27.1.12

Mário Coluna, "O Monstro Sagrado"



Se Eusébio da Silva Ferreira é na Mitologia Gloriosa o que Zeus no Olimpo foi para os antigos gregos, Mário Esteves Coluna, o grande capitão do Benfica e da Selecção do seu tempo, ocupa também a seu lado, um lugar único no areópago dos inesquecíveis deuses benfiquistas da gloriosa década de 60 que perdurarão para sempre.

E foi assim, com a aparição destas e de mais algumas “divindades diamantinas” - José Águas, Cavém, Germano, Costa Pereira, Santana, Ângelo, Mário João, Cruz, Neto, José Augusto, Simões - que a antiga, esplendorosa e imensa Luz se transformou num altar de fervorosa devoção, intocável, onde milhares e milhares de fiéis ao longo de meio século exultaram com as glórias e as vitórias retumbantes do Sport Lisboa e Benfica.

Durante essa década o Glorioso reinou na Europa, com os seus consagrados jogadores espalhando por todo o mundo o perfume de um futebol inigualável!

Mário Coluna, o “Monstro Sagrado”, como tão bem o cognominou o célebre jornalista da nossa praça, já falecido, José Neves de Sousa, teve uma influência notável neste período do Benfica.

A sua capacidade de liderança, o seu carisma, a sua fidelidade ao Benfica, o seu percurso enquanto jovem como um atleta ímpar, transformaram-no numa força da natureza e num líder nato – dentro e fora do campo!

Coluna foi um jogador extraordinário, e a FIFA reconheceu-o como um dos 100 melhores jogadores do séc. XX.


Mário Esteves Coluna, num gesto sublime de agradecimento, após ter recebido mais um galardão do Sport Lisboa e Benfica e que tocou profundamente todos os presentes numa recente Gala do Benfica no Casino Estoril.

Em 6 de Agosto deste ano irá completar a vetusta idade de 77 anos e já é uma boa altura de nós, adeptos, homenagearmos à nossa maneira o “Grande Capitão”.

Como?

Vou explicar, dando uma única sugestão.

Como sempre, tenho estado bem atento à evolução das bandeiras e não só, que alguns “Bravos do Pelotão” desfraldam e exibem bem atrás da baliza do topo sul do Estádio da Luz.
Nesta como noutras áreas, é notória uma evolução digna de registo.
Muito embora, em tempos, tivesse ficado muito desapontado com alguns actos condenáveis e prejudiciais para o nosso glorioso Clube, quero aqui reconhecer que o comportamento que se tem vindo a verificar de há algum tempo a esta parte desse grupo de indefectíveis – os No Name Boys – não só começa a dignificar o próprio grupo, como mostra que o Benfica pode ter com estas entusiásticas iniciativas um significativo apoio, como são neste caso as mais recentes bandeiras que “esvoaçam” ao som de hinos e cânticos que motivam todo o Templo Sagrado.

Benfiquistas somos todos, com as respectivas e legítimas diferenças, mas somos todos nós que também construímos e constituímos dia-a-dia a “Civilização Gloriosa”.

Pois tudo se enquadra numa sugestão que aqui quero deixar aos NN e aos autores daquelas belas bandeiras, tal como a que exibe a 1ª equipa do Benfica, ou a do rosto do Eusébio ou mesmo ainda as que mostram o emblema do Benfica.

Mário Coluna tem, por direito próprio, um “lugar” priveligiado nesse 1º anel da bancada do topo sul.

Por isso aqui deixo, já, a sua imagem, semelhante àquela que é mostrada na bandeira do Eusébio como forma a que um dia, que eu auguro próximo, tenhamos o prazer de ver “esvoaçar” Coluna como um deus, no areópago da Luz, ao lado de Eusébio, a divindade suprema, na bancada do 1º anel do topo sul.

À vossa consideração e desde já antecipadamente grato!


GRÃO VASCO

5 comentários:

Anónimo disse...

