18.10.12

Rangel? Não, obrigado!


Uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma, têm sido até agora as propostas e os projectos da candidatura de Rui Rangel à presidência do Benfica.
 

A apresentação da sua candidatura, bem como do seu staff, deixou antever um início de campanha pífio e insípido, sem alternativas concretas e objectivos claros e desafiadores. É isso que exactamente tem acontecido.

 

Uma desilusão, muito especialmente para os ferozes anti-Vieira, nos quais se incluem alguns benfiquistas, a maioria deles composta por originários de uma claque não legalizada do primeiro anel do topo sul que mantém um diferendo que os opõe ao presidente do Sport Lisboa e Benfica e por uma clique de iluminados e rejeitados que chafurda na blogosfera Benfiquista, que tudo têm feito para atirar com o poder legítimo ao charco e fazer com que ele caia na rua, seja à bomba ou ao petardo, espicaçados e manipulados por meia-dúzia de ressaibiados cujos “serviços” foram em tempos dispensados pelo clube.

E essa desilusão foi ainda maior, quando no seu discurso, o juiz se dirigiu aos Benfiquistas, agrupando-os em adeptos e claques, mesmo sabendo há muito que estas são na sua génese um ninho perigoso, onde se acantonam marginais, criminosos, drogados, traficantes, aldrabões, parasitas, candongueiros e agitadores e tudo o que de mais baixo de pode encontrar na sociedade jovem.

 

Depois, na abordagem aos temas mais prementes e que têm sido o cerne das discussões nos meios benfiquistas, ficou-se pelo zero absoluto.

1. a negociação dos direitos televisivos e o “não”categórico à Olivedesportos.

2. combate à corrupção, com reforço no “corte” em relação ao grémio da fruta & putêdo e maior distanciamento do lagartêdo.

3. ruptura com a direcção da FPF e respectiva comissão de arbitragem.

 

Com duas excelentes oportunidades para mostrar ao universo glorioso as virtudes da sua candidatura, Rui Rangel desbaratou-as, perdendo-se no vácuo de um discurso de apresentação repleto de lugares comuns, com as habituais e recalcadas alfinetadas no seu adversário e nas malhas de uma entrevista à RTP1, em que o benfiquista José Rodrigues dos Santos fez o que quis do pobre juiz, com perguntas de algibeira que demonstraram a fragilidade e a impreparação de um candidato que é mais contra Vieira do que a favor do Benfica.

 

Se a última intervenção pública não foi um descalabro, andou lá muito perto!

 

E se também se saúda, a bem do “espírito democrático” uma disputa eleitoral com mais do que um candidato – uma autêntica conversa fiada de ocasião ou trêta de alguns, para justificarem determinados fins – é para mim, já hoje, e cada vez mais nítida a preferência por aquele que tem cometido erros, que se tem enganado diversas vezes e com defeitos como qualquer mortal, mas que tem elevado bem alto o nome do Benfica no país, na Europa, África e resto do mundo, que o reergueu das cinzas, que lhe deu credibilidade e respeito, e que o tem defendido com verdadeiras garras de águia versus um outro pleno de virtudes, com uma intervenção cívica imaculada, rodeado de excelsos democratas e homens de leis, arautos da mudança pela mudança porque é boa a “alternância democrática”,porque o Benfica não é uma ditadura e demais disparates “democráticos” já velhos e relhos, mas que logo na sua primeira aparição pública enveredou pelo caminho fácil da demagogia e do populismo - quando disse que estava perante as melhores claques do mundo e que nunca tinha sido sócio do grémio corrupto e do lagartêdo. Foi realmente obra!

 

Uma nota mandatória para o mandatário Ribeiro e Castro. Curiosa, no mínimo, a forma como apelou à elevação e urbanidade da campanha eleitoral, aproveitando de imediato para afinfar umas ferroadas inadmissíveis no presidente do Clube, quando três semanas antes o tinha colocado nos píncaros da Luz, dando-lhe pelo seu mandato e numa escala de zero a vinte, a belíssima nota de quinze ou dezasseis valores. E não se pode escamotear que foram essas torpes insinuações (prolongadas num programa televisivo) que anteciparam as do juiz, que as corroborou ainda mais e que deram azo a que Vieira respondesse à letra e alertasse para o ressurgimento de novos Vales e Azevedos.

