31.5.11

A MINHA HOMENAGEM

Um momento para toda a vida!
 
Costa Pereira, Coluna, Neto, Germano, José Augusto, Ângelo, Mário João, Santana, Cruz, Cavém, José Águas

Quarta-feira, 31 de Maio de 1961, Wankdorf Stadium, Berna, Suíça.

Recordo-me, como se fosse hoje, ainda muito pequeno, garoto de seis anos e meio, de um fim de tarde solarengo, fantástico e inesquecível!
Pela mão de meu Pai, atravessei o frondoso Rossio da minha bela cidade em passo acelerado. Dirigíamo-nos a um célebre e mítico café dos anos sessenta – o Café-Restaurante Rossio – para ver pela televisão, a primeira final do Benfica na Taça dos Clubes Campeões Europeus contra o Barcelona.
Nessa altura os grandes colossos do futebol na Europa eram o Barcelona e o Real Madrid!

Havia muito poucos televisores. Nesses tempos difíceis era um luxo.
O salão estava repleto de pessoas com os olhos postos num ecrã de um pequeno televisor, vibrando com um jogo extraordinário, transmitido a preto e branco, com algumas interrupções pelo meio e sempre com as interferências próprias de um directo de Berna, na Suíça, lá longe, numa altura em que a tecnologia da televisão estava a dar os primeiros passos.

Mesmo com aquela tenra idade, de que tenho tantas saudades, eu já sabia bem que estavam em campo os “papoilas saltitantes”, e mesmo a preto e branco, distingui inequìvocamente o vermelho das suas camisolas. O vermelho das camisolas dos jogadores do Benfica, do meu querido Clube!

Lembro-me de um amontoado de cabeças exultar com os nossos golos, 3 a 2 à super equipa do Barcelona e no fim uma completa loucura!
Não foi por acaso e nada me fez confusão!
Cantei vitória, levaram-me ao colo, gritando Benfica! Benfica! Benfica!
Vi bandeiras de Portugal e do Benfica no ar, um desfile extraordinário na Rua Formosa, pessoas cantando.
Uma alegria imensa, uma multidão imensa, uma Chama Imensa!!!
Fiquei tão contente, tão contente, que sendo do Benfica, fiquei mais Benfica, com orgulho e com vaidade!
Não foi por acaso!


Mesmo no tempo em que o Benfica foi durante alguns anos “o primeiro colosso europeu”, mesmo aí, experimentei a amargura da derrota. Com serenidade, com reflexão. Mas foi aí, também, que aprendi a ser e a gostar mais do Benfica. Com mais orgulho! Isso envaideceu-me, no bom sentido da palavra, claro!
Nada foi por acaso!


Nessa altura, a vaidade, era a vaidade de Ser do Benfica!
Não era a vaidade de hoje, a vaidade de criticar e achincalhar o Benfica e em sê-lo por conveniência!
Quais vaidades pessoais, quais críticas avulsas a presidentes e direcções, quais análises transcendentais a treinadores, quais vaias aos jogadores!
Não!
Eram sim, a garra, o empenho, a determinação, o espírito de sacrifício, a vontade indómita de vencer, exemplarmente gravados na edificação daquela obra belíssima e extraordinária que foi o primeiro Estádio da Luz, continuada na Conquista da Europa com as duas finais da Taça dos Campeões em Berna e logo a seguir em Amesterdão!
A força, o querer de toda a gente anónima do Benfica, que demonstrou a verdadeira dimensão do Homem!

E será que é atirando sistemàticamente pedras a quem labora para que o futuro seja melhor, para restaurar um palmarés inigualável, continuá-lo, e repor o Benfica no topo, que todos nós conseguiremos almejar as metas que desejamos?
Será que é com jornalistas e comentadores da estirpe que temos, que se dizem adeptos do clube e outros que ainda ganham à conta do Benfica, que zurzem constantemente no Clube, que ganharemos vantagem?
Será que é com individualidades que se dizem adeptas do Clube, e que têm a desfaçatez de o achincalhar, só para agradar aos seus amos e senhores?
Também é verdade que o Benfica tem uma dimensão tão grande, tão grande, que consegue albergar adeptos menores, confusos e mesquinhos como muitos dos que pululam hoje por todo o lado.
Mas a massa verdadeira, a massa anónima, está viva, presente!


