
TT: Pronto! Ouve lá, e...e...e... entretanto, o FC Porto vai jogar...e...e os gajos vão perguntar ao Deco! O Deco o que é que vai dizer?
PC: O Deco vai dizer que está a pensar!
TT: Que está a pensar, não é?
PC: É.
TT: Está... o gajo não é maluco o suficiente para dizer que não... que não é nada, que é tudo mentira?
PC: Não. Eu falo com o Antero e ele avisa.
TT: Fala... fala com ele a dizer que lhe vão perguntar.
PC: Ok.
TT: Está bom?
PC: Está bem.
TT: Pronto... um abração ... tem aqui muitas coisas giras! Lê isto, amanhã, que tem aqui coisas muito giras.
DECO E PC
Deco: Fala.
PC: Tou, Deco?
Deco: Sim.
PC: Estou, é o presidente. Tás bom Deco?
Deco: Ó presidente, então, tudo bem?
PC: Olha, estou-te a falar pelo seguinte... amanhã, como sabes, nós metemos o recurso do teu castigo, não é?
Deco: Sim, sim.
PC: Amanhã, vai sair naquele coiso do Pato...
PC: ... uma coisa a dizer... do género de: pode estourar uma bomba... ofendido com o que foi dito... aquele termo de indigno e o castigo...
PC: Então pode estourar uma bomba, que é possível que o Deco, desgostoso com a perseguição, dentro daquilo que tu disseste hoje
Deco: Sim, sim.
PC: Ofendido com a perseguição que lhe está a ser feita, se calhar, vai pedir dispensa de jogar na Selecção ou no Europeu... uma coisa assim, estás a perceber?
Deco: Hum, hum.
PC: Que é como forma de pressão para...
Deco: Hum, hum.
PC: Para o Conselho! Portanto, se amanhã alguém te perguntar se isso é verdade, se não é, ou que é que pensas, tu dizes: desculpe, sobre isto eu não falo nem uma palavra! Na altura própria, eu... eu direi o que tiver a dizer.
Deco: Claro, está bem.
PC: Compreendes?
Deco: Só que é assim... hoje... hoje, eu dei uma entrevista para a Bola... porque eu... tinha marcado já com o gajo e o Antero tinha falado comigo, por acaso... e então, se for o caso... fala com o Antero para poder então a entrevista não sair.
PC: Mas o que é que dizias na entrevista?
Deco: Não... disse o básico, o normal como... aquilo que eu já disse mas agora não se isso prejudica de alguma forma...
PC: Não, não prejudica, não! É só se te perguntarem... se te perguntarem alguma coisa: Isso é verdade não é? E o que é que há? Dizes " desculpe, sobre isso eu não digo nada, falarei na altura devida".
Deco: Tá bem, tá bem.
PC: Compreendes?
Deco: Tá bem.
PC: Falarei na altura devida... que é para eles ficarem a dizer assim: Epá, isto é uma bronca dos diabos, deixa lá reduzir isto.
Deco: Claro, claro.
PC: Agora nem dizes nem que sim nem que não nem que estás... nada! "Na altura própria, eu falarei"...
Deco: Está bem, está bem.
PC: Deco, um abraço. Até amanhã.
Deco: Está. Um abraço

PC E ANTERO

PC: Sim?
Antero: Presidente, bom dia.
PC: Então?
Antero: Esta do Pato, do Deco... vou-lhe dizer uma coisa pá! Eu já sabia que o presidente era um génio, mas esta... foda-se!
PC: Como é que vem?
Antero: Vem espectacular pá!
PC: Como é que está?
Antero: Acho que é uma chantagem fantástica!
PC: Como é que está?
Antero: Por aquilo que o Pato sabe, pode rebentar, muito em breve, uma bomba dos diabos! Deco ofendido com os termos que a comissão disciplinar da Liga utilizou para qualificar o seu comportamento no já famoso caso da bota, entre outras coisas comportamento indigno e intimidatório consabidamente descabelado e indisciplinado com redobrado intento de desonrar, desprestigiar e fazer ver ao árbitro do que era capaz, parece estar na disposição de pedir escusa da Seleção Nacional, pelo menos enquanto a dita comissão disciplinar não se retratar daquilo que ele considera ser um atentado ao seu nome, pelo que Scolari pode ter de reduzir o número de jogadores que fazem parte da sua primeira Selecção de 28 para 27.
PC: Ahahahahahahah
Antero: Espectáculo pá !!
PC: E o que é que traz mais?
Antero: Espectacular presidente! Espectacular pá.
Antero: Está presidente. Olhe, um abraço, até logo.
PC: Ok.
Data: Quinta-Feira, 21 Janeiro de 2010 - 4:36


GRÃO VASCO
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...