9.3.15

Cantata no coreto de Arouca



Como em tantas vezes em outras tantas ocasiões por tantos lugares deste país, da Europa e do Mundo, o Benfica ofereceu aos seus apaixonados adeptos em Arouca mais uma cantata protagonizada por alguns dos seus melhores tenores.

 

O público puxou, os artistas corresponderam e novamente esse público que segue fielmente o Glorioso por todos os lugares do planeta, à chuva, ao sol ou à neve como bem dizia o velho feiticeiro Guttmann, vibrou com uma interpretação digna de um qualquer concerto clássico de Carreras, Domingo e Pavarotti.

 

Quatro dos seus onze magníficos exultaram em coro perante a plateia em delírio, fazendo ecoar pelos montes e vales da Serra da Freita, em Arouca, o nome que espalha magia e desperta cada vez mais paixão – Benfica, Benfica, Benfica!

"Foi lindo", como é costume Óscar Cardozo ou Aimar dizerem, quando se referem a algo de supremo ou de belo!

 

À falta de um anfiteatro que pudesse ampliar grandiosamente o acto musical, foi ali mesmo, num coreto estreito amanhado às três pancadas, em parte amovível e alcatifado com relva alta e muita areia, com muito xarope e “fruta” sobre a mesa, mala cheia, apitadeiro condicionado e com onze trauliteiros de uniforme amarelo e azul a ferrar um chorrilho de marretadas no bombo anunciando a cantata.



Bola enterrada na relva alta e muita, muita areia (clicar para ampliar)


Depois foi o que se viu. Uma orquestra com quatro tenores a merecer a apoteose de um público vibrante e apaixonado que mesmo nos momentos adversos não deixou de apoiar e incentivar os artistas.

 

O Povo Benfiquista, aquele povo anónimo - não o geracional de pacotilha que delira e delata na blogosfera num espaço bastardo e canalha, agora com uma rubrica onde um pseudoárbitro zarolho, tipo xistra, debita mais umas patacoadas - que palmilha serras e vales, que resiste às intempéries para ver e sentir de perto a sua paixão, é formidável, fantástico, único!

 

Ontem, houve cantata em Arouca ao sol de inverno. Com arte, com profissionalismo, seriedade, empenho, inteligência e vontade, muita vontade. O coreto quase vinha abaixo! Se há momentos em que sinto orgulho e vaidade de ser Benfiquista este foi um deles!

Ao ver aquele entusiasmo, aquela afectividade de gentes simples, com as Gentes do Benfica lotando as bancadas, senti aquela força, aquela alma imensa que nos leva e que leva toda a equipa e os seus jogadores em especial a conseguirem em momentos de muita adversidade alcançar o que parece inalcançável. Senti-me por isso, mais um jogador do Benfica!

Nada é fácil para o Benfica.

Ontem, com uma primeira parte em que de três em três minutos era derrubado, agarrado ou empurrado um dos nossos, com um árbitro complacente e borrado nos seus próprios medos de beneficiar o Glorioso, que o prejudicou conscientemente, culminando a sua miserável prestação com a exibição de um cartão amarelo cirúrgico a Talisca, o auto controlo dos jogadores Benfiquistas, bem como o seu jogo limpo e leal, fizeram com que mais uma vez os lobos famélicos da Palermo portuguesa e do anti-Benfiquismo uivassem de azia e ódio na Serra da Freita.

 

Assim se “fez história” conforme o adversário desejava. E a história foi a de que o Benfica, da sua primeira vez em Arouca, brindou todo o seu Povo, especialmente o seu Povo local que é enorme e indefectível, com uma vitória saborosa e inesquecível!


 


A vitória para mim foi tão saborosa que nem jantei. Brindei à saúde do Benfica, tomei um tranqulizante e sonhei…

 

Foi bom. Muito bom!

 


GRÃO VASCO


5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Consócio Grão Vasco,

Permita-me mais uma vez vir ao seu contacto para lhe comunicar que é por este tipo de crónicas / post’s que eu sou um assíduo leitor do seu blog.

Devo igualmente dizer, como fiel seguidor do seu / nosso blog, que esta talvez tenha sido das crónicas em que a minha paixão pelo nosso GLORIOSO mais se identificou (melhor dito: casou-se na perfeição), com o texto que nos deixou - e olhe que eu leio todos os seus post’s.

É mesmo isto. Para bastardo geracional ler e reter !

Por outro lado:

1. Chamando à colação aqui a sua crónica / post : “passadeira estendida na pedreira” - é caso para dizer: (excepções à parte – como o caso dos seus amigos em Braga), depois da perna aberta, vêm agora ao Templo que nem cães raivosos……. cá os esperamos.

2. Como diria o Adelino corrupto ao xerife – quando do corte de relações do ‘grémio da fruta’ com os do ‘fosso’: há um menino que se anda a portar mal….muito mal….; esse menino é o palerma do M. Guedes…..é inacreditável a falta de vergonha daquele palerma…..desafio-o a ver o programa de ontem……até o H. Gilberto, a determinada altura, sintiu-se obrigado a dizer: “(...) já chega (...)” (sic);

Enfim, como diria o Slogan que se ve numa das fotos que escolheu para o seu texto: É para avançar !

Portanto, avancemos!

Um abraço GLORIOSO e Saudações Benfiquistas.

GRÃO VASCO disse...

Caro Companheiro Anónimo das 14:28,

O que eu sei é que sente e vibra com o Glorioso da mesma forma que qualquer Autêntico vibra e por isso dou-lhe os meus parabéns!

"Avancemos! ...Sem medo!

Saudações Gloriosas

Papoila Saltitante disse...

Saudações meu caro, descreveste na perfeição a linda tarde primaveril em Arouca, é disto que o meu povo gosta, infelizmente os invejosos não querem nada disto para o futebol português, preferem estádios vazios com resultados combinados e sempre com o mesmo campeão, mas no presente o Benfica mesmo a ser roubado já lhes consegue dar luta, vai valer tudo até ao fim da temporada para puxar o Benfica para baixo, como raça, querer e ambição vamos conseguir ser bi-campeões.
Saudações.

Abelourinha disse...

Excelente crónica, aliás como sempre do nosso enorme GV. Benfiquistas continuemos a apoiar os Bravos do pelotão, a nossa equipa os nossos dirigentes e nós próprios merecem esta onda vermelha que já está em marcha, domingo temos mais uma batalha contra os Bracaros da Pedreira cujo mestre d'obras quiçá munido de alguma maleta já lançou o mote '' Temos que ganhar ao Benfica''Se tudo correr bem lá estarei no sábado a apoiar a equipa, gritando Benfica Benfica, Benfica, SLB,SLB, SLB Glorioso.... SLB para que tenhamos assim o espero mais uma vitória.

Frank disse...

Eu li e gostei parabens glorioso Grao vasco.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...