9.4.13

Newcastle? Dificílimo!*



Quem conhece a cidade - Newcastle upon Tyne - sabe bem a intensidade e o fervor que a maioria dos seus habitantes dedica a um dos seus ex-libris actuais - o Newcastle United Football Club.


Em cada lugar, ao virar da esquina de muitos dos edifícios de estilo neoclássico do seu centro citadino, em qualquer pub, nas montras das lojas de venda a retalho e em muitas outras, lá está o ícone do futebol listado a preto e branco, com os dois cavalos-marinhos ladeando o castelo, símbolo do clube e da cidade, ligando a terra ao ambiente marítimo da foz do Tyne.

Na altura o seu ídolo era Alan Shearer, hoje, porventura, estarão lá os Cissés, os Sissokos ou os Tim Kruls.
Lugares que, embora com outro emblema e com outras cores, me fizeram lembrar, nessa época, no curto tempo da minha estada em Newcastle, muito da paixão dos indefectíveis adeptos gloriosos pelo Benfica.

E ainda falta falar do lugar "sagrado" desses adeptos ingleses, St. James' Park, o centro de peregrinação de fervorosos e ruidosos fãs que transformam uma "caixa futebolística" com mais de cem anos, num inferno temível.

Quem sabe o que foi Highbury Park, o estádio-lenda do Arsenal e o que são ainda estádios como Anfield Road, Old Trafford, Stamford Bridge ou White Hart Lane poderá imaginar o que é St. James' Park.

A lotação já está esgotada desde ontem - 50.000 espectadores, pouco mais ou menos. É o "preço" a pagar pelo Benfica, pelo seu glorioso nome e pelo "perfume" do seu futebol espalhado ao longo de décadas, vezes sem conta, por essa Europa fora, nomeadamente em Inglaterra. O estádio não terá a mesma moldura humana de imigrantes Benfiquistas, essa mole imensa e extraordinária, visível em Leverkusen e em Bordéus, um handicap bem british para o Benfica. Só lá estará um pequeno grupo de apoiantes. Poucos mas bons é o que se pede. E cerrar fileiras é o que se exige de JJ e dos jogadores.

O desafio será dificílimo. Intenso e duro, bem à imagem de um Newcastle-Sunderland, o derby máximo daquelas paragens do nordeste de Inglaterra.

Para 5ª feira não bastará dizer que só com o nosso jogo e com o nosso poderio técnico-táctico será alcançada a meia-final da Europa League. Não. Haverá outros condicionalismos - o tempo que fará, a atitude, a garra, a força mental na adversidade e a integridade física de todos os jogadores do Benfica, um bafo de fortuna e uma equipa de arbitragem isenta, a começar pelo juiz da partida.

E a pandilha de fanfarrões que pela blogosfera Benfiquista fora, se farta de falar no "marquês", no "rolo compressor", "cilindros" e demais parvoíces e basófias, mas que quando surge um resultado ou uma exibição menos bons, logo vêm despudorada e estùpidamente malhar na equipa, técnicos e dirigentes, como se estivessem a fazê-lo nas suas mulheres ou nos seus filhos, que tirem o cavalinho da chuva, pois este desafio será imprevisível!
A talhe de foice, direi que esta é uma corja perigosa que pulula no Benfica, um bando de inconscientes, ervas daninhas e sanguessugas, que publica posts absurdos e demenciais, inclusivé, ganhando dinheiro com publicidade no blogue, que quer queiramos quer não é à custa do Glorioso, e aos quais não reconheço autoridade moral, nem princípios e qualidades para se constituirem como Autênticos Adeptos Benfiquistas, ou falarem em nome do Benfica.

