17.4.13

O gingko biloba e o Ribeiro Cristóvão


O de baixo também não cumpre com a medicação

 

O gingko biloba é uma espécie botânica ancestral, um autêntico fóssil vivo do extremo oriente que resistiu às terríveis radiações das bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki, no Japão da 2ª Grande Guerra Mundial, renascendo na terra contaminada e cujas folhas, segundo a naturopatia e fitoterapia, têm propriedades farmacológicas e medicinais muito importantes.

Hoje, o seu extracto é comercializado em cápsulas, comprimidos, pó, xarope, tintura e sobretudo em gotas. Serve para combater a senilidade mental, especialmente a afectação da memória e a perda cognitiva nos idosos.

 

Pelos vistos, não faz efeito na azia (acidez) e na anti-Benfiquite crónica de alguns marmanjos da nossa praça.

 

Na realidade, quando hoje vejo e ouço Ribeiro Cristóvão na SIC e na RR, tento vislumbrar na sua retórica de cumentadeiro de pacotilha ou no seu fácies enxofrado, sinais que indiciem se o dito cujo tem ou não cumprido com a toma das gotas, pressupostamente de gingko biloba (prescrição habitual nestes casos), no horário correcto, nas vezes necessárias e nas doses terapêuticas recomendadas.

 

Ora, o que me é dado ver, é que o homem continua a disparatar à toa, e então quando se trata de assuntos do Benfica, até parece que ingeriu uma zurrapa qualquer, tal a descarga verbal e biliar, rancorosa, precipitada, truculenta, tresandando um hálito anti-Benfica pôdre e desconchavado.

 

Primeiro foi a Taça da Liga. Que assim, que assado, frito e cozido, dizendo cobras e lagartos, desvalorizando a competição e o seu desenho, mas nunca apresentando alternativas. Logo que o Benfica foi eliminado, virou as agulhas, mudando o discurso, cantando loas ao Braga, não beliscando o torneio.

Depois disso tem marrado com as exibições do Glorioso, menosprezando a importância da Taça de Portugal, ou agoirando e arengando como uma coruja velha e decrépita sobre o primeiro lugar do campeonato e sobre a condição física dos atletas Benfiquistas, ou ainda tentando amesquinhar a prestação do Benfica na Europa League, tratando esta competição europeia cada vez mais prestigiada, como se ela fosse a Taça da Malha dos Corticeiros de Alguidares de Baixo, desvalorizando os adversários, desde a Champions (Celtic, Spartak) até ao presente (Bordéus e Newcastle e assim por diante).

 

Ribeiro Cristóvão tem-se prestado a um triste papel. Protagoniza um velho pateta, ressaibiado, bolçando uma baba nojenta, exalando um cheiro fétido a merdunça verde e ressequida, arengando patacoadas sem sentido.

 

A última foi o cumprimento entre Jorge Jesus e Paulo Fonseca no final do jogo de ontem, entre o Benfica e o Paços.

Esperei pelas imagens do fim do desafio para tirar dúvidas e elas foram elucidativas. Jorge Jesus estava muito atento a algo que se passava dentro do relvado e nem se apercebeu, no imediato, da proximidade do Paulo. Logo que isso aconteceu, estendeu-lhe a mão, correspondendo à iniciativa do seu colega, cumprimentando-o, como foi óbvio nas imagens. Foi uma saudação rápida, fugaz, devido a circunstancialismos diversos, mas que nada teve de incorrecto ou de grosseiro, até porque o Paulo e o Jesus se conhecem bem e dão-se normalmente, tendo até o treinador do Paços em outras ocasiões tecido elogios a JJ.

 

Cristóvão descobriu aí algo de transcendental, para preencher os seus comentários com mais umas baboseiras, mas não houve nada. Só houve sim, o delírio e as manifestações de senilidade degenerativa e galopante de quem já há muito deveria ter calçado as pantufas, fazer o devido repouso e os tratamentos adequados em casa, saindo por exemplo, nestes dias, para apanhar um bocadinho de sol e ver passar os comboios e as mulas da ordem, aproveitando também para ir à mercearia da esquina comprar um chá de barba de milho para o ressaibo, uma nova escova de dentes e uma elixir eficaz para lavar bem a boca.

 

Mas ao que parece, nem o gingko biloba nem outra porcaria qualquer lhe fazem efeito nenhum. É um caso perdido. Incorrigível, sem cura!

 

Que pena eu tenho do gingko biloba!

 

GRÃO VASCO

 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...