E naquele final de tarde, quando meu Pai chegou a casa um pouco mais cedo e me disse:
- Veste-te e calça-te. Vens comigo!
Eu sabia que era algo muito importante.
E já a meio do caminho, com ambos concentrados e silenciosos, eu, tranquila e confiadamente perguntei:
- Meu Pai, para onde vamos?
- Já vais ver – respondeu-me ele muito compenetrado, olhando o horizonte, perguntando-me logo a seguir:
- De que clube queres ser, meu filho?
- Meu Pai, o meu Pai sabe muito bem. EU SOU DO BENFICA, aqui do lado do MEU CORAÇÃO! – disse eu, pousando suavemente a minha pequena mão direita sobre o lado esquerdo do meu peito.
Ao que o meu Pai, também serenamente, mas muito sério me respondeu:
- Meu filho, vais ver aquilo que nunca viste e que ficará para sempre gravado na tua memória. O Benfica vai ser Campeão Europeu, vais ver na televisão. E o Ângelo, o Coluna, o Águas e o Cavém vão encher-nos de orgulho!

SOU E SEREI INCONDICIONAL E ETERNAMENTE DO BENFICA!!!

Da esq. para a dir.
em cima: Mário João, Ângelo, Cruz, Neto, Germano e Costa Pereira
em  1º plano: José Augusto, Santana, José Águas, Coluna e Cavém

Obs.
Excerto revisto de um “post”, com o título “De que clube queres ser? Eu, sou do Benfica!”, publicado por mim, no blogue “O Antitripa” em 2ª feira, 29 de Setembro de 2008

GRÃO VASCO

50 ANOS

 
Quarta-feira, 31 de Maio de 1961
Wankdorf Stadium, Berna, Suíça


José Águas, avançado-centro e capitão de equipa, ergue a
1ª Taça dos Clubes Campeões Europeus do
Sport Lisboa e Benfica

GRÃO VASCO

30.5.11

CURTO E GROSSO




O Presidente Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, teve hoje uma prestação elevadíssima, a rondar os vinte valores, perante uma acintosa, agressiva e reconhecida adepta do clube condenado por corrupção,.

Se a sua seriedade e honestidade ao ser posta em causa por execráveis difamadores e caluniadores, onde incluo uma corja abominável de estúpidos adeptos do Glorioso que pulula na Gloriosasfera, saiu reforçada através de provas e respostas claras e inequívocas, Luís Filipe Vieira mostrou ainda, uma destreza verbal e uma capacidade de resposta e argumentação – defendendo-se bem e contra-atacando melhor – que me surpreendeu!
No curto espaço de tempo que durou a entrevista, o presidente do Benfica não deu abébias e como dono da bola encheu o campo com uma exibição cristalina, leia-se da verdade, jogou e marcou golos certeiros. Atirou no centro de vários alvos e deixou questões pertinentes no ar, como o facto de o país, a norte, estar impune e haver bandalheiras e promiscuidades com a conivência de quem deve ter responsabilidades de isenção e ética na justiça.

Ainda bem para o Benfica e para os Benfiquistas autênticos!

Se Luís Filipe Vieira for tão competente desportivamente como o foi esta noite perante as câmaras da TVI e perante uma acérrima Judite azul e bronca, que nem o queria deixar respirar, teremos Benfica com futebol a sério, e ganhador para a época que se avizinha.

GRÃO VASCO

29.5.11

Próxima 5ª feira, no antro corrupto da Pocilga


O Benfica forçou a derradeira negra!

... E depois ainda vem aquele "Mocho" López piar que jogaram contra duas equipas!

Só espero que na 5ª feira os morcões da secreta azul e bronca não levem o trio de arbitragem às "mariscadas" a Matosinhos!

GRÃO VASCO

Andebol - Taça de Portugal 2011 já mora na Luz


O Benfica ganhou esta tarde em Tavira a Taça de Portugal 2011, vencendo na final o Madeira SAD, depois de ontem, com uma alma do tamanho do mundo ter arrumado a agremiação corrupta do Freixo, vulgo fcp.

