13.8.11

Sombras do passado


Jorge Jesus segue a passos largos a caminho da cruz.
O Benfica jogou mal. Mesmo no período de maior fulgor em que obteve dois golos, só Aimar e Javi García, acompanhados por mais dois ou três, mostravam a alma de que tanto o Benfica precisa.
No jogo de arranque, o Benfica baqueou com um empate com sabor amargo a uma derrota. Sem espinhas. Ser competente não é o mesmo que inventar, e sempre que isso aconteceu, a equipa foi um fiasco com JJ no topo das responsabilidades. Jorge Jesus colocou a equipa, especialmente na segunda partre, numa fasquia ao nível de um primodivisionário. De uma forma absurda nivelou o Benfica por baixo.

Quem viu e ouviu as declarações de JJ antes e após o jogo de Barcelos, chega fàcilmente à conclusão de que o Benfica, precisa de há muito tempo a esta parte, de um timoneiro de categoria para dar a dimensão real ao investimento enorme que o Clube faz todos os anos no futebol.

Não são os “Manuéis Sérgios” deste país que irão papaguear por JJ, mesmo quando há muito intelectual de pacotilha deliciado com as intervenções e pensamentos profundos sobre epistemologias, “motricidade”, psicologia humana e afins, de um filósofo, que na maioria das vezes discursa flamejante e fluentemente para ele próprio, brotando sapiência com todo o seu léxico de vocábulos milionários só ao alcance de teóricos iluminados, tergiversando sobre temas que nunca fizeram treinadores pragmáticos ganhar títulos.
A lacuna foi bem identificada, mas soluções como esta, são precárias e pouco eficazes. Esta é uma competência que JJ nunca adquirirá por mais cursilhos que frequente.
No Benfica é preciso raciocínio fluído, comunicação objectiva, firmeza, pragmatismo e poucas filosofias.
Não se conseguem mudar mentalidades, nem melhorar as capacidades dialécticas, quando estamos perante um perfil que me faz lembrar o analfabetismo e as limitações intelectuais de alguns dos meus companheiros que abandonaram a escola primária logo na 1ª classe e que depois, na adolescência e já na vida adulta pouco ou nada mudaram, mantendo uma boçalidade e venalidade atrozes.
Jorge Jesus tem um discurso confuso, muitas das vezes contraditório e cada vez mais timorato. Quer queiramos quer não, a equipa espelha bem essas “dúvidas cartesianas”, exibindo insegurança e pouco arrojo ou audácia, por mais que digam que ele tenha o mestrado da táctica. Em JJ há uma ausência de aspectos básicos que a mim, como Benfiquista, me deixam deprimido, envergonhado e céptico, não obstante ter ganho o campeonato de há dois anos.
E quanto às suas intervenções mais recentes, elas continuam a dar sinal de um comportamento estranho. Passaram de uma arrogância imprópria, por vezes desbragada, para um temor injustificado e injustificável, muito por acção directa do banho de dialéctica e de táctica, que na época transacta levou dos treinadores dos corruptos e dos brácaros, que o colocaram à beira de KO, deixando-lhe sequelas bem visíveis. Tão zonzo ficou, que quando vi a linha do Glorioso para este jogo em Barcelos, arrepiei-me e deitei as mãos à cabeça. Mais do mesmo!
Nem os 2-0 me serenaram. A verdade é que a equipa, como que reflectindo todos estes aspectos e apesar dos quatro reforços apresentados de início, demonstrou instabilidade, indefinição e medo. Mas nem quero pensar que isso possa significar falta de categoria e de identidade. Mal estaríamos se isto fosse verdade, após o enorme esforço financeiro feito pela Direcção neste defeso.

De anotar a atitude carroceira do treinador do Gil Vicente, que aproveitou um empate oferecido de bandeja por JJ, para usar imediatamente após o final do desafio, quase em jeito de uma vendetta e destilando todo o seu fel anti-Benfica, de uma linguagem grosseira com alguns impropérios à mistura, que pela TV até um surdo-mudo percebeu, pois vi o jogo com a completa ausência de som evitando incomodar-me com as irracionalidades de Waldemar Duarte e Manuel Queirós.

É por estas e por outras que o Benfica não pode dar abébias deste tipo em lado nenhum, e a mentalidade a incutir em todos os que contribuem para o futebol do clube, deverá ser sempre esmagar sem contemplação alguma, seja um adversário deste tipo ou qualquer rival que ombreie connosco.