 

Numa situação destas, o que é que estes senhores queriam?

 

Que LFVieira se calasse? Ele já o disse e bem, que não o vergam pela ofensa e pela calúnia e como candidato tratou logo de colocar os opositores em su sitio. O mesmo faria eu, ainda com mais virulência.

 
 

Prefiro - mesmo sem o “espírito santo de orelha” do sempre atento António Melo do EDDB e abstendo-me de discutir a forma ou o tipo de prateleiras a implementar na Luz - aquele que errou e que com certeza irá errar mais vezes, mas que acerta muito mais vezes, mais e melhor, do que aquele que só tem pontaria para denunciar o erro e que está sempre a acertar no mesmo alvo.

 

 
GRÃO VASCO

17 comentários:

Dylan disse...

"os ferozes anti-Vieira, nos quais se incluem alguns benfiquistas, a maioria deles composta por originários de uma claque não legalizada do primeiro anel do topo sul que mantém um diferendo que os opõe ao presidente do Sport Lisboa e Benfica e por uma clique de iluminados e rejeitados que chafurda na blogosfera Benfiquista, que tudo têm feito para atirar com o poder legítimo ao charco e fazer com que ele caia na rua, seja à bomba ou ao petardo, espicaçados e manipulados por meia-dúzia de ressaibiados cujos “serviços” foram em tempos dispensados pelo clube."

Porra, finalmente algum benfiquista diz uma belas verdades! Um bem haja para si!

Shadows disse...

Grão Vasco, eu que até aprecio a tua escrita, hoje discordo por todos os lados.
O Rangel não mostrou nada, não se demarcou da Olivedesportos, não isto, não aquilo...mas diz-me lá: E o Vieira? O que disse ou fez nesses mesmos assuntos?
Sabes por acaso quem é Cunha Leal? Queres mais provas de competência no futebol que ele? Que provas de competência tem dado LFV no futebol? Zero.
Sabes há quanto tempo o Vieira tem o contrato assinado com o Oliveirinha? Quando as transmissões estiverem na mão da Olivedesportos por mais 5 ou 6 anos, o Porto tiver mais campeonatos que o Benfica, depois festeja o museu, a rádio e o sucesso da nova imagem das Casas do Benfica, em que não-sócios podem ser presidentes e votar com 50 votos. Isso é que é.

GRÃO VASCO disse...

Caro Shadows,

Tem calma.
Conheço muito bem Cunha Leal, muito melhor do que tu.
Competência?
Nao fales do que não sabes.
Mas não vou discutir pessoas, nem contigo, nem com ninguém.
O tempo é o melhor remédio para essa paranóia anti-Vieira que assola a blogosfera.
Estas histórias fazem-me lembrar um ancião muito batido que confrontado com a fogosidade do jovem - vangloriava-se que dava sete seguidas sem tirar fora - que o interpelava gozando da sua (im)potência lhe dizia com aquela calma que a experiência dita nestas situações - "quem dá mais do que uma, não sabe foder".

Tem calma rapaz!
Calma é o que tu precisas, Benfiquista!

Saudações Gloriosas.

superaguia1904 disse...

A candidatura de Rangel é ridícula.

A falta de preparação, de coerência, de conhecimento do clube e de capacidade para fazer algo pelo Benfica, é indisfarçável.

Como é que em 3 semanas se defende uma coisa e o seu contrário?

É sério achar-se um candidato a 15 dias das eleições?

Como é que um juiz se permite dar a cara por um projecto que não é dele, mas de um condenado?

Não é esta candidatura uma farsa?

Não é esta candidatura um desrespeito pelo Benfica e pelos sócios?

Como bem dizia F.Tavares, não havia tempo para uma alternativa eleitoral forte.

NOTA-SE!!!!!


SC disse...

