27.10.12

O Mandatário da Acrimónia


Esta história é baseada num caso verídico.
 
Ribeiro e Castro, mandatário da candidatura de Rui Rangel à presidência do Benfica é daqueles benfiquistas que está para a História do Benfica como os Dinossauros estão para a História da Terra.
 
O Museu do Benfica, a inaugurar dentro em breve, não irá certamente deixar de reservar uma ala dedicada aos “grandes fósseis” convidando a sumidade portuguesa nesta matéria – prof. dr. Galopim de Carvalho -  para efectuar os retoques finais e elaborar a respectiva classificação dos modelos em causa, encontrando assim a melhor nomenclatura para casos tão exóticos como este de Ribeiro e Castro, e para o qual darei o meu singelo contributo apelidando-o desde já como o “Mandatário da Acrimónia” ou “Mestre da Acrimónia”.
 
Não, não é Amazónia, é Acrimónia mesmo!
 
 E porquê?
 
Porque lamentàvelmente, desde a sua primeira intervenção, precedendo a de Rangel, no início da campanha eleitoral da respectiva candidatura, não fez outra coisa senão ferrar constantes e sucessivas alfinetadas em Luís Filipe Vieira, sempre num tom áspero e deselegante, descarregando um azedume inadmissível e impróprio de quem tanto apelou à lisura e elevação.
 
As hostilidades, de que tanto se queixou depois, como se fosse uma falsa virgem ofendida, teve imediata continuidade num programa em directo na SIC Notícias onde deveria ter tido o bom senso de não se pronunciar sobre matéria eleitoral, pois seria pressuposto estar ali como representante do Benfica e não como adversário do presidente do Clube.
 
Depois lá continuou a sua saga anti-Vieira, finalizando no dia das eleições com uma declaração azeda e ressaibiada à boca das urnas, dizendo – “O discurso de Vieira não foi o de presidente de todos os benfiquistas”.
 
O homem está completamente “fossilizado”. 
Então queria que Vieira tivesse o seu discurso, ou o de Rangel?
Como, se Ribeiro e Castro se constituiu precipitadamente como um quase inimigo de Luís Filipe Vieira?
 
“Bem prega Frei Tomás…”

No início da campanha Castro expirava e inspirava…
- “Sente-se qualquer coisa no ar” - referindo que houve um "sinal importante na Assembleia Geral do clube, com o chumbo das contas”.
 
(Seria o cheiro a queimado do petardo e que ontem miseravelmente ainda perpassou pelo pavilhão da Luz, tentando intimidar o Povo Benfiquista, o verdadeiro Povo Benfiquista que fez questão de saudar os resultados e o Presidente reeleito?)
 
É que a acrimónia começou por aqui e só por aqui e terminou na Voz do Operário, num discurso populista e intragável, perguntando se ali estava algum sócio do porto ou do sporting, numa clara alusão a Vieira. Nem um carroceiro teria descido tão baixo!
 
Na realidade, o apelo a uma campanha sem acrimónia foram palavras repletas de hipocrisia, coisa corriqueira na maior parte dos “políticos”. E este não foge à regra.
 
Enfim, um adepto e sócio benfiquista que protagonizou uma triste figura e que não aprende nada.
 
É que depois da sensação, que segundo ele, pairava no ar, outro aroma e outra realidade desceram à Terra e à Luz na noite de ontem com 83% de superavit democrático…
 
Uma noite de difícil digestão para ele e para mais alguns - incluindo Rui Rangel, que passou num ápice, após o anúncio dos resultados eleitorais, de candidato derrotado a “vigilante” - e que “empirica” e precipitadamente imaginaram que uma trupe de cem ou duzentos gajos (assim lhes chamou Vieira, apropriadamente) transportados da selva do Jurássico para os pavilhões da Luz, lhes poderia trazer a confiança da maioria dos Benfiquistas.
 
Pura ilusão!
 
Até daqui a quatro anos!

 

GRÃO VASCO



 
PS. Ontem ficou categòricamente provado que a blogosfera, - neste caso particular a blogosfera benfiquista - “vale o que vale”, sendo um espaço que actualmente, pela sua mediocridade, está pura e simplesmente desacreditado, assemelhando-se a um nicho onde muitos moribundos estrebucham e analfabetos garatujam, gerações e gerações de medíocres esperneiam desesperados, espumando de raiva nas sombras das suas bastardices, vermelhuscos com arrobas e arrobas de raiva, digladiando-se ferozmente em guerras quixotescas e quase virtuais, anónimas e repletas de cognomes.
E as sondagens nos blogues à la Oliveira e Costa?
“Go, go, go! Go, go, go!

5 comentários:

redbul1710 disse...

Ribeiro e Castro é mais um dos "Ilustres" Salteadores em Busca do Tacho Perdido...um autêntico fóssil andante.

Atlas disse...

Na muche - a análise feita a quem só sabe ser político.
São estas espécies que fazem com que para mim a palavra político signifique tacho.
Quanto à blogosfera camaleã benfiquista espero que a maioria silenciosa a tivesse identificado e lhes proporcione o tratamento que merece - um total e absoluto repúdio retirando-os da lista de favoritos para nunca mais serem visitados.
Este tipo de mentalidade merece naufragar nas ondas do seu próprio ódio.

MC disse...

Excelente análise dos "pontos negros" nas eleições do Glorioso.
O mandatário da lista B faz-me lembrar a BD do Coyote correndo atraś do Bip-Bip... por muito que corra, nunca consegue agarrá-lo...

Águia Eterna disse...

