26.2.11

"Palermo" não dorme


A notícia é esta, textualmente:

FC PORTO ))) PINTO DA COSTA VALIDA MUDANÇA DO TÉCNICO PARA BRAGA
Dragões têm opção por Leonardo Jardim

NUNO FARINHA

O treinador do Sp. Braga na próxima época será Leonardo Jardim, como Record já anunciara em primeira mão. Mas a mudança, de Aveiro para o Minho, apenas poderá ser concretizada porque o FC Porto terá permitido isso mesmo no direito de opção que já terá celebrado com o ainda treinador do Beira-Mar.
Leonardo Jardim de 36 anos, é uma das revelações da Liga 2010/2011 e teve direito a receber um rasgado elogio público de Pinto da Costa no dia (28 de dezembro) em que o presidente do FC Porto completou 73 anos. Afinal, PC, não se terá ficado pelas palavras e tratou de assegurar o futuro dos azuis-e-brancos, mesmo que a longa distância. Ou seja, com este compromisso, Jardim não pode firmar nenhum contrato sem o aval dos dragões. E mesmo assim, tal como irá suceder agora com a mudança para Braga, a ligação não poderá ser válida por mais do que um ano. A viver um momento dourado na relação com André Villas-Boas, que tem contrato até 2013, o FC Porto fica desta forma com uma reserva para qualquer eventualidade, até porque vale a pena lembrar que o nome de AVB já foi associado a alguns dos maiores clubes europeus, como Inter, Liverpool ou Chelsea.
Na época em que se estreia no principal escalão do futebol português, dificilmente as coisas poderiam estar a correr melhor a Leonardo Jardim. O Beira-Mar ocupa o 10º lugar na classificação, com 25 pontos ao fim de 20 jornadas, tendo já assegurado praticamente a manutenção, principal objectivo da temporada. Jardim orientou, até ao momento, Camacha, Desp. Chaves e Beira-Mar.
O FC Porto já havia estado perto de chegar a um acordo semelhante com Jorge Jesus, na altura em que orientava o Sp. Braga, mas o atual treinador do Benfica acabou por nunca aceitar as condições propostas (numa altura em que no banco dos dragões ainda se sentava Jesualdo Ferreira), recusando ficar “preso” a um compromisso que, na prática, nada garantia.


Estupefacção. Foi a palavra que encontrei para descrever a minha reacção quando li esta notícia no jornal.
Segundo o teor da mesma, existe um pré-acordo entre Leonardo Jardim e o clube da fruta e condenado por corrupção que cerceia totalmente a livre escolha deste novel treinador, sempre dependente da “sentença” de outrem.
A ser verdade, o que terá levado LJ a tomar esta decisão, sonegando-se a si próprio e “escravizando-se” por decisões alheias?
Todas estas mascambilhas têm um denominador comum. A chancela corrupta do clube condenado, que mostra assim ao mundo do futebol a sua face mais sinistra.
Será este procedimento legal, à luz do direito do trabalho?
Se calhar é, pois em “Palermo” conta tudo, seja dentro ou fora da lei.
O que faz correr e agir desta forma Leonardo Jardim?
Como é que é?
Haverá mais treinadores da primeira Liga com compromissos semelhantes com o clube condenado por corrupção?
Haverá acordos secretos?

Certo, certo, é que o Faquirá já fazia uns relatórios para o grémio condenado e de quando em vez lá caem de pára-quedas uns Guilhermes na Académica, a par de uns Ulisses, Jorges Costas, já não falando em Caixinhas de surpresas e quejandos.

Primeiro foram os observadores dos árbitros, depois os próprios árbitros, agora treinadores.
Que grande supermercado!
Querem lá ver que ainda vão “comprar” o Luís Filipe Vieira e o Rui Costa?
O que é certo também, é que o Jorge Jesus escapou por um triz!
Ó Ferguson, põe os olhos nisto, Ferguson…

Sinceramente, estou estarrecido!

GRÃO VASCO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...