4.4.16

Eusébio – moeda comemorativa



Quando hoje  A BOLA on line publicou esta notícia, já era do conhecimento público que o plano de emissões de moedas comemorativas para este ano da INCM iria contemplar uma dedicada a Eusébio, a ser lançada, salvo erro no próximo mês de Maio.

 

Até aqui tudo tudo normal. Mas a partir do momento em que pude visionar a moeda e as suas duas faces, com o valor facial de € 7,5 euros, fiquei decepcionado com a fraca qualidade artística da mesma.

Pior, fiquei chocado. Não consigo entender como é que um profissional, presumo que convidado a esculpir uma moeda dedicada a Eusébio, símbolo nacional, pode evocá-lo, desenhando numa das faces da mesma, uma face do jogador que é mais uma caricatura do que propriamente a fisionomia da pessoa.

 

Como exemplo deixo-vos abaixo duas caricaturas que em maior ou menor grau se “aproximam” do que o sr. André Carrilho, o autor desta “autêntica façanha artística”, conseguiu de melhor.

Realmente é lamentável!

Mas mesmo assim, todos os Benfiquistas ainda poderão ir a tempo de travar esta “obra” de gosto duvidoso – há que alertar a família de Eusébio, as suas pessoas amigas e próximas, o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira e todos os responsáveis envolvidos na feitura da moeda, para o disparate que poderá ser alvo esta moeda -  chacota, gozo e comentários pouco abonatórios - pois a nossa numismática e o país precisam de obras-de-arte e não desta pobre “caricatura”.

 

O reverso ainda escapa, mas a frente é realmente de muito mau gosto.

 

 
  

Agora é só comparar, com estas duas caricaturas.

Há que rever a moeda, nem que o prazo de lançamento da mesma tenha de ser adiado!


GRÃO VASCO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...