Caríssimo e GLORIOSÍSSIMO BENFIQUISTA Grão Vasco,os meus sinceros cumprimentos pelo GRANDE ÁGUIA que é, mas, como não sou hipócrita e penso pela minha cabeça, livre e independente, comunico-lhe que pela primeira vez não estou de acordo com um artigo escrito por si.
Não sou "Vieirista", não sou "Rangelista", sou apenas e SÓ BENFIQUISTA. Mas BENFIQUISTA 10000000000000000000000000%, ATÉ À MINHA MORTE e mesmo depois dela se tal for possível.

Votei em BRANCO, e para mim GANHOU O BENFICA.
O que lamento e me deixa triste e até de certa forma DESANIMADO, é ver que NÓS BENFICA, temos tantos INIMIGOS, nas rádios, televisões, jornais, APITADORES CORRUPTOS, dirigentezecos submissos ao porco-mor, etc,etc,etc, e em vez de NOS UNIRMOS TODOS, para DERROTAR essa AUTÊNTICA GENTALHA, andamos a DEGLADIARMO-NOS uns aos outros, quando no fundo defendemos e amamos TODOS o Nosso INIGUALÁVEL BENFICA.
"UNIDOS VENCEREMOS, DIVIDIDOS CAIREMOS". Esta frase VERDADEIRA é de um grande músico dos PINK FLOYD de seu nome Roger Waters, QUE SE GOSTAR DE dESPORTO E FUTEBOL, há-de ter de certeza uma COSTELA BENFIQUISTA, apesar de ser cidadão inglês de Liverpool.

O Dr. José Ribeiro e Castro é UM GRANDE BENFIQUISTA e um HOMEM DE BEM.
Não é do meu quadrante político, pois sou HOMEM DE ESQUERDA com muito ORGULHO, mas é UM HOMEM que AMA O MEU/NOSSO BENFICA tanto como eu ou o caríssimo GRÃO VASCO.
Penso que temos de aceitar que pensem diferente de NÓS. Não podemos tratar NOVOS candidatos aos CORPOS SOCIAIS DO NOSSO BENFICA como se fossem criminosos ou Nossos INIMIGOS.
Afinal de contas se a Lista B não tem aparecido, as eleições do BENFICA teriam passado despercebido. Pelo contrário com o seu aparecimento conseguimos bater o RECORD de votantes.
No Benfica, o Maior e Melhor clube de Portugal, ninguém, nem o seu Presidente pode estar acima da CRÍTICA, pois esta visa denunciar ERROS e a procura da melhor forma de os solucionar e evitar que novos ou iguais erros se cometam.

Para acabar digo-lhe que para mim o ponto mais alto da noite eleitoral, foi quando depois de se saber o resultado da votação, aconteceu a ida ao Pavilhão do Dr. Paulo Olavo Cunha, candidato a Presidente da Mesa da Assembleia Geral pela Lista B, e espontâneamente e com VERDADEIRO BENFIQUISMO deu os parabéns e um GRANDE ABRAÇO ao Presidente reeleito L.F. Vieira.

Isso é que é o BENFICA. São esses BENFIQUISTAS que me servem de referência e dos quais me orgulho.

O Nosso BENFICA só poderá continuar a ser O MAIOR E O MELHOR, se tivermos INTELIGÊNCIA SUFICIENTE para NOS UNIRMOS e remarmos TODOS para o mesmo lado.

E PLURIBUS UNUM, é o Nosso LEMA, a Nossa MÂXIMA, que na sua tradução mais EXACTA significa: E DE TODOS UM.
Esse UM, é o NOSSO BENFICA, e o TODOS somos NÓS, que constituímos o NOSSO INIGUALÁVEL BENFICA.

Conclusão: só cumprindo o Nosso LEMA, conseguiremos consolidar a Nossa condição de MAIOR E MELHOR CLUBE DE PRTUGAL e um dos 10 Maiores e Melhores de Todo o Mundo.

Um abraço CARREGADO DE BENFIQUISMO a todos os que VERDADEIRAMENTE DEFENDEM E AMAM TÃO GRANDE E GLORIOSO CLUBE, o Nosso Eterno e Inigualável BENFICA de todo o Mundo.

BENFICA, SEMPREEEEEEEEEEEEEE THE GREATEST OF THE WORLD.

GRÃO VASCO disse...

Caro e Glorioso Águia Eterna,

Mal Nós estaríamos se estivéssemos sempre de acordo.
A diferença nas opiniões é normal e faz parte da nossa natureza humana.
Em relação a este aspecto estamos perfeitamente entendidos.

Quanto ao teor da discordância, tenho a reforçar o seguinte em relação ao que já disse no post.

Ribeiro e Castro foi mauzinho. Usou de hipocrisia e é useiro e vezeiro nesse comportamento.
Pediu uma coisa e fez imediatamente o contrário. Foi o único fulano, após os resultados eleitorais cujo comportamento critiquei e disse-o claramente porquê.

Todos somos Benfiquistas. Isso é uma verdade, mas como ninguém é imune às críticas fi-lo por dever de consciência.
Não gostei nada, mas mesmo nada da forma como Castro actuou.
Apresentei comportamentos e palavras dele que me desagradaram.

É preciso união, mas há muita gente que divide, e de que maneira.
Foi inadmissível a forma populista e demagógica, sustentada em ilacções precipitadas - como, por exemplo, a referência às deliberaçoes da assemblei-geral - que Castro tirou para se justificar.

Eu também já critiquei LFV (e os radicais vieiristas já me incomodaram por isso e sou apoiante de Vieira) mas nunca o fiz nem farei como ele o fez. Seja com LFV ou outro presidente qualquer que o Benfica teve, tenha ou vier a ter.

Ribeiro e Castro foi mauzinho demais.
Ultrapassou largamente o que são para mim os limites da sensatez e do respeito.
Um Abraço Glorioso

GV

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...