25.3.13

Gente nobre, Gente fidalga



 (clicar na foto para ampliar)


Quem imaginaria que uma dúzia de petizes, amigos do basquetebol, teria um dia o privilégio de tocar o chão sagrado do Templo da Luz e sentir-se num mundo fantástico e transcendente, um mundo da quarta dimensão?

 

Nem o Harry Potter!...

 

Pois o sonho tornou-se realidade, fruto do querer e da vontade de um professor entusiasta e de um grupo de carolas que resolveram apoiar e construir, nos duros e difíceis dias que correm, um projecto raro de uma viagem espacial à mais brilhante constelação do basquetebol em Portugal.

E assim, aqueles bravos atletas sub-14 B do Gumirães Basket, de Viseu, tal como os grandes actores e os grandes ídolos, sentiram por um dia e quase à velocidade da luz, o que é o pulsar vibrante de um palco envolto por uma plateia repleta de fervor e de emoção, motivando os atletas e exultando com o resultado, numa interacção única e gloriosa.

 

Fomos à Luz!

 

Pais e filhos, treinador e amigos, domingo bem cedinho, já estávamos de abalada até à capital. Uma viagem longa com o tempo instável, mas encurtada pelo mesmo convívio saudável e amistoso de sempre, desta vez apimentado pela grande expectativa dos catraios e pelo generoso farnel, degustado em pleno Parque das Nações, ou não fosse Portugal uma nação com oito séculos de história e com um povo tão gastronómico.

Pois, pois, o farnel, esse ícone tão português, desta vez numa reedição idêntica à dos tempos de outrora, qual contributo inestimável para uma partilha saudável de muito o que de bom a vida tem.

 

Pausa para retempero de forças e agora sim, todos preparados para a recta final da peregrinação ao Templo Sagrado!

 

Com os simpáticos convites entregues pelo Sport Lisboa e Benfica, o grupo pôde assistir como aperitivo, no pavilhão da Luz, ao jogo de seniores, para o campeonato de basquetebol, entre o Benfica e o Guimarães, num jogo quente e bem disputado para mais tarde recordar.

 

Depois, bem, depois foi a nossa vez.

E se na grandeza, a gloriosa Luz é galáctica, na nobreza de carácter todos estivemos no topo dos topos!

Como todos sabem, sou um Benfiquista indefectível e incondicional. E se o Benfica, essa minha paixão eterna é uma constelação de estrelas brilhantes e nos recebeu com a fidalguia de um grande senhor, há por este país profundo quem também brilhe e retribua da mesma forma (e de que forma!) no Templo Sagrado.

 

Pois esses pequeninos quasares de um Gumirães desconhecido e longínquo, foram astros de primeira grandeza numa Luz que ainda teve mais luz, quando o público Benfiquista e o grupo viseense também repleto de Benfiquistas, no final, lhes tributou uma grande ovação, naquilo que foi um encontro de pequenos-gigantes no entusiasmo e empenho que todos manifestaram durante o jogo de basquetebol entre o Sport Lisboa e Benfica, sub 14 B e o Gumirães Basket, sub 14 B.

Os meus parabéns também aos jovens e técnicos do Benfica, que fizeram jus à sua qualidade de anfitriões e aos seus pergaminhos, com uma atitude elevada de formação e desportivismo, imagem de marca da superior dimensão de um clube ímpar como é o Glorioso de Portugal.

 

Com quase seis décadas de vida fico grato, em especial ao meu filho Afonso, por ontem me ter feito sentir um puto, ao realizar um sonho seu mas que é também meu, pois ontem eu também estive lá dentro, pisando o chão sagrado e jogando com o meu Benfica!

 

Um Abraço a todos, em especial aos miúdos, um grande Obrigado ao meu filho Carlos por me ter acompanhado nesta jornada e ter compartilhado comigo todas estas emoções e por fim outro grande Obrigado ao prof. Pedro Esteves, o principal obreiro desta odisseia, por me terem proporcionado este momento tão feliz.

 

 

GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...