SE ISTO FOR VERDADE
A DIREÇÃO DA LIGA SÓ TEM UM CAMINHO

PEDIR A DEMISSÃO

SE FOR VERDADE MOSTRA A BANDALHEIRA EM QUE MERGULHOU O FUTEBOL PORTUGUÊS

O FEIRENSE LEGITIMAMENTE QUERIA MAIS RECEITA

OS ADEPTOS DO FUTEBOL QUERIAM MAIS LUGARES PARA LEGITIMAMENTE TEREM ACESSO AO JOGO

...MAS A DIREÇÃO DA LIGA INDO CONTRA OS INTERESSES LEGITIMOS DE FEIRENSE E ADEPTOS DECIDIU O CONTRÁRIO

EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHH

NA FEIRA...CAMPO PEQUENO...PUBLICO EM CIMA...TALVEZ O GLORIOSO SE ATRAPALHE...

EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEH

MAS AFINAL A DIREÇÃO DA LIGA REPRESENTA QUEM ????

TODOS OS CLUBES ????

OU ALGUM ??????

EHEHEHEHEHEHEHEHE

"O Feirense solicitou, na passada semana, à Liga de Clubes, que o jogo de amanhã com o Benfica se disputasse no estádio municipal de Aveiro e não no seu renovado anfiteatro, o estádio Marcolino de Castro.

Na base desta vontade dos dirigentes da equipa de Santa Maria da Feira esteve a brutal diferença de receita que um e outro estádio permitem. Aveiro comporta mais 24 mil espectadores e nesta fase da época, com o Benfica a liderar a Liga Zon-Sagres, as hipóteses de casa cheia eram muitas.

A decisão da Liga de Clubes, tomada por maioria e não por unanimidade, foi, contudo, no sentido de não permitir que o jogo se realizasse em Aveiro."

edgar_slb disse...

Boas.
Mário Coluna não é o Monstro Sagrado do Benfica. É tão somente o Monstro Sagrado do futebol.
E Eusébio não é "rei" nenhum. Reis há muitos, e Eusébio é simplesmente King.
CARREGA BENFICA!!!

O lado do futebol disse...

O Blogue, O LADO DO FUTEBOL QUE NUNCA VIRAM está de volta!
Visitem e tornem-se seguidores!

http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/

Sigam-nos também no facebook em:
http://www.facebook.com/pages/O-Lado-Do-Futebol-Que-Nunca-Viram/185646038140169

Peço desculpa pela publicidade.

Cumprimentos.

UnumSLB disse...

Caro Grão Vasco,

Eusébio é Rei! Coluna é Sagrado!
estamos no dominio da construção das civilizações. A fé e o secular!
Já só vi Eusébio jogar, mas o Homem a quem tenho a honra de chamar Pai, coloca estes dois Senhores no mesmo patamar.
Quem sou eu para discordar!

Viva o Benfica!

Águia Eterna disse...

Caro e Gloriosíssimo Benfiquista GRÃO VASCO, concordo em absoluto com o tua sugestão. Mais, o grande Mário Esteves COLUNA vive em Moçambique, mas o seu BENFIQUISMO PURO, de autêntica ADORAÇÃO ao Nosso SAGRADO BENFICA manteve-se sempre no seu MÂXIMO NÍVEL. Arrepiei-me de o ver AJOELHAR aquando da entrega de um galardão do BENFICA à sua pessoa numa festa de BENFIQUISTAS. Quanta GRANDEZA e quanto AMOR a GRATIDÃO ao Nosso BENFICA eu vi naquele humilde gesto do verdadeiro MONSTRO SAGRADO do Benfica e de todo o Futebol Português. Por tuo oque foi como jogador e por tudo o que é como HOMEM, deve ESVOAÇAR pela Eternidade uma Bandeira do Nosso BENFICA com o rosto do grande MÁRIO COLUNA.
Um abraço a todos os que verdadeiramente AMAM e DEFENDEM o Maior e Melhor clube de Portugal, o NOSSO INIGUALÁVEL SPORT LISBOA E BENFICA.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...