1.4.12

16 minutos de alta tensão



Sábado, 31 de Março de 2012
22h e 53 m.
“A Galeria” está repleta. 65% Benfiquistas, 35% de vários espécimes anti-Benfica.
Momento de suspense. Bruno César é abalroado por Elderson.
Penalty!

Meia hora do segundo tempo. Não aguento e abandono o café. Não quero ver mais. Estou com taquicardia e sob uma enorme tensão.
Sento-me na soleira da porta de um prédio ao lado. Não vejo ninguém. Não quero ver mesmo ninguém.
Uma solidão total, uma ansiedade brutal!
Iniciei aqui um dos monólogos mais longos da minha vida.
- “Então e a marcação do penalty? Está assim tão demorada? Se calhar o João Ferreira voltou com a palavra atrás

Nesse momento um clamor impressionante trespassa as vitrinas de “A Galeria”.
- “Benfica! 1-0! Já está! O mais difícil está conseguido! Puxa! Ainda faltam 12 minutos, mais os descontos! Aguentem lá isso, caramba, aguenta Luisão, aguenta Javí”!

Não faço a mínima ideia de quem foi o autor do golo.
- “Ah! Já sei. Foi o Cardozo.
- “Como? O Cardozo já saiu” - disseram-me os meus botões.
- ”Se calhar foi o Capdevilla. Hummmmm…não, o Jesus não iria entregar o homem às feras! Foi mas foi o Gaitán, o Gaitán! Quem não foi, foi o Quim, o Nuno ou o Amorim! Mas já está. Isso é o que interessa!”

Continua a minha solidão. Espreito para dentro do café. Tudo expectante. Olhos fixados no ecrã.
- “Caramba! Ainda falta tanto tempo!”

Começo a deambular à toa pelo passeio, olhando para o céu esperando que Alguém oiça as minhas preces.
Nisto, um ruído surdo, estranho, e uns guinchos histéricos. Vêm de lá de dentro, do café. É o putêdo corrupto e o lagartêdo de Alvalixo a exultar com o Braga
Ligam-me da Luz. Uma voz amarga exclama:
- “Já fomos!”
Simultâneamente, uma mensagem aparece no visor do meu telefone:
- “Frango”!
Desligo tudo! Desligo-me completamente.
- “Pronto! Já nos fizeram a folha! Foi mesmo golo deles!”.

Já só faltam 8 minutos. O tempo está a esgotar-se!
Não pode ser!
- “Será que o “crime” compensa” mesmo? Será que a filha-da-putice sediada no coio da Falperra ao longo destes últimos quatro anos (Jorge Jesus, com a sua playstation, não esqueçamos, também foi cúmplice desta bandalheira e já provou do seu veneno) irá vingar?”

A festança já vai rija entre putêdo e lagartêdo. Vai começar o gozo, a humilhação, o achincalho. Só falta o espumante da fita azul e verde e a “vaca sagrada” da Maria Amélia entrar para gáudio da turba bracarense (e não é que entrou mesmo?).

No meu relógio o tempo esgotou, jogo está mesmo, mesmo a acabar. Estou desolado!

Olho novamente para dentro do café. Ainda se joga!

Tenho uma miragem acompanhada de uma náusea – Jesus com a cruz às costas a caminho do Calvário, uma semana antes da Páscoa. Pois, porque amanhã (hoje) é Domingo de Ramos e o que deveria ser a entrada triunfal do Messias em Jerusalém, parece-me ser sim, o inexorável caminho da crucificação.

- “Eh, pá! Aguenta-te c*r*lh*!” – exclamavam novamente os meus botões.

A minha alma imensa está “imensamente” despedaçada. Estou completamente arrasado!

Um silêncio impressionante surge durante dez segundos.
- “Se calhar é a última jogada, o último fôlego!”

Oiço uma enorme explosão de alegria, o som de uma bomba. Um tumulto. Um clamor brutal dimana novamente do interior do café. Olho através das vitrinas novamente, quase que não acredito no que estou a ver. Tiro os óculos, ponho os óculos. Tudo de pé, tudo a gritar! Abraços e braços no ar!

O meu mais novo, que corajosamente não arredou pé, um instante que fosse durante o jogo, emerge da multidão! Vai no ar, aos ombros dos meus queridos amigos Benfiquistas.

Entro. Olho para a pantalha. Ainda vou a tempo de ver o “Imperador” a acabar de “salvar” Jesus - pelo menos por uma semana, e quem sabe se na próxima também – que ao contrário de Pôncio Pilatos, seu governador na Judeia, “lavou as mãos” deixando o verdadeiro messias entregue à populaça há dois milénios atrás.

Olho para os Benfiquistas presentes. Eles sabem que eu tinha acabado de “ressuscitar”. Mas eles também. Ressuscitaram e exultaram. Então Jesus, nem se fala!

Estou exausto!
Já iniciei o meu plano de recuperação física e anímica para quarta-feira.

Até lá!



GRÃO VASCO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...