O Benfica venceu com mérito e classe. No início da 2ª parte deu-se a viragem significativa e definitiva no resultado. Após estar em desvantagem durante toda a primeira parte, excepto no 1-0, o Benfica partiu para uma exibição categórica terminando a partida com uma vantagem de 4 golos. Mas o jogo foi equilibrado e emotivo, e os madeirenses foram dignos vencidos.

No entanto, a dupla de arbitragem nunca utilizou critérios iguais – prejudicou sempre o Benfica. E entre os cinco e os quatro minutos finais do jogo, os apitos dos árbitros raiaram o escândalo.
Já antes, e tendenciosamente, prolongaram por duas vezes o tempo de jogo passivo do Madeira SAD, esperando sempre pelo golo destes que nunca chegava. Durante mais de um minuto os árbitros fizeram sempre um compasso de espera para que isso fosse conseguido. Foi vergonhoso.
Em quatro faltas semelhantes, duas para o Madeira SAD e duas para o Benfica, tiveram decisões diferentes e parciais que foram um autêntico roubo ao Benfica que estando com uma vantagem de três golos, viu os seus dois jogadores que cometeram as respectivas faltas serem expulsos, com um deles, Rui Silva a ver o vermelho – definitivo e cinco minutos com menos um – tendo o Benfica que jogar até ao fim sempre com menos um jogador. Assim, chegou a jogar com menos dois, e a quatro minutos do fim, o Benfica jogava com quatro jogadores de campo, para além do guarda-redes. Mas a equipa não se desorientou e com muita astúcia, foi marcando mais golos para desespero dos adversários e especialmente de um dos apitadeiros.

Nesses quatro minutos, em que temi que tudo fosse por água abaixo, não obstante a superioridade demonstrada pelo Benfica, os seus jogadores foram fabulosos e conseguiram merecidamente o troféu.
Os árbitros, lamentàvelmente, não só protegem os corruptos de Contumil, como também tentam de todas as maneiras evitar que o Benfica ganhe.
O Benfica ganhou, mas teve de ser muito, mas mesmo muito superior!

O jogo neste capítulo foi um exemplo real de como se deve fazer para o Benfica não ganhar. Desta vez, a escandaleira do apito foi vencida, mas notem, é mesmo díficil e tem acontecido muitas vezes o contrário, com a roubalheira a compensar. Em todas as modalidades!

Parabéns jogadores do Benfica e em especial ao prof. José António Silva que tem sido alvo de críticas muito injustas e vergonhosas, mesmo nos blogues benfiquistas do bota-abaixo.

Hoje, felizmente, cá em casa há e continua a haver festa. Orgulhosos estão dois Benfiquinhas de alma e coração que tiveram a honra de no início desta época privar para a posteridade com todos estes Bravos do Pelotão que mais uma vez dignificaram o Manto Sagrado!

Viva o Benfica!!!

GRÃO VASCO

28.5.11

O BOMBARDEAMENTO




A realidade é incontornável e não há que escamoteá-la.
Hoje, o Benfica é uma grande nau que para além de navegar em mares traiçoeiros e adversos, tremendamente encapelados, é um alvo constante de múltiplos ataques de pirataria, abrindo rombos que atrasam e na maioria das vezes evitam de todas as maneiras, que siga rotas vitoriosas por águas tranquilas.

Os ataques ao Benfica estão institucionalizados e há factos inegáveis que começam a tomar a forma de perseguição doentia e impiedosa.
A estratégia é concertada, bem elaborada.
Se não, vejamos.
Acaba a época, e a norte, toda a conflitualidade se esfuma por entre os dedos, não se ouvindo falar mais de ataques às Casa do Benfica, nem intimidações de cariz pessoal aos Benfiquistas, mas em contrapartida, a ofensa e os insultos continuam, mesmo nas comemorações de outros, como é o caso nas cidades do Porto e de Braga. Os cânticos ordinários e a que ninguém responsável desses clubes põe cobro, demonstra bem que a arruaça e a instigação ao ódio proporcionam óptimos dividendos a essa corja. Bonança aparente a norte, bombardeamento a sul, com a imprensa desportiva, a fustigar o Benfica, massacrando-o com notícias falsas, especulativas, insinuando tudo o que de mais negativo esteja relacionado com clube, seus dirigentes, jogadores, treinadores, etc., etc., etc. Articulado com este despautério total, surgem as jogadas de bastidores, entrando na liça as investigações policiais e a justiça.

