8.10.10

A Nobreza de A-P Vasconcelos

António-Pedro Vasconcelos sabe melhor do que ninguém o que é a televisão, ou não fosse ele um conceituado cineasta.
Conhece bem a força da conjugação das imagens e dos sons, neste caso, em directo, e o impacto que tem nas pessoas e no seu dia-a-dia.
A plena consciência, na sua idade bem madura, ditou-lhe um caminho, que cada vez é mais nítido e ainda bem – defender os valores e princípios de uma Entidade em que ele se revê cada vez mais e que é a grande paixão de todos nós – o nosso querido Benfica – e que, como ele próprio diz, é uma coisa irracional e inexplicável.

Curiosamente, abandonei há bastante tempo a visualização dos programas desportivos onde intervém, ou outros de modelo semelhante, por causa dele.
Ficava completamente “descoroçoado” com as suas frouxas prestações e com a sua lassidão perante os ataques ignominiosos dos seus adversários de programa, ao Benfica e aos Benfiquistas.
Reconheço a sua postura de autêntico “gentleman”, um “intelectual cosmopolita” de boas maneiras e de requintados gostos – basta constatarmos a escolha das excelentes actrizes, as deslumbrantes e esculturais, Fernanda Serrano e Soraya Chaves para as suas películas… – de uma lisura excepcional e de uma urbanidade a que nenhum dos outros parceiros de programa consegue chegar…nem aos seus calcanhares!

Tudo bem. Uma imagem elevada, um trato fino que acalentava, mas não alimentava o nosso Benfiquismo. O Benfiquismo de quem o via e ouvia.
Só que, como referi, também via um A-P Vasconcelos amorfo, a ser literalmente trucidado, por vezes gozado outras vezes quase “degolado”, num sufoco deprimente, com a virulência pretensiosa, presunçosa e sobranceira anti-Benfica, da sociedade que o acompanhava no programa – a sociedade Rui & Rui, ilimitada!

Acabei com o programa, e na altura, em outro blogue em que participava, critiquei-o acerbamente e manifestei o meu profundo desagrado pela postura que apresentava no programa, e não só.

Chegava a ser deprimente!
Ficava completamente arrasado e indignado, e perguntava a mim próprio, como é que o Benfica, o maior e melhor clube de Portugal, a maior Instituição de Portugal, tinha representantes tão fraquinhos a defendê-lo e por vezes, paradoxalmente, a criticá-lo em público, perante audiências significativas, em nome de uma independência ou isenção pessoais surrealistas.

Esqueci pura e simplesmente estes programas.

No entanto, na semana passada, espreitei casualmente o Trio d’Ataque, publicando até, um post sobre aquele seu moderador habilidoso e manipulador. Para meu espanto, vi um A-P V transformado, activo, espevitado, em suma “ACORDADO”!
Sem deixar de manter aquela postura elevada e urbana, vi-o com uma acutilância surpreendente.

Olááááááááá …parece-me que temos Benfiquista!

E assim, preparei-me para o que já referi em post anterior. Equipei-me a rigor, com o Manto Sagrado, para uma noite memorável, imperdível!

Sim senhor! Grandiosa exibição!
Mas como Benfiquista exigente que sou, espero que a partir da última 3ª feira, A-P V se supere cada vez mais em defesa do nosso Glorioso e esqueça definitivamente os seus devaneios e tergiversações de antanho. Não posso conceber que abrande o ritmo, nem que recue para os seus tempos de mediocridade Benfiquista!

Estaremos cá para o apoiar.

Se A-P V foi nobre e enorme, nessa gloriosa noite, tal como o Enorme o foi e é em muitas noites, sejam nacionais ou europeias – e do quanto me lembrei do Benfica de 60, do Grande Benfica Europeu de 60, quando ouvia as suas intervenções na 3ª feira, no programa! – ainda mais NOBRE foi, quando se dignou a agradecer e a responder aos Benfiquistas que o apoiaram e lhe ficaram também gratos, através do blogue M a s t e r G r o o v e - MG fez também um belíssimo trabalho – e nos escreveu a todos.

Sempre com o seu esmerado trato e mais do que a sua grande exibição no programa Trio d’Ataque, distingo nesse seu gesto simples, a Nobreza de sentimentos que só um Benfiquista pode ter.

Obrigado, muito obrigado, Sr. A-P V!

GRÃO VASCO

6 comentários:

oscar-r disse...

Ah..., como eu o invejo!

Já há muito que leio o que escreve e os seus escritos são autênticas sinfonias para os meus ouvidos!

Ainda não tinha vindo ao Pinceladas Gloriosas e estava a perder belos momentos de contemplação de tão belas telas benfiquistas!

Também sofri imenso com a postura de APV, em relação à defesa do Benfica no programa Trio D'ataque.

Vi, em muitos programas, os prazeres daqueles três imbecis, quando ele atacava o próprio Benfica! Apesar de tudo não conseguia condena-lo pela a sua atitude. Vi-o sempre como uma pessoa honesta que dizia o que pensava - um gentelman como bem o define!

Nos últimos tempos comecei a acompanhar o programa com assiduidade. Via um APV igual a si próprio mas diferente na acutilância com que defendia o Benfica e isso começava a fazer mossa. Houve um programa em que o cagão Pidesco o acusou de vir com "cábula" preparada pela direcção do Benfica!

