17.10.11

SL BENFICA - adiantar a "hora" em Basel



Não obstante o histórico dos confrontos para as competições europeias entre o Sport Lisboa e Benfica e equipas suíças, ser favorável ao Glorioso – nenhuma derrota em quatro jogos disputados, com dois empates na Suíça e duas vitórias expressivas na Luz e respectivas eliminatórias ganhas* - o jogo de amanhã com o FC  Basel 1893 da cidade com o mesmo nome, no estádio St. Jacob-Park irá ser duro e difícil.

No país dos “mestres do tempo”, o Benfica pode e deve adiantar a “hora” europeia do seu precioso relógio futebolístico, ganhando assim o avanço necessário para encarar sem sobressalto de maior a 2ª volta desta fase de grupos 2011/12 da Champions League.

O Benfica, seus jogadores, staff técnico e adeptos, terão obrigatòriamente de funcionar como uma máquina de precisão de elevada qualidade, tão boa ou melhor do que uma obra-prima de topo de qualquer prestigiada marca relojoeira suíça – o excelente e moderno estádio de St. Jacob-Park, a equipa do FC Basel e a sua falange de apoio, considerada uma das claques do top 20 mundial, serão mais um rigoroso teste às capacidades de uma “máquina” que tem procurado, e até agora bem, o certificado europeu de qualidade.

Basel poderá ser o início de mais um “salto no tempo” para o Glorioso, mas o recente percurso dos suíços, quer no plano interno, quer na Champions, deixa antever um adversário forte ou o empate a 3-3 em Manchester, no quase inexpugnável Old Trafford não tivesse sido prova disso mesmo.

Por tudo isto, perspectiva-se um jogo muito disputado e um espectáculo de muita emoção, onde o Sport Lisboa e Benfica terá de estar à altura dos seus pergaminhos.

Curiosamente, nas únicas duas épocas em que jogámos com equipas suíças, conseguimos atingir a final das competições europeias onde estávamos inseridos. Em 64/65, para TCCE eliminámos nos oitavos-de-final, o La Chaux-de-Fonds, campeão suíço nesse ano e defrontámos em S. Siro, o Inter de Milão numa final de má sorte para o Grande Benfica de Eusébio e Coluna. Em 82/83 na Taça UEFA, eliminámos o FC Zürich nos oitavos-de-final e perdemos a final a duas mãos com os belgas do Anderlecht. [De salientar que para o jogo da segunda mão desta final da Taça UEFA, disputada no Estádio da Luz, a equipa do Benfica viu-se privada do jogador Diamantino, gravemente lesionado – na altura o melhor jogador da equipa – que no sábado anterior tinha sido alvo de uma entrada selvática de um jogador do Vitória de Guimarães.]


Por lapso de memória cometi uma gaffe relativamente ao Diamantino. Este episódio último que está entre parêntesis rectos ocorreu aquando de outra final, mas para a TCCE contra o PSV. No entanto, havia um episódio relacionado como esse nosso grande jogador na final com o Anderlecht e que me confundiu com o que descrevi, e que foi uma perdida incrível do Diamantino, em Bruxelas que daria o golo do empate. Assim é que é.


Agradeço a especial atenção de alguns leitores do blog que tiveram a amabilidade de nos comentários me terem alertado para esse lapso. O meu muito obrigado a esses Companheiros - Guachos Vermelhos, Ravanelli e jzz

Porque não sonhar?

Boa sorte, e ...carrega Benfica!


*
Época de 1964/65, Taça Clubes Campeões Europeus
04/11-1964   La Chaux-de-Fonds,1 – SL Benfica,1
09/12-1964   SL Benfica,5 – La Chaux-de-Fonds,0

Época de 1982/83, Taça UEFA
24/11-1982  FC Zürich,1 – SL Benfica,1
08/12-1982  SL Benfica,4 – FC Zürich,0


GRÃO VASCO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...