30.4.13

Stéphane Lannoy




Árbitro para 5ª feira, na Luz, para o SL Benfica- Fenerbahçe SK.


Stéphane Laurent Lannoy, 43 anos, comerciante, nascido em Boulogne-sur-Mer a 18 de Setembro de 1969, é árbitro da federação francesa desde 1998. Jogou futebol até aos 20 anos, e enveredou pela carreira de árbitro ao considerar que não tinha qualidade suficiente para ser jogador profissional de futebol. Enquanto jogou, já se tinha dedicado a dirigir alguns desafios de futebol.

Árbitro primodivisionário em 2002, referência internacional FIFA a partir de 2006, Lannoy foi promovido à categoria de elite da UEFA no início da temporada 2009-2010.

Presente na Taça do Mundo 2010 na África do Sul, dirigiu dois jogos da fase de grupos.

Em 2012 foi o único francês no EURO 2012.

Para 2014 no Brasil, volta a ser o único francês na lista de árbitros FIFA.

 

Quanto a competições de clubes da UEFA, o seu palmarés é extenso:

 

Champions League – 19 jogos

Europa League e UEFA Cup – 12 jogos

Internacionais entre selecções – 25 jogos

 

O último desafio que dirigiu para as competições da UEFA, foi o Galatasaray,3 - Real Madrid,2 para a 2ª mão dos quartos-de-final da Champions League desta época de 2012-2013.

 

Árbitro de má memória para o Benfica. Na única vez em que se encontrou com o Glorioso, foi em Atenas, na Grécia, para a Taça UEFA, em 27/11/2008, num jogo em que o Olympiakos nos infligiu uma das derrotas mais pesadas nas competições europeias numa exibição péssima da equipa mas com uma arbitragem caseira. O resultado foi-nos desfavorável por 5-1. Lannoy anulou um golo muito polémico a Nuno Gomes que poderia ter alterado o curso da partida.

Com os turcos, nunca se encontrou com o Fenerbahçe, mas esteve para além do já recente jogo do Galatasaray-Real Madrid, num Manchester United,0 – Besiktas,1, em 25/11/2011, na Fase de Grupos, também para a Champions League.

Em jogos dos clubes portugueses apitou a 3ª eliminatória de qualificação para a Fase de Grupos da Champions League 2009/2010, entre o lagartêdo e o Twente (1-1) e nesta mesma época uma partida entre o Atl. Madrid e os corruptos, também para a Ch. L. mas na Fase de Grupos.

Arbitrou 4 jogos das selecções portuguesas – 3 no escalão máximo e um de sub-21 - sendo o último o Israel–Portugal (3-3) para a fase de qualificação do Campenoato do Mundo 2014.

 

Na última partida na Luz com o Newcastle o “juiz” foi de nacionalidade francesa e realizou uma péssima arbitragem.

Stéphane Lannoy tem uma larga experiência internacional – 56 jogos - e não obstante o ambiente efervescente que se prevê, é um elemento do jogo para o qual os jogadores Benfiquistas deverão estar bastante atentos, evitando sobressaltos defensivos por parte dos turcos e que porventura venham a propiciar decisões negativas do árbitro em relação à equipa e ao resultado.

 

 

GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...