Boa Noite!
Calma temos tido nós muita..queremos é titulos..e isso esta mais do que provado que com Vieira será mais a excepção do que a regra.
Atão mas a tal malta do topo sul não era segundo o que se dizia á uns aninhos atrás o braço armado do senhor Vieira???Estranho..
Reconheço aos sectores mais compostos do nosso Estádio tanta legitimidade para estar contra Vieira como a outros..são socios..pagam cotas..provavelmente de forma ininterrupta..não sócios de mais nenhum clube e secalhar para mal do Vieira não são como outros..VENDIDOS!!
De Todos Um

GRÃO VASCO disse...

Caro SC,

Não vou, nem nunca fui no "disse, disse".
Insinuações ou especulações podem ficar por aí.
Nunca vi LFV "escoltado", a não ser pela necessária segurança.

Antes dos contras ou dos a favor, as verdades custam e ninguém está acima da lei.

O Benfica continuará e os GV's, SC's, topo sul, topo norte, Vieira, Rangel e muitos mais passarão.
O Benfica continuará.

Saudações.

Manuel disse...

Fantástico Post. Está tudo lá. Os meus parabéns!

Há de facto uma paranóia de ataque interno que dura há algum tempo e que irá apenas desaparecer quando o Mostrengo de lá de cima desaparecer.

Estes ataques já tiveram como consequências "matar" alguns dos activos do Benfica, Roberto, Emerson, JJ e outros, mas que agora tem a atenção concentrada no Vieira. Querem à força tirá-lo de lá!

Não o vão conseguir para bem do Benfica.

rui disse...

ah ok, do lado do Luis felipe Vieira tambem temos,uma mão cheia de muita coisa e outra cheia de merda

GRÃO VASCO disse...

Rui,

Tu lá sabes a "matéria" em que mexes.
Até aqui chegou o cheiro!
Cuida-te, porque isso infecta!

MAFARRICO disse...

Caro Grão Vasco, claro que comungo a 100% da tua opinião.
O Dr Rangel, eu já o disse noutros locais, não tem unhas para este Ferrari.
Mas é só aguardar mais uns dias e veremos que a sua candidatura é mesmo para entreter alguns.
VIVA O BENFICA

SC disse...

Tambem não tenho certezas mas não ha fumo sem fogo..
Acho mal falar do topo sul apelidadando as pessoas de isto e daquilo..em todo o lado ha gente boa e gente má,generalizar e rebaixar não me parece de todo justo.
Até porque nas ultimas eleições existiram "pedidos" do senhor Presidente aos associados do topo Sul para "apertarem" com Bruno Carvalho.
Acho que as pessoas teem todo o direito de estarem fartos de Vieira..fartos de não ganhar.
Claro que excessos como os que ocorreram na assembleia(não sei se esteve lá)não concordo até porque deu jeito a muito boa gente para escamotear o ENORME chumbo as contas
Saudações

GRÃO VASCO disse...

Car SC,

Falar sem certezas é insinuar, é especular.

Por isso, os tais "pedidos" não têm fundamento. Atoardas e boatos sobre LFV são constantes e agora muito mais. A começar pelos epítetos irónicos que alguns miseráveis contestários do seu mandato lhe puseram - Rei-Sol ou Grande Líder, numa alusão infeliz ao presidente desaparecido da Coreia do Norte.

O meu post é bàsicamente sobre uma candidatura - a de Rui Rangel - e é estranho a tua preocupação em vires falar e afinfar novamente no outro candidato, que neste caso é LFV.

Ninguém generalizou em relação ao topo sul. Fui bem claro em dizer que aquilo é um ninho perigoso. Uma evidência que não tem contestação. Bastam para isso as condenações pesadas de elementos do topo sul, por crimes cometidos.

As pessoas podem estar fartas de tudo e de mais alguma coisa, mas isso não lhes confere o direito à ofensa, difamação, violência e intimidação.

Manipular é uma arte. E falar de escamoteio do chumbo das contas, para justificar o lançamento do petardo é muito pouco recomendável, já para não dizer rasteiro. Isso é manipulaçao grosseira.
Sabemos porque a votação assim aconteceu e porque aconteceu.
A maioria (o tal topo sul que tem um diferendo com o Presidente) que rareia nas assembleias votou contra Vieira, não votou o relatório.

