8.4.13

ECOS DA SEMANA (I)


O Nuno Luz é o que está com a bomba da asma na mão, o Marçal o mais gordo, o Baptista é o do “contra” e o Rosado o que olha fixamente as pedras da parede…

 

MURO DE LAMENTAÇÕES

A tecnologia avançada e o progresso científico têm permitido que quase todas as semanas se visualizem fenómenos que até ao ser humano mais céptico ou desatento causam estupefacção.

Pois na noite da passada 5ª feira, no Estádio da Luz, assistiu-se em directo, via TV-SIC, a uma ilusão de óptica, que nem David Copperfield, o mágico, se atreveria a exibir no seu melhor espectáculo – os postes esquerdos das balizas transformaram-se numa réplica, ainda que muito tosca, do Muro das Lamentações de Jerusalém.

Durante os noventa e tal minutos do jogo entre o Benfica e o Newcastle, para lá das bolas rematadas por Cissé, ali bateram com as suas boçais e respeitáveis cornaduras, o Luís Marçal, o Nuno Luz, o Jorge Baptista e o João Rosado, enquanto o Calado, já na fase de rescaldo, se entretinha a descascar, a trincar e a sacudir pevides de melão, justificando assim a retribuição de mais uns “euritos” pelas patacoadas de circunstância.

“Já está o segundo!” – exclamava, quase em delírio, o alarve do Marçal, enquanto a bola, não lhe fazendo a vontade, era caprichosamente desviada pelo guarda-redes do Glorioso para o poste esquerdo da baliza do topo sul, seguindo depois para as suas mãos.

Pimba! Lá começaram as marradas nos postes daquele bando de cretinos. É que já estava mesmo a ver aquela corja toda de chapéu de rabino na cabeça e de tranças no cabelo a dizer mal das suas vidas…

 

Mas para além deste episódio, como é que foi possível à Antena 1, deslocar o “pastelão de Contumil”, o inefável Queirós, da Palermo portuguesa para a Luz em Lisboa, para comentar os jogos do Glorioso, não só o do Newcastle como o do Rio Ave, que também teve a sua assinatura?

Será que o Rita, essa brilhante luminária, doutorado em futebol teórico-filosófico pela Universidade Rompe & Rasga, sita em Coito das Mulas, terá sido destacado pela estação radiofónica para Pyongyang, com o objectivo de analisar a “velocidade genética” de Labyad (foi das melhores bacoradas que já ouvi a este gajo…) à luz da tecnologia ultra-rápida dos mísseis norte-coreanos, ou estará em convalescença das constantes diarreias mentais que vai debitando aos microfones da Antena 1, jornada após jornada?

 

E assim se vai construindo um muro de lamentações que fazem desta trupe, complementada com Rui Santos e os últimos abencerragens Fernando Correia e Ribeiro Cristóvão, o bando dos maiores trastes que até à data passaram pelo futebol das TV´s em Portugal (o Hugo Gilberto, o Conduto e mais algumas avis raras pertencem a outra estirpe, bem mais perigosa…)

 


O PATRIOTEIRO DE CÁCÁRÁCÁ

Nesta semana que passou, a ridicularia ultrapassou os limites da razoabilidade e do bom senso. Foi doentia.

É no mínimo abusivo que Fernando Correia como comentador da TVI ao jogo Real Madrid-Galatasaray sublime as suas frustrações lagartinóides com odes patéticas ao clube espanhol e a C. Ronaldo, tomando-o como o “nosso C. Ronaldo”! – Como?!? O “nosso”?!? Seguramente, dos Benfiquistas é que não é, para mais a mais, depois de ter levantado o dedo do meio ao sócios e adeptos Benfiquistas que se encontravam na bancada do Estádio da Luz, num célebre jogo entre o Benfica e o Man. United – numa representação balofa e apalhaçada, exemplo típico de um patrioteiro saloio, alagartado e por conveniência, que ao mesmo tempo que se dedicava a mais um encómio ao presunçoso madeirense, ignorava pura e simplesmente Fábio Coentrão, relegando-o e postergando-o para as caxinas “estrangeiras” de Vila do Conde.

 


UMA CLOACA ON LINE

O record das pêtas on line, na galeria de fotos referente ao jogo entre o Benfica e o Newcastle, teve o desplante de das 13 (treze) exibidas, colocar 5 (cinco) sobre o golo dos ingleses.

Já não é a primeira vez que este tipo de coisas acontece. Sabemos que a azia é muita, mas falta-lhe honestidade intelectual.

Esse espaço on line ou em papel é um lugar de merda. Os Benfiquistas devem ter cuidado quanto aos sítios que pisam. É que esta trampa é mesmo verde, e agora, depois de eleito o novo xerife do fosso é sempre a aviar, com promoções da academia a granel…

 


OLHÃO JÁ ESTÁ…

Os receios eram fundados, pois Hugo Miguel é um malabarista perigoso e as algaraviadas nesta semana tinham sido muitas, começando no “amigo” dos 288 mil euros e acabando nas nomeações. O Benfica ultrapassou mais um obstáculo, mas o terreno até ao fim do campeonato está todo armadilhado. Veremos quem estará na Luz no Paços e depois contra o lagartêdo. Se tudo correr bem, isto é, se nos apurarmos para a final da Taça de Portugal e vencermos no domingo a seguir, é certo e sabido que teremos um “presente envenenado” no Funchal (um Sousa ou um Soares Dias no jogo contra o Marítimo).

  




O SONHO DA EUROPA E O GARÇON DE SECLIN

Para já, teremos a “operação Newcastle”, numa cidade e num estádio que respiram futebol por todos os poros, ou não o tivesse eu constatado aqui há alguns anos atrás numa curta estada num fim-de-semana de trabalho.

Avancemos para 5ª feira, com as devidas precauções, mas também com a firme convicção de que poderemos confiar nos nossos brilhantes jogadores e seguirmos em frente na Europa League.

No entanto deixo um alerta - da UEFA e de Collina e Cª, que não enviem uma encomenda igual àquela que apareceu na Luz - Antony Gautier, o garçon de Seclin, cidade do norte de França, que mesmo assim, ainda se prestou a um “servicinho” esmerado em favor dos ingleses do Newcastle, prejudicando notòriamente o Benfica. Este malabarista do pífaro começou na 3ª categoria em 2010, subiu para a 1ª em 2011, e de repente foi-lhe atribuído um jogo da fase de grupos da Champions League, bastando assim um ano e meio para alcançar o grupo de elite dos árbitros da FIFA e da UEFA.

Para que conste…



GRÃO VASCO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...