7.3.15

O dia do ‘fantoche’ em Braga



O “dia do Fantoche”, ou “dia do deboche” em Braga, é como que um feriado móvel religioso. A sua data altera-se conforme o calendário do campeonato nacional de futebol, e por vezes, de acordo com os interesses alheios, mais concretamente os interesses do grémio das barracas de praia da Madalena. Por isso, vou contar-vos uma breve historieta passada na cidade, cujo principal clube, há dez anos que vem prestando uma vassalagem indecorosa aos padrinhos da Palermo portuguesa.

 

Há meia dúzia de anos, numa sexta-feira à tarde de um primaveril fim-de-semana, quando ia com a família a caminho do Gerês, fiz escala em Braga para visitar um velho amigo de infância. Com jantar e estadia marcados para a Pousada de S. Bento - antiga e belíssima estalagem para caçadores depois requalificada como Pousada de Portugal, com uma vista magnífica e inesquecível para a albufeira da Caniçada, no rio Cávado - fui obrigado a cancelar a dita refeição após um convite irrecusável desse mesmo amigo, adiando para umas horas mais tarde a chegada ao destino programado.

Velhos Benfiquistas, velhos amigos. Horas de convívio relembrando muitos episódios de outrora, não esquecendo aquilo que ainda mais nos aproximou, a nossa paixão de sempre – o nosso Benfica!

A amena cavaqueira envolveu como é óbvio o tema futebol e a amizade submissa do grémio local ao seu tutor corrupto.

 

- Então, diz-me lá o que pensas desta submissão descarada dos brácaros ao grémio da fruta da Palermo portuguesa? – perguntei-lhe num tom provocatório.

O meu amigo esboçou um sorriso, e com ironia, começando por usar uma figura de estilo comum, respondeu-me:

- Olha, Companheiro Glorioso, como sabes a prostituição barata e de rua existe em todo o lado, em todas as cidades, mas aqui há um fenómeno insólito.

- Como assim? – exclamei surpreso.

- Há um dia do ano em que as prostitutas e os prostitutos de cá do burgo, disfarçados de fantoches, mais os seus amantes do Freixo, se concentram no Estádio da Pedreira! É um deboche total no relvado, nos respectivos bancos e nas bancadas! Aquilo é só abrir as pernocas e arrebitar o traseiro aos forasteiros do Freixo, e zumba… é sempr’aviar! É o chamado “Dia do Fantoche”, que a gente séria desta terra cognominou de “Dia do Deboche” – continuou ele.

- Mas é algum dia comemorativo assim tão importante? – adiantei, curioso.

- Não. É o dia em que o fruta corrupção & putêdo visita os brácaros para o campeonato nacional – disse ele naturalmente.

Então e há alguma participação de alguém em especial? – perguntei-lhe, querendo saber mais pormenores.

Há e de que maneira! Pequenos títeres que exercem as suas funções desde 2003, passam a semana mudos e quedos para ao serem sodomizados durante o evento pelos seus mentores, gritarem, como sempre - “raios, já que nos enrabaram aqui, queremos ir à luz foder o Benfica”.

 

E hoje, a realidade é que se fizermos a respectiva contabilidade desde 2003, só em Braga, essa ralé submissa com o autoepíteto de “guerreiros do minho” já leva nove derrotas em doze jogos, isto é 75% de descalabros caseiros.

 

No próximo sábado visitam o Santuário. Que sejam “sacrificados” e proscritos!

 

 


GRÃO VASCO


2 comentários:

Anónimo disse...

gayrreiros e mansos

Anónimo disse...

CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

«Temos de fazer tudo para vencer o Benfica» – António Salvador
23:19 - 06-03-2015
Depois do desaire em casa frente ao FC Porto (0-1), o presidente do SC Braga, António Salvador, realçou que é preciso ganhar já o próximo jogo (Benfica) para manter acesos os objectivos da presente temporada.

«Temos de fazer tudo para vencer o próximo jogo e já os vencemos duas vezes (Taça e Campeonato), mas sabemos que é uma grande equipa», afirmou António Salvador.

O presidente do SC Braga reconheceu que o FC Porto não permitiu à sua equipa colocar em campo a estratégia inicial. (JUSTIFICAÇÕES?????????)

«Temos sempre a ambição de vencer, mas nem sempre conseguimos. Também é verdade que o nosso adversário era muito forte.» (JUSTIFICAÇÕES??????)

No que diz respeito à arbitragem e ao lance de Pardo.

«Da última vez que falei sobre a arbitragem fui castigado 90 dias.»

CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

BRAGA-PORTO
ÚLTIMOS 8 ANOS

7 VITÓRIAS E APENAS UMA DERROTA
EM BRAGA, EM CASA DO DITO 4º GRANDE

14/15-------0-1
13/14-------1-3
12/13-------0-2
11/12-------0-1
10/11-------0-2
09/10------1-0
08/09------0-2
07/08------1-2

“”«Temos sempre a ambição de vencer, mas nem sempre conseguimos. Também é verdade que o nosso adversário era muito forte.»
CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHEHEH

Ontem, Lopetegui, apesar de ser um bom aluno, descaiu-se ao afirmar que esperava um Braga mais intenso. Claro que sim, ele estudou a equipa adversária, mas faltou à aula onde se ensinava o histórico do confronto entre ambos e as relações do eixo Porto x Braga!

O LOPETEGUI ESTRANHOU?????????????
FALTASTE ÀS AULAS???????????????


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...