Fico imensamente grato a António Pedro Vasconcelos, acima de tudo fez-me sentir que ainda vivo numa Democracia a e si, Grão Vasco, por desde há muito tempo me proporcionar belos momentos de leitura.

Cumprimentos.

PS: Não fácil comentar os seus escritos porque o nível é muito elevado...

Anselmo Damásio disse...

Mostrou que um Benfiquista vale por três. O que levou ao abandono do campo, por um dos adversários.
Contra factos não há argumentos, e o rm fugiu com o rabo entre as pernas.
Como disse, o APV esteve bem a atacar e mostrou ser humilde ao responder aos Benfiquistas que mostraram publicamente na net o apreço para o excelente trabalho feito por ele na 3ª feira.
SAUDAÇÕES GLORIOSAS

GRÃO VASCO disse...

Glorioso Companheiro Óscar-r,

Nunca lhe doam os dedos ao teclar comentários no Pinceladas Gloriosas.
A sua (e a de todos) presença e os comentários sobre o tema são contributos tão preciosos como o próprio post para engrandecermos e defendermos o Benfica.

Volte sempre, e não se "encolha" nos seus comentários e participação.

Todos nunca somos demais para engrandecer o nosso Glorioso!

Saudações Gloriosas.

TUDO PELO BENFICA!

GRÃO VASCO disse...

Glorioso Anselmo Damásio,

É fundamental para muitos Benfiquistas que ainda "andam na Lua" o exemplo dado por A-P Vasconcelos.

Saudações Gloriosas

Anónimo disse...

eu leio sempre este blog mas nunca comento nele.creio que sao muitos como eu...mas fica sempre registado o que nele se escreve.dito isto eu sempre apreciei o apv,um senhor,ponderado,cavalheiro sereno que embora muitas vezes fosse enxovalhado admito que tambem nao era facil devido ao fogo cruzado que ele sente naquele programa a bastante tempo.ou seja 2 talvez 3 contra 1 e sempre mais dificil e ele sempre se soube defender razoavelmente bem,e ao benfica tambem. eu conheco o grao vasco..conheco a sua opiniao ja de longa data..mas as divergencias que o apv tinha,eram as mesmas que eu tinha,por isso quando ele dizia certas coisas no programa eu estava de acordo com ele...e resolveuse de uma forma muito simples.o lfv foi ao programa,e esclareceu bem esclarecido aquilo que tinha que ser explicado.a partir dai apv tal como eu mudou,mas a que respeitar certas opinioes oposicionistas de vez em quando,eu que sou a favor de lfv mesmo sabendo dos varios erros que ele cometeu continuo a ser a seu favor,mas por exemplo gostava que ele desse uma explicacao cabal e esclarecedora de porque ter apoiado fernando gomes para a liga.penso que todos nos gostariamos de ouvir ele falar disso..seria menos benfiquista apv se por acaso abordasse esse assunto no programa?penso que nao.os benfiquistas quando teem duvidas acerca das coisas devem ser sempre muito bem esclarecidos para nao aver duvidas nenhumas para que possamos estar sempre unidos.saudacoes benfiquistas e claro.continuacao do excelente trabalho

GRÃO VASCO disse...

Caro e Glorioso Anónimo,

Gostei de ler o seu comentário, mesmo com uma opinião, em pequenos pormenores ou detalhes, diferente da minha.

É bom que pessoas como o caro e glorioso Anónimo escrevam e comentem, para podermos reflectir um pouco em conjunto e eu também poder explicar o meu ponto de vista, nessas questões de pormenor.

Quero dizer-lhe, meu caro, que A-P V, há alguns anos, não tinha nem de longe nem de perto esta postura de aproximação e "militância" à Causa Gloriosa, isto é, ao nosso Benfica.

Não vou aqui relembrar "pecados velhos" do cineasta, pois respeito-o e prestei-lhe o meu tributo pelo seu acto "heróico" perante aquela cambada de guerrilheiros anti-Benfica, no Trio d'Ataque.

No entanto, meu caro, quero também dizer-lhe que assuntos do "lar", neste caso do Benfica, não são para ser dissecados e criticados em praça pública, para mais a mais perante três lobos esfomeados que são os seus parceiros de programa.

Por isso, não aceitei, não aceito, nem aceitarei que qualquer Benfiquista mediático, mesmo na oposição, se aproveite disso mesmo para fazer críticas públicas ou pedir explicações públicas.

Numa entrevista ou em contacto com LFV, ou nas reuniões magnas do clube, as assembleias gerais, qualquer Benfiquista terá a oportunidade de lhe perguntar porque é que LFV optou por essa escolha para a presidência da Liga.

Se quer que lhe diga, também me suscita dúvidas essa opção, mas terei oportunidade de esclarecê-la mais tarde ou mais cedo em sede própria e aí terei também a possibilidade de fazer a minha crítica ao presidente do Benfica se for caso disso.

É esta a perspectiva que eu tenho de como devemos blindar o Benfica de perigosos ataques que no final só nos prejudicam.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS...e volte sempre. Comente e dê a sua opinião, sempre com o cuidado de não ferir aquilo que todos amamos - o Sport Lisboa e Benfica!

TUDO PELO BENFICA!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...