Mas não obstante as reais dificuldades que descrevi acima, esta é das épocas mais recentes, aquela em que o Glorioso Benfica tem fortes possibilidades de alcançar um ceptro europeu, mesmo com as presenças de equipas como o Chelsea, o Tottenham, o Fenerbahçe ou a Lazio.
Será fantástico para todos Nós, Benfiquistas, em especial para os mais jovens, que o Benfica, nos tempos que correm e num contexto futebolístico europeu e não só, cada vez mais complexo, não desperdice esta rara oportunidade que se lhe depara.




É mais uma ponte que teremos de atravessar. Data de 1928 e é a célebre Tyne Bridge que a par de uma conhecida marca de cerveja local e do clube de futebol são hoje os principais ícones da cidade de Newcastle.
Em frente Benfica, em frente Campeões!

* ao contrário do que o "especialista" Joaquim Rita disse "categòricamente", há semanas atrás, de que o Benfica era o indiscutível favorito perante esta equipa inglesa, eu não sou da mesma opinião. Sabemos todos porque Rita o faz. Desta maneira será sempre mais fácil, no caso de eventual eliminação do Benfica, malhar forte e feio e dar azo às lúgrubes e agoirentas patacoadas de achincalho anti-Benfica tão características destes lagartinóides que chafurdam na nossa CS. Eles estão à espera de um desfecho negativo do Glorioso como selvagens mabecos famintos. Não se esqueçam!


GRÃO VASCO

3 comentários:

Anónimo disse...

por acaso alguem sabe o ponto de encontro dos benfiquistas em newcastle?

Anónimo disse...

Nem sempre concordo contudo aqui escrito mas de facto tens toda a razão alguns benfiquistas sao mesmo eu diria parvinhos..lol

BENFIQUISTA DO CORAÇÃO disse...

"""Ordenados em atraso abrem a porta a rescisões no plantel

Artigo

Clube de Alvalade «a ferro e fogo». Risco de rescisões com dois ordenados em atraso.

O Sporting está em risco de perder jogadores do plantel principal de futebol devido a ordenados em atraso, avança esta quinta-feira o jornal Diário de Notícias.


De acordo com o referido jornal, o Sporting está sem dinheiro e com dois meses de ordenado em atraso o que poderá levar vários jogadores a rescindir contrato por justa causa.


Segundo escreve o DN, citando dois jogadores, um diretor e dois funcionários da SAD, o incumprimento salarial de fevereiro e março estende-se a «toda ou quase toda a gente da estrutura profissional»."""

SOBRE ESTA NOTÍCIA
HÁ QUE DIZER O SEGUINTE

NUMA ALTURA EM QUE O BENFICA
TEVE ALGUMAS DIFICULDADES
DE TESOURARIA NO TEMPO DO
SAUDOSO JORGE DE BRITO

UM SALOIO PRESIDENTE DOS SUBMISSOS
(QUE ATIRAVA GARRAFAS PELA JANELA DO CARRO
COM OS VIDROS FECHADOS) APROVEITANDO-SE
DA FRAQUEZA MOMENTÂNEA DO GLORIOSO
ANDOU NA LUZ A DESVIAR AS ESTRELAS DO BENFICA
(QUE AS TINHA E MUITAS) E A PROFERIR
COMENTÁRIOS E AFIRMAÇÕES
QUE NÓS BENFIQUISTAS JAMAIS
PODEREMOS ESQUECER, TAIS COMO:

-"SÓ DESCANSO QUANDO O BENFICA
ESTIVER DE JOELHOS"

É BOM TER MEMÓRIA
E LEMBRAR O PACÓVIO
QUE O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS

POIS BEM, COMO BENFIQUISTA
FILIPE VIEIRA DARÁ UMA CHAPADA
DE LUVA BRANCA
NÃO FAZENDO O MESMO
DEIXANDO-OS REDUZIDOS À SUA CONDIÇÃO
SIMPLESMENTE DE ANTI-BENFIQUISTAS PRIMÁRIOS

MAS SERIA BOM LEMBRAR ESSE PACÓVIO
-Ó MEU AGORA ACABOU-SE A GARGANTA????

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...