18.6.14

El Cromo






Alexandre Albuquerque de Balhoteli Aguilarrrrrr y Óxôa, conhecido na gíria futeboleira rasca como “Alexandre Albochechas”, tem transformado os seus relatos na TV em autênticas palhaçadas linguísticas (com sotaque e tudo!...) que eu não resisto a elegê-lo, para já, como o El Cromo da RTP no Mundial. Por cá ficou, a acompanhar nas transmissões dos jogos o lagartão do Nuno Dias ou o morcão do Bruno Prata, enquanto Huguinho Gilberto, Paulo Sérgio e Cia., lá andam pela terra do samba a idolatrar o Ronaldo, com umas caipirinhas e umas picanhas à mistura, aos quais se juntou Tadeia o verdadeiro suprassumo do entulho do futebol falado.

 

Cada vez que me confronto com a pantalha, mirando “coisas” do Mundial de futebol no Brasil, lá vem aquele som enfadonho de verdadeiras picaretas matraqueantes que são os locutores da RTP.

Penosamente, lá tenho de agarrar fortemente no comando do televisor e zás, abafo-lhe definitivamente o altifalante pois é penoso ouvir tanta estupidez e eudeusamentos.

 

No Brasil, Paulo Sérgio, lembra-me Manoel Caetano aquando das transmissões de Fátima no tempo da “outra senhora” ou o treino para um casting de uma nova versão dos Dez Mandamentos. O realizador, à procura de alguém que desempenhe o papel do chefe dos idólatras, não poderá escolher melhor. É que a Paulo Sérgio só falta rastejar e lamber a ponta das botas do Cristiano Ronaldo, tal é a paranoia com o jogador. Uma idolatria a raiar o patológico acompanhada de uma berraria indescritível, algo a necessitar de uma barrela mental a sério.

 

Por cá, como já referi acima, o nosso famigerado Albochechas “o microfone de lata”, está mais para passar pelo registo civil e criminal para alterar o seu nome – em função das “cavaladas linguísticas” que debita durante os jogos (e então a pronúncia tem sido um mimo!...) – pois é um "regalo" ouvi-lo a ditar os diversos nomes dos jogadores das selecções cujos jogos vão passando na TV.

 

Mas aquela do Balhoteli e ontem a do Aguilarrrrrrrr são mesmo de compêndio!

Mas o marmanjo não se enxerga e lá continua naqueles vómitos de pronúncia…

 

El Cromo, nada mais!

 

 

 


GRÃO VASCO


1 comentário:

F.L. disse...

Post brilhante, com o qual concordo completamente. Também eu desligo o som, só de ouvir tanto disparate, tanta verborreia. Mas mais que o Albochechas é o Tadeia quem me tira do sério. Aquela pose séria de intelectual do futebol com aquela voz pretensiosa enjoa-me (e estou a ser simpático). Esta gente não se enxerga mesmo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...