Espero que ainda consigamos ir a tempo de corrigir e compensar este bónus dado ao inimigo da Palermo portuguesa. Mas quando vejo e oiço este timoneiro limitado do meu Benfica falar em “tranzaspor” já penso que vamos ver o “tweeter”  (Twente) por um canudo.

Siga a rusga!

GRÃO VASCO

5 comentários:

Joel disse...

Cronica brilhante a qual eu concordo a 200%

Águia Eterna disse...

Enorme Benfiquista GRÃO VASCO, assine por baixo este teu Post. Ler-te é um privilégio, pela qualidade da tua escrita e pela verdade pura nela contida.
Nós infelizmente não temos um TREINADOR. Nós BENFICA temos sim um ARREMEDO de TREINADOR, um AUTÊNTICO EMPLASTRO. A equipa não tem fio de jogo; a equipa tem apenas alguns jogadores, por ex. Javi Garcia, Pablo Aimar, Nolito que dão tudo o que podem e sabem pelo Nosso BENFICA. A grande maioria dos restantes apenas está em campo a "jogar" com os olhos. Felizmente temos agora pelo menos UM - eu penso que temos dois - guarda-redes a sério. Se não fosse o grande Artur Moraes teríamos perdido o jogo por dois ou três golos de diferença. Esta equipa não é compacta, joga partida, a defesa está sempre abandonada à sua sorte e é obrigada a recuar e a encostar-se ao g. redes porque o meio campo e o ataque ão sabem formar bloco e defender em conunto. Não temos um verdadeiro AVANÇADO DE ÁREA, bom no jogo aéreo e que tenha rapidez, o chamado KILLER INSTINCT. só lá temos améliazinhas que mal podem com a bola. Ou é rematada fraca de mais - parecem mulherzinahs da 3ª idade a chutar a bola, ou só rematam meros e metros acima da barra. O 1º golo que sofremos é uma VERDADEIRA ANEDOTA do ruben amorim que devia njogar sempre no belenenses. Enfim, no segundo ficaram ESPECADOS A PRESTAR VASSALAAGEM ao jogador gilista que rematou. Até tenho pena do GRANDE ARTUR MORAES com esses rêbos que tem à sua frente que de futebol só serão bons é na Play station, a começar pelo ARREMEDO DO ttreinadorzseco. Nem na 3ª divisão distrital se vê sofrer golos assim. Não vou dizer mais nada pois sabes tão bem quanto eu os males do Nosso BENFICA. estou a desabafar a ver se não morro de tanto sofrimento. só adormeci depois das 6 horas da madrugada.

quanto aos jornaleiros da tvi, os execráveis manuel queirós e o valdemerda duarte talvez estejam a precisar de uma consulta ao DENTISTA/OFTALMOLOGISTA. Esses lacaios não respeitam o BENFICA e a nossa direcção não pede explicações a ninguém. O L.F. Vieira é um indivíduo sem força nenhuma. não tem carisma, não tem poder, não tem nada e está a deixare o NOISSO BEWNFICA CAIR NA LAMA.
Ele é a SIDA e o JJ É O cancro. JUNTARAM-SE OS DOIS E ESTÃO AO LEVAR O meu amado benfica para o fundo E A SER CHACOTA dos corruptos do fóculporco. Já nem posso ver esse JJ na televisão. Nem nos jornais. O homem tem a expressão de UM VENCIDO, UM RESIGNADO, UM CONFORMADO, UM DERROTADO UM INCAPAZ. tudo culpa do L.F. Vieira que não vê um palmo à frente do nariz em matéria de futebol.
Quanto ao Manuel Sérgio
( Filósofo???!!! filósofos há muitos e da treta ainda mais, e nós precisamos é de COMPETÊNCIA, sangue suor e lkágrimas pelo NOSSO BENFICA). Não queres que ataque o presidente???!! então vai contratar um VELHO CAQUÉTICO, que se abotoou com uma REFORMA DE DEPUTADO e depois mandou os votantes nele abaixo de Braga, um bácoro que em vários artigos de opinião em jornais e revistas sempre GABOU E DEFENDEU o CORRUPTO bimbo da bosta do fóculprco e esse zero à esquerda do Presidente vieira vai contratar essa ABENCERRAGEM PARA O NOSSO BENFICA????.queria que publicasses este meu comentário e respondesses a este último assunto pois queria saber a tua douta opinião.

