11.12.14

Canalhices a granel



Enquanto se aproximava o desfecho mais do que previsto do grupo G da Champions League que teve como apurados o Chelsea e o Schalke 04, mais a minha curiosidade despertava para ver e ouvir o que é que determinadas azémolas iriam arengar sobre a eliminação do Lagartêdo. Certo, certíssimo, é que ela causou uma azia brutal e deprimente em muitos primatas afectos ao grémio do fôsso.

 

Em relação a este triste espectáculo, a SIC Notícias esteve na primeira linha, ao ter dois desses exemplares no noticiário desportivo da noite e que iriam comentar as incidências e as consequências desta derradeira jornada da fase de grupos da Champions League. Com a conivência de Paulo Garcia – já há muitas “luas” que este malabarista e manipulador comunicacional elege o Benfica como o “bombo da festa”, fazendo-o recorrentemente, tendo esta noite não fugido a essa regra – apresentaram-se nesse programa nocturno com semblantes carregados, só lhes faltando os garruços amarelo/alagartados, importados de Stamford Bridge e de Maribor, enfiados pelas suas respeitáveis cornaduras abaixo.

Erráticos, acabrunhados, desiludidos, lá se recompuseram, para justificar por todos os meios a eliminação do seu grémio de estimação – o çeportèn – ao mesmo tempo que carregavam que nem umas bestas sobre o seu ódio visceral – o Benfica.

 

Começo pelo pateta Joaquim Rita.

Na época passada, aquando da eliminação do Benfica da Champions League e da sua respectiva passagem para a Liga Europa – ficou em 3º lugar no grupo onde teve como adversários, um Paris St-Germain fortíssimo, um Olympiacos bafejado pela sorte dos deuses do Olimpo e um Anderlecht ao qual ganhou duas vezes - repetiu até à exaustão, e depois, quase até à final de Turim, que “O Benfica tinha sido DESPEJADO para a Europa League”, usando e abusando sistemàticamente desta linguagem grosseira e depreciativa, fazendo o seu habitual jogo anti-Benfica, sujo e rasteiro. “DESPEJADO”, ficou cá devidamente registado, para o que desse e viesse!

Pois esta noite, perante situação semelhante ocorrida ao grémio do fôsso do Lagartêdo, usou de terminologia suave, bondosa, mansa, dizendo que o “çeportèn ESCORREGOU para a Europa League”.

Resumindo, o Benfica foi despejado como se fosse lixo e o çeportèn escorregou para a Europa League tal qual um falo de vaselineiro.

Ora, ó Rita, vai bardamerda com a tua conversa da treta!

Mas, lá tinha que vir o alibi do costume para o Lagartêdo ter saltado fora da competição. Disse esse suprassumo da ciência futeboleira, que havia uma razão objectiva para a eliminação do çeportèn – o penalty mal marcado no último minuto do desafio entre o Schalke 04 e o seu çeportèn, em Gelsenkirchen a favor dos alemães, relegando para um plano meramente secundário o péssimo resultado do grémio do fôsso, na Eslovénia frente ao Maribor.

 

Que moral e credibilidade tem um gajo deste calibre para falar do Benfica daquela maneira, para depois colocar paninhos quentes num comportamento semelhante mas que até tem alguma diferença quantitativa (o Benfica fez 10 pontos e este ano o seu querido grémio só fez 7)?

 

É lastimável e uma afronta a todos os Benfiquistas, pespegar esta alimária na pantalha televisiva a debitar patacoadas grosseiras e observações acintosas, sistemáticas, em relação ao Glorioso de Portugal.

 

Mas as coisas não ficaram por aqui. À cabeceira do “moribundo” do fôsso, estava uma reles “carpideira”, cujo papel que tem desempenhado desde que alguém o “encomendou” para cumentadeiro desportivo da SIC tem sido inqualificável.

Ribeiro Cristóvão, esse mastodonte do Mesozóico e do microfone mumificado, num destrambelho surreal, espicaçado pelo moderador, debitou uma série de bacoradas e de barbaridades, sempre a alfinetar e a apoucar o Benfica e Jorge Jesus, que roçaram a irracionalidade.

Ao invés de cingir os seus comentários ao seu çeportèn e ao jogo da Pocilga na Palermo portuguesa, resolveu investir abrutalhadamente, indo ao cúmulo de achincalhar a prestação do Benfica, aproveitando para meter uma série de “farpas”, transformando-se num arauto da desgraça, bolçando e arengando entre azedos arrotos, textualmente isto - que “o jogo de domingo é decisivo sobretudo para o Benfica, e menos para o porto”. A que propósito vem esta besta falar do campeonato nacional sendo que o tema da noite era a Champions League?

É visível o fel que vomita e a obsessão do seu anti-Benfiquismo primário e badalhoco que lhe vai minando as entranhas e corroendo o seu córtex cerebral, encaminhando-o a passos largos para a senilidade e mesmo para a demência.

Em mais uma “tirada” de antologia referiu que o balanço do seu çeportèn na Champions é positivo, esquecendo-se do que disse na época passada e por esta altura da eliminação do Benfica na mesma competição e da sua passagem para a Europa League.

 

A seriedade e a honestidade intelectual, e não só, destas duas azémolas, são nenhumas. Esta noite, houve momentos em que me pareceu estar a visionar um programa do canal Odisseia sobre fauna selvagem, tal foi a semelhança entre Rita & Cristóvão desesperados e desiludidos pelo desfecho de hoje em relação ao seu grémio querido e dois rafeiros esfaimados a espumarem de raiva a caminho do canil mais próximo.

 

Para terminar, uma breve referência para o pivôt do programa. Paulo Garcia está a pisar terrenos perigosos com manipulações espúrias que têm desembocado em canalhices pegadas visando sempre o Benfica.

É urgente avisá-lo que as canalhices com a sua bênção estão a ultrapassar perigosamente os limites da decência, neste e noutros programas moderados por si como é o caso de “O dia seguinte”.

 

 


GRÃO VASCO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...