22.5.13

O camelo do João Gobern



http://www.rtp.pt/play/p326/e117843/pano-para-mangas

 

Impante na atroz e desesperante infantilidade urbana da sua isenção de profissional da informação e tenrinho como as nutridas carnes do seu lombo piramidal, o camelo do João Gobern resolveu, vá lá saber-se porquê, convidar formalmente o camelo do Carlos Abreu Amorim para um passeio pelo Magreb.

 

O périplo foi tão amistoso e tão cordial, que o camelo do João Gobern presenteou o seu homólogo do Freixo com uma bela jantarada à luz da lua, onde não faltou sequer o couscous, a tagine e o brinde com chá de menta, especialidades gastronómicas locais que tão bem se enquadraram nessa idílica e inesquecível noite no deserto. Só faltaram umas fleumáticas fumaças pós-prandiais de tabaco mesclado em mel, a sair dos tão afamados cachimbos de água.

 

Grandes camelos, sim senhor!

 

O camelo do João Gobern nem sequer levou a mal as diatribes e os abusos de linguagem tresandando a ódio, que o camelo do Carlos Abreu Amorim bolçou a noite inteira. Porventura não o ouviu nem leu convenientemente – no deserto, o barulho é infernal e a noite escura como o (a)breu. Afinal, como camelo isento que é, esquecendo-se da sua condição gloriosa, preocupando-se mais com a defesa da sua avantajada imagem do que com a verdade, tudo aquilo não passou de mais um fait-divers de um camelo provinciano em busca de fama em paragens sub-magrebinas.

 

Mas, bem vistas as coisas e depois de tudo o que aconteceu, o camelo do João Gobern perdeu uma boa oportunidade para estar calado. Tal como muitos que se preparam para as longas travessias no deserto do Saahara, meteu água. Mas foi tal o exagero que até o camelo do Carlos Abreu Amorim se riu de tanto salamaleque e de tanta estupidez de um camelo engraçadinho.

 

Como sempre, um camelo fracote, irrecuperável, a dar uma no cravo e outra na ferradura. Os Benfiquistas, os Autênticos, dispensam a sua condição.

Não sei se os camelos dão banho aos cães, mas é uma boa altura de ir fazê-lo, de preferência para o deserto…

 

 

GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...