13.4.13

A noite de Newcastle



Ontem, aos 71 minutos do Newcastle-Benfica, lembrei-me da maldita profecia de Guttman. Alan Pardew treinador dos Magpies, num mind game muito subtil, tinha acertado no seu prognóstico – o Newcastle United acabava de fazer o temível 1-0 a 20 minutos do fim do jogo e seguindo o seu vaticínio anunciado na véspera, se isso acontecesse, o Benfica acabaria por ser eliminado.

 

Ajoelhei e rezei!

 

Temendo uma hecatombe e um desastre irreparável, não quis ver e ouvir mais nada a partir dos 10 minutos de jogo. Estava a ser demais para o meu coração – duas oportunidades perdidas, logo de início e lá vieram logo as más recordações de outros tempos à minha memória. O Glorioso a jogar, a ser melhor e a desperdiçar, com os adversários no imediato, a “matarem” o jogo, e mais uma vez, inglòriamente, a dizermos adeus à Europa.

 

Pois nesse preciso minuto 71 do tempo de Newcastle, a angústia passou a terror, com os meus Diamantes Gloriosos a chegarem à porta de casa, a verem-me deambulando, perdido, estrada acima, estrada abaixo e um pouco acabrunhados e receosos a terem de me dizer:

- “Pai, estamos a perder 1-0!”

 

Fiquei completamente estarrecido!

 

Subimos e cada um foi para o seu quarto. Mergulhei numa escuridão, por momentos transformada numa grande incógnita. Guardei com força a pequena imagem da Santa entre as minhas mãos e roguei por aqueles bravos rapazes que envergando o Manto Sagrado, dignificando-o, lutavam juntamente com um pequeno exército contra 50.000 + 11.

 

De minuto a minuto, ouvia algumas exclamações de ansiedade e de temor dos meus Diamantes.

- “Já fomos?!?” – perguntava eu, completamente atordoado.

- “Não pai, foi por cima!” – dizia o mais velho.

E logo continuava:

- Ó pai, nem te digo! É agora, oh, pá…! O livre é perigosíssimo!

- “Então? Já marcaram?” – lá estava eu numa aflição medonha.

- “Ena pai, o Artur defendeu! Difícil, mas defendeu! – continuava ele já um pouco perturbado.

- “Quanto falta?” – perguntava eu mais uma vez.

- “Seis minutos pai, seis minutos! – dizia ele.

 

Oh meu Deus, que eternidade!

 

Seis minutos de suspense à Hitchcock.

Seis minutos que nos podem levar aos derradeiros degraus de uma nova glória, reeditada, há muito vivida.

 

- “Quanto falta, filho?” .

- “ Estamos no 2º minuto dos descontos, hum… hum…, pai, é …é gooooooooooooooooooooooooolo! Goooooooooooooooooooolo do Benfica! - respondeu o rapaz, soltando um grito como eu nunca tinha ouvido.

 

Corro para o seu quarto e no pequeno televisor portátil, vejo, já em repetição, o Salvio a marcar.

Abraço o meu filho mais velho, aquele que supostamente é o menos entusiasta e levanto-o no ar. Sessenta e tal quilos ao primeiro arranque! É obra!

- “Como é possível, pai? Nem estou a acreditar! – exclamava ele.

- “Não estás a acreditar em quê? No golo do Salvio ou em estares suspenso no ar?” – perguntei, soltando uma boa gargalhada.

Surge o mais novo, esfusiante. Juntamo-nos os três num abraço sentido, profundo, gritando, cantando, alimentando a Chama Imensa!

- “Pai, posso levar o meu Manto Sagrado, amanhã para a escola? – perguntou o mais pequeno.

- “Veste-o já! Honra-o, porque os nossos jogadores merecem-no!”

 

A Chama está bem acesa e a esperança continua.

Depois bem, depois adormeci.

Quero voltar a sonhar! Deixem-me sonhar!

 

GRÃO VASCO

 

 

 




PS. Até 2ª feira, ninguém me fale de futebol. Estou em gestão de esforço a fazer recuperação física e mental.

3 comentários:

Frank disse...

LOLLLLLLLLLLL gostei GV do relato que fizestes com os teus filhos,comigo passou-se o mesmo desesti a partir dos 72 minutos ja nao estou para emocoes fortes diga-se sem necessidade alguma porque o que desperdicamos dava para ver o jogo tranquilamente mas o Gaitan levou uma eternidade para rematar a baliza perdendo golos atraz de golos,o que importa agora e que passamos e a maldicao do Bela Gutman este ano vai ao maneta Benfica rumo a final para ganhar.

Conde de Vimioso disse...

Como sei dos teus sonhos espero que se tornem realidade.

Abraço

GRÃO VASCO disse...

Saudações Gloriosas, Conde.

GV

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...