27.7.19

O grande incêndio de Contumil



- Há fogo! Há fogo! Acudam! – gritavam desesperadas, “Micas Húmida” do Canidêlo e Elsa “Boquinha de Beludo”, duas presenças assíduas nos calores noctívagos da Taverna do Infante e demais bas-fonds da Palermo portuguesa.

Na verdade, para aquelas bandas está tudo a arder. O fogo, intenso e nunca visto, alastra por todo lado. De Contumil ao Freixo surgem vários focos de incêndio a cada minuto que passa. Os sinos da Sé e da igreja de Santo Ildefonso tocam a rebate. Dos Clérigos à Foz as sirenes não páram de tocar e as carripanas do bombeiral da Madalena, de Valbom e da Ribeira vão e vêm rua acima, rua abaixo, tentando apagar o impossível.

A seca da época passada provocou uma autêntica tragédia. O incêndio está fora de controle, falta dinheiro e os meios são escassos para um combate sem fim à vista.

Bruma sumiu-se num fósforo.
Keylor Navas, Anthony Lopes, José Sá, Kubek e Trapp assistiram ao incêndio de longe.
Brahimi e Herrera fugiram das chamas.
Casillas ficou no quartel dos bombeiros.
Para Hernâni o fogo é outro.
Óliver Torres  recusou o bombeiral e escapou para Sevilha.
Adrián Lopez contornou a fornalha incólume mas ficou afectado pela tragédia.
Cláudinha não consegue endireitar a agulheta da mangueira do comandante dos bombeiros. Sílvia não a agarrou quando o homem malhou pela escadaria abaixo. Nandinha já largou a dita faz tempo. Agora, ela parece uma bicha de rabiar, de jacto fraco a esguichar água para todos os lados menos para o centro do fogo.
Aboubakar quer ver incêndios na China.
Marega tenta vislumbrar uma forte ignição em Inglaterra.
Tiquinho só manda “tomar no cu”.
Coentrão, um fumador inveterado, jogou a beata fora e “ardeu” nos palheiros das claques.
A ignição mais preocupante e mais recente começou a sul no Algarve. Esse vendaval de fogo que Danilo desencadeou com o novo chefe do departamento de comunicação andrade a lançar mais achas para a fogueira, foi de tal ordem, que as chamas que chegaram ao Freixo e ao Olival já começaram a chamuscar os tímbalos do Madaleno e os cagueiros do Xico Trafulha, do Mastim Gonçalbes e do Cabeça de Burro Amaral.

Um grupo de voluntários sem liderança, englobando morcões, incendiários disfarçados, paineleiros, cUmentadeiros, chulos, desdentados, mentecaptos, carteiristas, vadios da Vandoma acorrem à tragédia sem saberem o que fazer. Não há voz de comando, não há nada. O símio alfa, especialista em rachas e outras manigâncias ilícitas, não quer saber de fogos. Os outros deram de frosques. É o caos. Tudo continua a arder…
… E a barraca azul corrupta abana!

A catástrofe revela-se a cada momento que passa. Ninguém se entende. Surgem conflitos, logo desmentidos e depois confirmados. A barafunda confunde-se com as labaredas. As trupes pretorianas, superdragões e colectivos, tomam como refém a direcção do bombeiral, que sem pulso, dividida e infestada de toupeiras caminha para o abismo.

Ah, Krasnodar, Krasnodar!
A glória espera-te na Champions League!

GRÃO VASCO



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...