Fácil.
Surge uma notícia sobre o “fugitivo” de Compostela – notícia previamente anunciada pelo próprio no dia anterior em entrevista a um canal televisivo - em relação a promiscuidades e ilicitudes, algures na rua da Cedofeita, no Porto, e atira-se imediatamente com um chorrilho delas sobre investigações de potenciais ilícitos no Benfica. A proporção é de uma dúzia de notícias especulativas e inverdadeiras sobre o Glorioso e suas Gentes, para uma sobre o “peidorreiro real da Pocilga de Palermo”  - omitindo conscientemente o nome do clube da fruta - e para nenhuma sobre o desgraçado ceportèn.
E o mais grave é que as notícias e os títulos não têm tratamento igual. Por exemplo, se jogador “x” foi para algum rival é porque este o “roubou” e o Benfica não se soube impor ou não teve capacidade negocial, ou ainda porque o rival é muito mais esperto e teve artes de “desviar” o dito cujo, constituindo isso uma derrota inapelável para o Benfica. É a sensação, ou melhor, a percepção que fica deste tipo de abordagens. Mais, as notícias sobre o Benfica trazem sempre consigo um tom jocoso, apoucando, amesquinhando, ridicularizando, rebaixando tudo o que soe a vermelho, sejam as pessoas ou a própria instituição.
Quanto à transacção de jogadores a dança é contínua. É um vai-vém que já aborrece. E só estou a referir-me ao que vem nas capas dos jornais!
Acreditem que já não consigo abrir nenhum jornal que se diz desportivo, nem mesmo alguns generalistas.
Cansa!
Nas publicações “on line” mais do mesmo.
Ainda ontem, a especulação feita por um canalha sobre a operação de transferência de Roberto foi execrável. Usa-se uma abordagem fugidia - do tipo – “como o jornal apurou”, “segundo fontes próximas do empresário tal”, “ao que parece”, “tal como no caso “Y”, a situação é semelhante”, etc., etc., etc. – sem provas, insinuando, especulando.
Sinto-me revoltado, e a verdade é que o simples adepto, como eu e tantos outros, ao ser confrontado com este tipo de jornalismo, espera sempre que o Benfica consiga através dos meios de que dispõe, vencer estas adversidades, desmontar armadilhas sucessivas, atravessar incólume este incrível campo de minas, derrubando esta gajada, que tanto lhe faz ser jornalista ou filho-da-puta. No pântano onde chafurdam há muito tempo, para esta cambada tanto lhe faz viver nele como com as mãos sujas arrastar outros para a lama.

O Benfica tem de definir internamente o que quer fazer perante este execrável bombardeamento da comunicação social desportiva completamente manietada e manipulada pela irmandade da Fruta e seus acólitos submissos de alvalade.
O facto é que o Benfica não tem poder nos media. Não tenhamos ilusões e deixemos de ir em cantigas. Só olhando para os tais desportivos a situação é deprimente.
No caso das TV’s, a criação da Benfica TV não veio resolver este problema. Pelo contrário agravou-o. O ataque foi quase imediato e a resposta não se fez esperar com um reforço impressionante nos canais generalistas e não só. A RTP1 é o caso mais evidente. Depois, seguem-se a SIC, a TVI, a TVI24, a RTPN, a SPORT TV e o Porto Canal. A RTP foi fruto de um trabalho a longo prazo, feito por uma camarilha andrade, em tempos idos, que se conseguiu infiltrar e enraizar-se de tal maneira na capital que nem daqui a trinta anos isso se poderá inverter. É só vermos as caras que aparecem nos serviços noticiosos e nos “talk shows” de maior audiência. Após ter feito o trabalhinho bem feito, um dos principais mentores abalou, e hoje é o director de comunicação do clube condenado por corrupção. Estas situações fazem-me lembrar o que acontecia na delegação do norte da empresa onde trabalhei durante um quarto de século, em que para as zonas e para as respectivas equipas só eram admitidos colaboradores afectos ao clube da fruta e dos chocolates. Chegou a ser escandaloso. Uma vergonha. E o que se passou da RTP só não viu e não vê quem não quer. A SIC lá se vai vestindo de verde e branco, encostando-se, quando lhe convém, à murcanzoada azul e bronca. Quanto às restantes, nem vou falar.

