12.2.15

Ó Freitas, larg’ó vício!



Não! Não vou falar de alcoólicos, drogados ou jogadores inveterados, mas de um viciado com visíveis contornos patológicos. Uma situação galopante que requer neste espaço a atenção devida.

 

Ontem, durante o jogo entre o SL Benfica e o Vitória de Setúbal, a TVI anunciou que após o seu término, iria para o ar na sua afiliada, a TVI 24, um programa com comentários e análises sobre o referido jogo. Assim, após o apito final do Costa mais novo, sintonizei a estação por mero entretenimento.

 

Qual não foi o meu espanto quando, para além do pivot-palhaço apareceu uma figura disforme e adiposa cuja "volumetria" quase que transpunha a área correspondente ao ecrã do aparelho televisivo.

Confesso que me assustei, pois o televisor custou-me um bom par de euros e o que eu quero é preservá-lo para ver os jogos do meu Benfica. O cenário lá acabou por se acomodar melhor e ao ver essa figura já a alguma distância das câmaras, fiquei mais seguro de que não iria acontecer nenhum desastre, mas confesso que houve momentos em que tive a sensação que um camião TIR com atrelado e carregado de unto me iria entrar pela casa dentro através do ecrã da minha TV!

 

Se isto já me tinha colocado de sobreaviso, o que veio a seguir deixou-me completamente estupefacto!

A figura disforme tinha uma voz de espanta-lobos e quando constatei que essa avantesma jornalístico-futeboleira era José Manuel Freitas do Lagartêdo, fiquei completamente aterrado! E não era para menos, pois seria muito provável que a sua azia de domingo pudesse voltar na forma de uma crise grave, isto é, uma anti-benfiquite aguda. E foi isso mesmo que aconteceu. A sua desbragada intervenção começou com um apelo desvairado a um novo 25 de Abril tendo como justificação um alegado penalty que ficou por marcar contra o Benfica aos seis minutos de jogo, atirando-se a Rui Costa como gato a bofe.

Nós, Benfiquistas, bem sabemos como é que este apitadeiro conduz o jogo. Este não era um jogo que contasse para nada, mas para o campeonato, as suas prestações já são “outra música”. Mas adiante que até dou isso de barato. Agora o que é inadmissível, é que esse avejão do lagartêdo se tivesse transformado num ponta-de-lança do anti-Benfica e viesse debitar para o programa alarvidades em que valeu tudo.

A crise aguda de anti-benfiquite provocou-lhe um verdadeiro delírio com a loucura a atingir o seu máximo, ao querer que um simples toque de bota com bota e a consequente queda instantes depois e não no imediato do jogador setubalense fosse motivo para punir respectivamente o Benfica com um penalty e o seu defesa Lisandro López com um cartão vermelho.

Depois, as versões sobre os penaltys favoráveis ao Benfica foram outro despautério, bolçando mais um chorrilho de raios e coriscos. Um ressaibiado compulsivo que com quarenta anos do seu dito jornalismo já deveria ter mais juízo, elevação e compostura.

Mas infelizmente, a sua "volumetria" corporal tem sido, desde que apareceu pela TVI, directamente proporcional à sua imbecilidade e cretinice. E neste caso específico, a cabeça não conta porque senão a “coisa” ainda piorava mais. Verdadeiramente atroz!

A isto chama-se, no mínimo estupidez sectária e tendenciosa.

Alguém houve que naquele momento o apelidou de besta ao quadrado. Mas não, havia erro de cálculo. Atendendo ao seu perfil ortorrômbico tri-dimensional, este fulano que raiou o destrambelho em poucos minutos numa exibição televisiva deplorável e indigna de um jornalista, passou num ápice a besta “ao cubo”.

Todos os dias se vêem ataques soezes ao Benfica. Mas este ultrapassou os limites do bom-senso, do equilíbrio e da dignidade de qualquer jornalista que se preze.

José Manuel Freitas do Lagartedo, foi indecente aproveitando-se de uma audiência de TV para fazer uma torpe canalhice anti-Benfica!

O jogo foi mais um jogo. Nem os próprios adversários do Benfica se referiram a esse lance. E bem. Agora a TVI consegue “fabricar” tantos pseudocasos como a quantidade de sacos de gatos que por lá pululam. E ontem o saco ficou bem cheio – Sousa Martins, Rui Brás e JM Freitas. A TVI bem poderia despejá-lo na sarjeta mais próxima e levar também o Alexandre Albochechas da RTP. Não se perderia nada e o ambiente ficaria mais limpo!

 


GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...