Uma nota final. Hoje há muito ex-NN que por pensar que são a essência do clube, se julgam no direito de defender o indefensável. Tenho vários amigos que o foram e fazem-no, por exemplo, não condenando o lançamento de petardos como foi o da assembleia e o do Liverpool. Insurgi-me contra isso, mas para eles passa-lhes ao lado e até fui maltratado. Lá virá o tempo em que condenarão os actos.
Espero, por bem que não seja o caso do SC.

O Benfica é dos Benfiquistas (CN) -com nome. Todos nós temos um nome e não necessitamos de esconder a cara como o fizeram algumas dezenas de outros em frente ao tribunal onde seus parceiros estavam a ser julgados, ok?

Saudações Gloriosas

SC disse...

Que tipo de diferendo estaremos a falar??
Quanto á votação na minha humilde opinião olhando em volta no pavilhão os sócios que aprovaram a alterações dos estatutos estavam desta vez em minoria..
Vou ao futebol á quase duas décadas e felizmente o objectivo exclusivo de ver e apoiar o clube tem se mantido intacto.
Percebo a crítica ao nome NN mas se analisarmos a origem do mesmo..a logica pelo qual foi escolhido não é assim tão descabido

Saudações

Boss disse...

Rangel não Vieira sim, deves cá ter uma força para manipular que só te digo, muda de clube...o Benfica é democrático, mas fica com o teu voto como secreto que ele é...

GRÃO VASCO disse...

Caro SC,

Uma pequena nota introdutória.

Gosto em primeiro lugar de me dirigir, à Benfica.
Neste caso e por isso, coloco sempre o teu nome quando a ti me dirijo.

E nunca perdi um desafio pelo cansaço.

Quanto à primeira pergunta vou responder-te da seguinte forma (se quiseres entender entendes, senão ficamos por aqui):
- Se em alguma circunstância houver alguém convidado por mim, para minha casa, que me insulte, que me dirija vaias, e que tente abusar da minha confiança, garanto-te que nesse momento já está na porta de saída.
LFVieira, ainda assim tem sido extremamente tolerante com determinados comportamentos e com isso teve a paga de insultos e ameaças na assembleia-gera.

Quanto à assembleia, já chega de brincares com coisas sérias, muito sérias. Foi uma mancha negra na vida do Benfica e não vou pronunciar-me mais sobre o facto que já te expliquei devidamente.

Quanto ao futebol, já vejo e acompanho o Benfica há mais de cinquenta anos e nunca vi em lado algum o comportamento vergonhoso de algum sector do estádio seja em casa ou fora, insultando ou vaiando o presidente.
Mas no Benfica, como noutros clubes, também há uma corja de selvagens ou incivilizados que se prestam a esses serviços.

Pensa o que quiseres dos NN. Se lês o meu blogue e os meus posts, rara é a vez que a eles me refiro.
No entano, dir-te-ei que a única vez que me vim embora do Estádio da Luz a meio de um jogo foi exactamente porque me senti mal ao ver tamanha bandalheira provocada por elementos do grupo.

Os meus filhos não quiseram ir mais ao futebol e foi um cabo dos trabalhos convencê-los novamente a irem asssitir aos jogos do nosso Benfica.
Vá lá que hoje filtram muito bem isso, precavendo-se, sabendo distinguir o Benfica do joio!
...Mas sempre com muito receio.

Saudações Gloriosas

GRÃO VASCO disse...

Boss,

Tira as conclusões que quiseres, do "não" e do "sim".

És livre e democrático, como apregoas.

Fica com a democracia (com d minúsculo) que eu fico com e no Benfica. Sempre!
Portanto és tu que tens de mudar, não eu.

É o meu clube, a minha religião, a minha paixão!

Para ti, Saudações ...democráticas e prioritárias e Benfiquistas se calhar...!

BENFIQUISTA DO CORAÇÃO disse...

grão vasco
aquela máquina
de pensar e escrever

em liberdade e à benfica

parabens

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...