1.4.12

16 minutos de alta tensão



Sábado, 31 de Março de 2012
22h e 53 m.
“A Galeria” está repleta. 65% Benfiquistas, 35% de vários espécimes anti-Benfica.
Momento de suspense. Bruno César é abalroado por Elderson.
Penalty!

Meia hora do segundo tempo. Não aguento e abandono o café. Não quero ver mais. Estou com taquicardia e sob uma enorme tensão.
Sento-me na soleira da porta de um prédio ao lado. Não vejo ninguém. Não quero ver mesmo ninguém.
Uma solidão total, uma ansiedade brutal!
Iniciei aqui um dos monólogos mais longos da minha vida.
- “Então e a marcação do penalty? Está assim tão demorada? Se calhar o João Ferreira voltou com a palavra atrás

Nesse momento um clamor impressionante trespassa as vitrinas de “A Galeria”.
- “Benfica! 1-0! Já está! O mais difícil está conseguido! Puxa! Ainda faltam 12 minutos, mais os descontos! Aguentem lá isso, caramba, aguenta Luisão, aguenta Javí”!

Não faço a mínima ideia de quem foi o autor do golo.
- “Ah! Já sei. Foi o Cardozo.
- “Como? O Cardozo já saiu” - disseram-me os meus botões.
- ”Se calhar foi o Capdevilla. Hummmmm…não, o Jesus não iria entregar o homem às feras! Foi mas foi o Gaitán, o Gaitán! Quem não foi, foi o Quim, o Nuno ou o Amorim! Mas já está. Isso é o que interessa!”

Continua a minha solidão. Espreito para dentro do café. Tudo expectante. Olhos fixados no ecrã.
- “Caramba! Ainda falta tanto tempo!”

Começo a deambular à toa pelo passeio, olhando para o céu esperando que Alguém oiça as minhas preces.
Nisto, um ruído surdo, estranho, e uns guinchos histéricos. Vêm de lá de dentro, do café. É o putêdo corrupto e o lagartêdo de Alvalixo a exultar com o Braga
Ligam-me da Luz. Uma voz amarga exclama:
- “Já fomos!”
Simultâneamente, uma mensagem aparece no visor do meu telefone:
- “Frango”!
Desligo tudo! Desligo-me completamente.
- “Pronto! Já nos fizeram a folha! Foi mesmo golo deles!”.

Já só faltam 8 minutos. O tempo está a esgotar-se!
Não pode ser!
- “Será que o “crime” compensa” mesmo? Será que a filha-da-putice sediada no coio da Falperra ao longo destes últimos quatro anos (Jorge Jesus, com a sua playstation, não esqueçamos, também foi cúmplice desta bandalheira e já provou do seu veneno) irá vingar?”

A festança já vai rija entre putêdo e lagartêdo. Vai começar o gozo, a humilhação, o achincalho. Só falta o espumante da fita azul e verde e a “vaca sagrada” da Maria Amélia entrar para gáudio da turba bracarense (e não é que entrou mesmo?).

No meu relógio o tempo esgotou, jogo está mesmo, mesmo a acabar. Estou desolado!

Olho novamente para dentro do café. Ainda se joga!

Tenho uma miragem acompanhada de uma náusea – Jesus com a cruz às costas a caminho do Calvário, uma semana antes da Páscoa. Pois, porque amanhã (hoje) é Domingo de Ramos e o que deveria ser a entrada triunfal do Messias em Jerusalém, parece-me ser sim, o inexorável caminho da crucificação.

- “Eh, pá! Aguenta-te c*r*lh*!” – exclamavam novamente os meus botões.

A minha alma imensa está “imensamente” despedaçada. Estou completamente arrasado!

Um silêncio impressionante surge durante dez segundos.
- “Se calhar é a última jogada, o último fôlego!”

Oiço uma enorme explosão de alegria, o som de uma bomba. Um tumulto. Um clamor brutal dimana novamente do interior do café. Olho através das vitrinas novamente, quase que não acredito no que estou a ver. Tiro os óculos, ponho os óculos. Tudo de pé, tudo a gritar! Abraços e braços no ar!

O meu mais novo, que corajosamente não arredou pé, um instante que fosse durante o jogo, emerge da multidão! Vai no ar, aos ombros dos meus queridos amigos Benfiquistas.

Entro. Olho para a pantalha. Ainda vou a tempo de ver o “Imperador” a acabar de “salvar” Jesus - pelo menos por uma semana, e quem sabe se na próxima também – que ao contrário de Pôncio Pilatos, seu governador na Judeia, “lavou as mãos” deixando o verdadeiro messias entregue à populaça há dois milénios atrás.

Olho para os Benfiquistas presentes. Eles sabem que eu tinha acabado de “ressuscitar”. Mas eles também. Ressuscitaram e exultaram. Então Jesus, nem se fala!

Estou exausto!
Já iniciei o meu plano de recuperação física e anímica para quarta-feira.

Até lá!



GRÃO VASCO

10 comentários:

GuachosVermelhos disse...