Não há NINGUÉM EM LISBOA, dentro ou fora da direcção que abra os olhinhos ao Vieira???!!!!
No porco o "psicólogo" é o prórpio bimbo da bosta que OBRIGA, OBRIGA, MAS OBRIGA MESMO os seus ASSALARIADOS, SEJAM ELES QUEM FOREM a dar o mâximo do mâximos pelo clubeco dele, mesmo sabendo que em caso de necessidade tem a ajuda dos apitadores.
O Nosso Vieira, nesse aspecto está a anois luz desse tal bosta das antas. Tantos milhares de sócios e não se arreanja um PRESIDENTE A SÉRIO E INTELIGENTE.

MEU BENFICA, A MINHA SINA É SOFRER POR TI, MAS NUNCA TE ABANDONAREI E SEMPRE , SEMPRE SEMPRE TE DEFENDEREI E AMAREI.

BENFICA, SEMPRE.

Anónimo disse...

sou apenas um simples adepto de sofa,sou novo tambem,27 anos..mas sofro muito pelo benfica,ninguem sequer imagina quanto..unica coisa que posso fazer é esperar por dias melhores e confiar em quem comanda o navio ao qual sou tripulante.o mundo benfiquista ficou muito desanimado,e quando assim é...mas a novela ainda agora começou e eu muito sinceramente acredito nesta equipa....ate no burro do jesus,porque ele apesar de tudo eu tenho que admitir é um grande treinador....e mesmo se ate nao fosse fizemos uma aposta nele,nos temos que ir ate ao fim,porque senao corremos o risco 1 dia destes ninguem quer vir treinar o benfica, ou ninguem sequer nos leva a serio,basta olhar pro passado recente,vejam o quique flores,veio ca..sorte sorte,azar azar foi embora de bolsos cheios na mesma...isso é que tem que mudar,e se hoje é o jesus que la esta ele vai ir ate o fim com nos nem que a puta da vaca tenha que tussir,eu penso assim...

Anónimo disse...

NEM ME VOU DAR AO CUIDADO
DE ESTAR A ESCALPELIZAR
OS ERROS COMETIDOS POR
UM MONTE DE ESTERCO
COM UM APINTO NA BOCA
PORQUE PARA ISSO BASTA
COMPARAR ESTE JOGO E O DO ANO PASSADO

ESTERCO É ESTERCO
E A CULPA NÃO É DELE

É DAQUELE SENHOR
QUE O LÁ PÔS

OBJECTIVAMENTE ESTE ESTERCO QUE ANDA
COM UM APINTO NA BOCA NÃO DEVERIA APINTAR
JOGOS EM PORTUGAL
POR MANIFESTA FALTA DE CATEGORIA

E PRINCIPALMENTE NÃO DEVERIA APINTAR JOGOS
DO CLUBE DO SOGRO E DOS CLUBES QUE DISPUTAM
OS TÍTULOS COM O CLUBE FOI COM PUTAS

ISTO É UMA VERGONHA
ENTREGUEM JÁ ISTO POR DECRETO
SEMPRE EM FRENTE NAQUELA CASA ILUMINADA

Anónimo disse...

Caro Grão Vasco, contra a minha vontade e sabes bem, estou totalmente de acordo contigo. Este !O Tal! considerado pelos proxenestas jornalisticos como o Rei da estragégia e táctica do futebol Português levou um banho de táctica de um pseudo treinador. Lamentável este Jesus não ver que a partir dos 35 minutos da primeira parte o lado direito estava à deriva, Ruben já não aguentava uma gata pelo rabo o Gaitan divertia-se e não ajuda atrás o Jardel coitado não tem ritmo para fazer as dobras do Amorim...E temos um treinador que nada fêz e outro que ao ver este buraco canaliza tudo por ali. E ainda para cumulo vemos um Ruben fazer um corte em local de perigo como se estivesse a jogar futebol de praia. Aliás este menino que se diz Benfiquista desde os 3 meses tem que ter juízo, pois já chega de andar na sorna. Tem que começar a dar ao pedal e deixar de aparecer na TV, os artistas da TV vão para o Teatro ou para as telenovelas. E o nosso treinador parecia estáctico.Ainda bem que sem som para não ouvir as baboseiras de um BALDE MAR DE MERDA DUARTE E O FUTURO DIRECTOR GERAL DOS CORRUPTOS.
Força Grão Vasco
Benfica Sempre. Lampiãovis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...