O poder da comunicação social é enorme e o Benfica tem descurado esta matéria. Um dos percursos prioritários a efectuar pelo Benfica é por aqui.
Senão será mais do mesmo!

Para finalizar e para termos uma ideia do que se passa ao nível da imprensa desportiva escrita, só as “fontes” que o record invoca para sustentar uma notícia, dariam para inundar o Sahara e o Calaári.
Somos realmente muito grandes, mas temos tido cada vez menos força onde ela é absolutamente necessária!


GRÃO VASCO
 

25.5.11

Salva(i)-o!

 
O boato já corre há meses.

Se questionarmos qual o jogador da época passada, descomprometido com o Benfica e que poderá ser alvo do clube corrupto, a norte, sem dúvida que Salvio preenche esse perfil na perfeição, pois a novela Maxi foi bem montada por Casals proporcionando-lhe um bolso atulhado de dólares ou euros independentemente da futura situação financeira do jogador.

Notícias não têm faltado, ora transcrevendo pressupostas declarações do argentino, ora anunciando de imediato desmentidos seus.

Estas situações pouco importam e garantidamente, só servirão os pasquins interessados em vender mais exemplares/dia através dos sencionalismos do costume.

Verdadeiramente importante é o que a direcção do Benfica, através do seu presidente, pretendem fazer em relação a este "dossier". LFV sabe há muito qual o valor da cláusula de rescisão e quanto Salvio aufere mensalmente.

Os últimos acontecimentos não são boas notícias para o Benfica. Com Kun Aguero de saída do At. Madrid, Cerezo, presidente do clube, já tem o seu substituto na mira - Falcão.

Para a corja da fruta e do putêdo, a oficialização do interesse por Falcão pelos madrilenos, proporcionará, como é norma, um negócio da China. Com Salvio envolvido numa possível e mais que provável transferência, mais milhão, menos milhão, será simples resolver o vencimento que Salvio aufere em Madrid, e que é actualmente incompatível com o tecto salarial dos clubes portugueses, inclusivé o grémio corrupto.
Admitindo que venha a ser equacionado um vencimento mensal de 100 a 125 mil euros/mês (vinte a vinte e cinco mil contos/mês), poderá ficar o restante - seja ele qual for - a cargo do clube madrileno e assim estará pura e simplesmente resolvida a questão do tecto salarial e... adeus Salvio!

Simples!

A grandeza do Benfica tem sido apregoada aos quatro ventos, mas quando se trata de dinheiros, há sempre alguém que cobre as "paradas" benfiquistas, desviando jogadores em que o Glorioso primeiramente manifestou interesse.
Pois antes de ganhar em campo, o Benfica terá imperiosamente de vencer a corja corrupta nos bastidores. É por aqui que teremos de começar. Custe o que custar!

Se assim não for, será só virar o "disco" e tocar a mesma música desta triste época.

GRÃO VASCO

24.5.11

A TV na reabilitação de condenados

Pintos na gaiola? ...Só na banda desenhada!

Quando ontem efectuava o meu derradeiro "zapping" televisivo, nem queria acreditar!

A TV estatal da república das bananas apresentava um novo e surpreendente "talk show" - um directo inédito, emitido a partir de um covil de impunes, tendo como convidado especial o próprio cabecilha da "organização".

Sendo ou não uma nova orientação estratégica do referido canal, o certo é que terá sido a primeira vez em que uma TV estatal, em horário nobre, terá dado uma relevância tão extraordinária à sua função de cariz social dedicando longos minutos à tentativa ridícula de reabilitação de um doente incurável, condenado incorrigível.

