18.3.15

A bem da Verdade Desportiva, o Rui Santos vai nu – Carta Aberta de um sócio do Sport Lisboa e Benfica



(O título do post – inspirado no conto "The Emperor's New Clothes", em português “O rei vai nu”, de Hans Christian Andersen cujo significado é o de alguém que disfarça mal as suas verdadeiras intenções ou as suas fragilidades - é da autoria e da responsabilidade do administrador deste blogue)

 

Tomo a liberdade de publicar neste espaço, uma carta aberta a Rui Santos, enviada por um sócio do Sport Lisboa e Benfica.

 

A indignação e a pertinência de algumas questões que desmascaram todas “as construções” falaciosas e desonestas a que o pseudo paladino da verdade desportiva se dedica no seu programa a solo, elegendo recorrentemente o Benfica como o seu alvo predilecto, são bem patentes nesta carta aberta à qual gostaria que este ímpio anti-benfiquista do jornalismo desportivo português tivesse a coragem de responder no seu espaço televisivo.

 

Segue de imediato a transcrição dessa carta aberta.

 

Carta Aberta ao Sr Rui Santos

Senhor Rui Santos, boa noite.

Acabei de assistir ao Tempo Extra transmitido hoje na SIC Notícias.

Mais uma vez, o senhor teve uma participação facciosa e demonstrou o seu instinto persecutório contra o Benfica.

1. Dr Rui Gomes da Silva

Hoje o senhor foi mais moderado no " auto de fé " contra este dirigente do Benfica, no entanto, a bem da Verdade Desportiva, estranho que não tenha tido o mesmo comportamento quando o presidente do FCP denegriu e enxovalhou, profissional e pessoalmente o árbitro Artur Soares Dias numa entrevista ao Porto Canal.

Também na vi da sua parte um comportamento idêntico quando um vice-presidente do FCP ( Antero Henriques ), publicamente e em pleno estádio do Braga, se insurgiu verbal e fisicamente contra o árbitro Cosme Machado.

Também não vi da sua parte, um " auto de fé " contra o treinador do FCP quando este, na antevisão do jogo contra o Marítimo, disse que" iria enfrentar mais dificuldades que o Benfica tinha enfrentado". Estaria ele a pôr em causa o profissionalismo dos jogadores e treinador do Marítimo ou a temer que a relva não fosse cortada e regada antes do jogo ou a querer dizer que o voo do Porto para o Funchal demoraria mais 30 minutos?

Também não vi da sua parte qualquer menção ao facto do presidente ter triplicado o prémio de jogo contra o Benfica ( por que não o fez também contra o FCP? ). Não estranha que o SCBraga tenha feito um video motivacional antes do jogo com o Benfica e não o tenha feito antes do jogo com o FCP?

Lamento também que o senhor Rui Santos, o senhor António Simões e o senhor Manuel Fernandes não se tivessem insurgido ou demarcado do outro membro do painel do Play-Off quando este sugeriu violência física contra o Dr RGS.

2. Aliança Benfica-Belenenses

O senhor sugeriu que o Benfica tem uma aliança com o Belenenses para não utilização de alguns jogadores nos jogos contra o Benfica. Mencionou que esta situação é contra a Verdade Desportiva. Sugiro que de futuro quando mencionar esta "aliança", não se esqueça, também, de mencionar os casos de Kleber, Quinhones e Kayembe. Assim a sua Verdade Desportiva fica equilibrada e justa. Mas se a quiser reforçar, pode ainda mencionar os jogadores que deliberadamente recebem cartões amarelos para não jogarem com o seu clube de coração e, não defenda que, por não haver legislação, os clubes mais pequenos podem não cortar a relva, despejar camionetas de areia e não regar a relva antes do jogo para atenuarem a diferença de qualidade técnica quando jogam contra equipas de maior valia técnica. O Arouca teve o mesmo procedimento quando o FCP lá foi jogar?Por não haver legislação é Verdade Desportiva? Por não haver legislação este tipo de actuação promove a indústria e o espectáculo futebol?

3. SLB

Mostrou um gráfico das maiores assistências nos jogos da Liga NOS. As 4 maiores assistências são jogos com a participação do Benfica. Mencionou ainda que, dos 10 jogos com maiores assistências, o Benfica participou em 80% desses jogos. Como disse," por aqui se vê a força do Benfica e a importância da onda vermelha ". Já imaginou como seria o futebol Português sem o Benfica? Não tenho dúvidas que o índice de desemprego de jornalistas desportivos em Portugal seria grande e de certeza que a maioria dos jornais desportivos e programas televisivos desportivos desapareceriam. Por isso, penso que, na Verdade Desportiva, terá de haver mais respeito por esta colectividade.

 

Termino com uma observação sua .O senhor mencionou que " tem de haver mais escrutínio e vigilância da ética dos dirigentes desportivos ". Concordo consigo. Sugiro é que também inclua os jornalistas desportivos. Temo que se esta sugestão for avante sobrem poucos para tantos jornais e programas televisivos.

 

Cordialmente

António Morais Cruz

 

PS: Penso que o senhor Rui Santos com a sua experiência profissional e o tempo de antena que dispôe poderia transpôr para Portugal o tipo de jornalismo desportivo que há em Inglaterra. O futebol Português merecia e ficava grato

 


GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...