8.6.12

A “cultura” do Chico Viegas



Chico Viegas é um nome igual a tantos outros. Um nome que poderia estar ligado a qualquer colega de Chico Chicão, um jagunço do sertão brasileiro, personagem da telenovela “Gabriela” que em vários episódios dessa produção se fartou de “morder” na Natália do Vale, a célebre Óróra (Aurora), à época uma boazona novinha em folha, a “estrear” e um dos melhores biscatos da TV brasileira.

Mas não.

Este Chico Viegas é uma produção artística rasca cá do burgo, um pirata do lado de cá do Atlântico, e ao que parece, entretém-se nas horas vagas (ou não) a “morder” o “outro” - o outro clube melhor dizendo – seu ódio de estimação que tantas comichões lhe traz.


O país está inundado de péssimos exemplos e piores exemplares. Este é mais um de uma colecção que não tem fim!

Mas o país é isto mesmo. Um país sustentado por um regime em que a democracia é transformada diàriamente numa corruptocracia e bandalheirocracia, em que um governante tem a capacidade mimética de se camuflar conforme o meio com folclóricos coloridos, que vão desde um cultural amarelado-azul-laranja político ao azul e branco, melhor, bronco, riscado das barracas de praia do seu sectarismo inadmissível no campo desportivo. Uma democracia onde se dá voz e espaço mediático àqueles que sabendo da imundície que grassa a norte num grémio onde a fruta, corrupção e putêdo são o prato do dia, a omitem e branqueiam com rabiscadas indecentes em que o “outro” é a origem de todos os seus males e complexos.


Chico Viegas provou que na sociedade portuguesa qualquer sectário ordinário pode ser secretário de estado.

Mas o Chico Viegas é isto. É o verdadeiro representante do clube e do regime que o suporta.


Tal como os Ângelos Césares e os Urgéis Hortas de outros tempos, cá estão os Chicos Viegas de hoje, a lembrarem-nos de que seja na ditadura ou num triste regime como o nosso, há uma agremiação em que os seus prosélitos não conseguem passar da cepa torta, sofrendo de miopia crónica e doentia.


GRÃO VASCO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...