O cenário não poderia ser mais apelativo. Tendo como pano de fundo um anfiteatro de coloração corrupta e em plano de destaque umas "peças publicitárias" arrematadas em marisqueiras, prostíbulos, frutarias e certas "casas iluminadas" , usadas habitualmente como urinóis portáteis por "bobbys" e "tarecos", o programa nomeou uma fada-madrinha avantajada, provincianista bacoca, oriunda da Trypalândia e há alguns anos em "missão" de combate na capital, que ontem, por conveniência, regressando às suas origens, contribuiu e de que maneira para que a farsa fosse completa.

Confirmei no canto superior esquerdo da pantalha. Tratava-se efectivamente do primeiro canal estatal da república das bananas e de mais uma tentativa de reabilitação de um corrupto compulsivo e prevaricador, incendiário nato, mas "esmerado" dirigente, amante "cumpridor" e bom pai, segundo a Confraria da Fruta.

Vergonhoso, indecente e infame, bem à imagem de uma terra "sem rei nem roque", onde juízes??? à descarada pedem "borlas" para ver jogos de futebol, onde uma distinta em elevado grau de alcoolémia comete uma contra-ordenação gravíssima e é libertada, e onde indianos e paquistaneses empacotados em camionetas e camionetas correm o país, usados como bobos para animar comícios.

Assim vai a república das bananas, a sua TV estatal e a corja corrupta que a controla!


GRÃO VASCO
 

23.5.11

Caça???


Pior que um tablóide.

Com a linguagem própria de quem não teve educação e não andou na escola, e para quem os princípios éticos e deontológicos e os valores do jornalismo são uma grande treta - a notícia não é o resultado de um jogo, que segue em letras minúsculas, mas sim o Benfica, ao contrário do que o inenarrável chefe careca da trupe "recordista" arenga no seu triste blogue - o pasquim esverdeado azul e bronco lá vem outra vez com os títulos que lhe proporcionam os records negativos de vendas em banca.
Umas vezes dia sim, dia não, outras dia sim, dia sim.
Como a quebra é de 6.662 exemplares/dia em Janeiro e Fevereiro deste ano versus o ano passado, como já referi por diversas vezes, vamos contribuir para que ràpidamente, esses valores se situem nos menos 20.000 exemplares/dia.

É ler (as acções dos inimigos, dos abusadores, daqueles que nos desrespeitam, devem ser sempre do nosso conhecimento) e NÃO comprar. Simples e eficaz.

Esta pandilha de anti-benfiquistas continua na sua saga suja.

Caça???

Quantos jornalistas é que o dragão “caçou” nestes últimos vinte e cinco anos?

Quantas vezes este mísero pasquim denunciou essa “caça”?

É que antes da Águia, ou melhor dizendo, do Benfica, houve uma série de sérios companheiros de trabalho desta corja que hoje se instalou no “record”, que foi alvo de graves atentados à vida, ameaças às suas famílias, sovas à entrada de suas casas, enxovalhos e ofensas de toda espécie, por parte de indivíduos bem conhecidos, identificados e ligados a esta agremiação caçadora, também conhecida por grémio da fruta e dos chocolatinhos, vulgo fcp.

Porque é que esta corja de parasitas nunca fala dessas "caçadas" do dragão que a transformou numa bicharada amestrada, completamente dominada pela Irmandade da Fruta?

O “record” está infecto. Fede de pôdre. Está mesmo, mesmo a pedi-las!

Será que estarão a pedir uma abertura diferente de uma nova época de caça?
É urgente uma limpeza à porcaria. Para quando?


GRÃO VASCO

21.5.11

Pintado de azul à custa do vermelho



Esta mísera folha não pára na sua cruzada contra o Benfica.

O record em Janeiro e Fevereiro deste ano vendeu em banca, menos 6.662 exemplares/dia do que nos mesmos dois meses do ano passado (2010).

O novo record negativo a estabelecer é de menos 10.000 exemplares por dia.

Será que vão consegui-lo?

Diàriamente, dou-lhes sempre o meu contributo - leio (nunca devemos descurar as acções do inimigo), mas não compro.

Esta é mais uma capa rebuscada, baseando-se nas declarações ressessas de Aimar, na sexta-feira, em entrevista à Cadena 3 do seu país.

Vejam bem o que esta corja anti-Benfica vai buscar!
Parasitas, acima de tudo parasitas…umas autênticas lombrigas verdes e azuis e broncas!


GRÃO VASCO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...