Haja coração!

Manuel disse...

Ó alma de Deus, tem calma! Assim não te safas! lol!
O que é preciso é calma e estupidez natural, dizem eles!

Águia Preocupada disse...

Caramba, Grão Vasco! Descreveste como ninguém o sentimento e sofrimento de milhões de almas durante aqueles infindáveis minutos!
Mas cuida-te homem, é apenas um jogo de futebol e a nossa vida é preciosa e se possível sempre é melhor vivê-la com saúde!
Abraços gloriosos!

Anónimo disse...

Escrito com essa imensa alma!

Excelente!

A'guia de Santo Tirso disse...

Muita bom !
Nossa assim você me mata Benfica .
Mas morrer por e de amor ...

Frank disse...

E Vasco pensava eu que era o unico que nao aguentava ver os ultimos 5 minutos do Glorioso mas pelos vistos consegues me ganhar,eu ontem aguentei ate oa fim estava a minha mulher a ver o jogo comigo eu pensei tenho ca uma fezada que nestes ultimos dois minutos o Benfica vai marcar e marcou mesmo nao foi preciso esperar muito,ai sim saltei do sofa impelido como uma mola subi uns degraus voltei para baixo o jogo terminava,desta estamos safos agora esperemos pelo jogo com a lagartada se o porto perde em ou empata em Braga aposto que o Benfica bate a lagartada ai assumiremos o comando para nao mais o largar,mas se ganham o putedo estamos tramados podiamos estar bem confortados la na frente sem estes sofrimentos mas sei que ser Benfiquista e isto mesmo nao se e campeao sem sofrer.

rui disse...

quem é que vai ver futebol pra um cafe onde estao corruptos e lagartos? eu evito esses ambientes,vi na casa do benfica das caldas de sao jorge,tambem vim para a rua nos ultimos minutos porque estava sentado ao lado de alguns agoirentos e eu sinceramente e honestamente acreditava eu estava estranhamente tranquilo porque eu acreditava mesmo e estava a ver atraves da janela quando foi golo dei uns saltos no ar e ate mandei uns pontapes a uma motorizada que estava la parada lol.eu e mais 4 ou 5 na rua..cerca de 100 200 pessoas la dentro acordamos a puta da vizinhança toda

BENFICA SEMPRE disse...

Caro Grao Vasco,

Foi uma grande VITÓRIA da única EQUIPA que quiz realmente ganhar o jogo!

Assisti ao jogo numa Associacao de Portugueses aqui na Alemanha e até tive vergonha! Quando o Glorioso fez o segundo golo, alguns de nós (incluindo eu...) festejamos com gritos de alegria....

Qual nao é o meu espanto quando, certas pessoas que estavam a assistir (que nem sequer eram do Braga...) se insurgiram contra nós, com ameacas verbais e tudo... pessoas pelas quais sempre tive o maior respeito e consideracao! Eu só lhes disse se por acaso ofendemos alguém... a azia era tanta que comecaram a "atirar" com coisas totalmente fora do contexto. Por isso, decidi abandonar a sala, sem antes desejar uma "boa noite"!

Isto apenas para lhe dizer que... está tudo minado! O Anti-Benfica está por todo o lado. Eu vivi em Gondomar e no Porto e sei o que vivi e presenciei... agora, tao longe de "casa" e o pessoal conportar-se desta maneira!

Temos de ser cada vez mais fortes e unidos... só assim venceremos!

Saudacoes Benfiquistas!

Anónimo disse...

Caro Grão Vasco como descreves-te o teu estado de alma como um verdadeiro pintor.Mas! pior fui eu amigo, com um dia de sofrimento, atacado na sexta pelo maldito acido úrico num pé, que me louvou a tomar duas doses de Colchicine.Foi um sofrimento terrível no sabado de ramos,com um esvair por baixo e por cima, foi horrível tal sábado. Não consegui aguaentar o Relato da BenficaTV, pois estava tão mal que depois de mais uma bi-descarga, fui para a cama, ainda no 0-0, mas pelo relato pareceu-me que estavamos a dominar era uma questão de tempo. Na cama male, male, male, adormeci , acordando depois por volta da meia noite,e pensei,Pôrra!deixa-me ver como ficou. Ligo a tv e estavam a dar as noticias de meia-noite, quando vejo em rodapé F.Corrupto do Porko 60 pts. Glorios Benfica 59pts, foi como a alma me tivesse renascido e todo aquele mau estar tivesse aliviado, mas meu amigo esta foi pra chuchu... Mas! venham mais assim, votoriosas até Final tanto do Campeonato, como da Liga dos Campeões.
Um abraço do Lampiãovis.

Ps. Viste a última do DR.Asno do Futebol(R Santos-Tempo Axtra)tinha que arranjar um penalty é um asno completo, depois mando-te uma foto dele.

Águia Skywalker disse...

Eu também ví, ou melhor, vivi este episódio práticamente de igual modo.
Uma "prova de esforço".

Viva o Benfica!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...