6.5.11

Presidente, 10 anos é muito tempo!


Caríssimo Presidente,

Quando ontem à noite o meu filho mais velho com treze anos, me telefonou e me disse – “ó pai, francamente pai…” - e balbuciou uma pequena grosseria, compreendi-o e fiz de conta que nem ouvi o seu último desabafo.

Acredite que me doeu mais a sua tristeza e frustração do que a derrota e consequente eliminação do Benfica.

Depois disso, enviou-me um e-mail, para eu rever e imprimir, com as cinco regras para a admissão dos seus e das suas colegas no seu quarto – nada de abordagens corruptas azuis e broncas, lavagem e desinfecção dos convidados afectos ao clube da fruta e dos chocolatinhos e proibição de literatura e acessórios alusivos a dragões e dragonas corruptos.

A talhe de foice, saliento que o equilíbrio emocional e a moderação Benfiquista que é apanágio deste meu filho, contrasta e de que maneira com a minha “desequilibrada” e louca paixão pelo Glorioso. No entanto, ontem, vi-o e senti-o revoltado, triste e irritado com o que aconteceu na Pedreira. Vi nele um pequeno Coentrão, de lágrima ao canto do olho, impotente perante um descalabro que já se anunciava há meses.
Vi o meu filho sentir o que sentiu o Fábio no final do jogo.

Podemos dar de beber à dor, dizendo que a sorte nos foi madrasta. É verdade. Mas a sorte também se procura. Ela protege os audazes e audácia é coisa que anda muito arredia dos jogadores do Benfica, do treinador e seu staff técnico, dos dirigentes e de si, Sr. Presidente.
À excepção de Luisão, Fábio Coentrão e Javí García, pouco mais se aproveita no que concerne à determinação, à força mental, à garra, à luta, a uma personalidade vincada dentro do campo, que patenteiem um espírito verdadeiramente ganhador.

Hoje, já mais calmos e infelizmente conformados com o triste desfecho de ontem, dizia-me o mais novo – “ó pai, fomos eliminados, mas também não tivemos sorte, e aquela do Saviola, se tivesse rematado logo…”. Só lhe disse que isso foi um facto, mas que a sorte também se procura.

Ambos já rejubilaram com a conquista de dois campeonatos, mas também têm passado com o Benfica mais vergonhas e tristezas do que glórias e alegrias.

É POUCO, MUITO POUCO, e 10 anos é muito tempo!

O seu pedido de desculpas, só agora, depois de todas as coisas terem acontecido é pouco, muito pouco!

Como todos sabemos, o futebol profissional, tal como está e já há muitos e muitos anos é assim, não é uma escola de virtudes e o meu caro Luís Filipe Vieira não pode, na sua aparência, querer dar uma imagem pública semelhante à da Madre Teresa de Calcutá.

O futebol é para se jogar e GANHAR. Para mais a mais num clube como o Sport Lisboa e Benfica.

Caríssimo Presidente,

Para além de adeptos, somos os três, pai e dois filhos, sócios do Glorioso. Tenho mais de trinta anos de sócio e a primeira coisa que fiz quando ganhei o meu primeiro parco vencimento, foi fazer-me sócio do Benfica.


Esta foto que V. Exa. vê anexada a este post, foi tirada em Setembro do ano passado, em Viseu, no pavilhão do INATEL, quando a equipa de andebol do Benfica jogou o Torneio de S. Mateus, derrotando primeiro o çeportèn, depois o fcp e perdendo a final para uma equipa estrangeira por um golo.
No fim do jogo com o fcp, que foi o jogo que eles quiseram ver - está a ver bem porquê - Carlos Carneiro e todos os jogadores de andebol do Benfica, tiveram a amabilidade de apadrinhar duas crianças orgulhosas desses mesmos atletas e das suas duas excelentes vitórias, e do Clube que amam.

ESSAS CRIANÇAS SÃO OS MEUS QUERIDOS FILHOS e digo-lhe isto de lágrimas nos olhos, meu Caro Presidente.

OS MEUS FILHOS QUE ONTEM CHORARAM com uma amargura e tristeza sem limites!

Exmo. Presidente,
QUER QUE AS GERAÇÕES VINDOURAS continuem a orgulhar-se do nosso BENFICA?

Se sim, reveja o SEU ESTILO DE LIDERANÇA, A SUA ESTRATÉGIA especialmente em relação ao futebol - se V. Exa. e os seus conselheiros conseguirem e se sentirem capazes - e não fique preocupado e agarrado ao poder, pois a acontecer mais do mesmo e por mais que se esforce em entrevistas e em outros fait-divers, a História do Benfica apagá-lo-á num ápice e não haverá edificação do novo estádio, construção do centro de treinos, museu ou credibilidade dada novamente por si ao Benfica que lhe possa valer, com muita pena minha, pois até ao presente considero-o como um Homem que muito fez pelo Benfica e que merece essa minha gratidão!

À sua consideração, Exmo. Presidente!

TUDO PELO BENFICA !!!

GRÃO VASCO

PS. Solicito a qualquer dos meus estimados leitores que tenha uma relação de proximidade como Exmo. Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Sr. Luís Filipe Vieira, o favor de lhe fazerem chegar esta missiva.
Antecipadamente grato a quem tiver a amabilidade de o fazer.
Obrigado!

14 comentários:

Marquês de Marialva disse...

Enviarei este teu texto comovente ao nosso vice-presidente Dr. Rui Gomes da Silva.

Hoje é daqueles dias que nunca mais passam e acabam...

É uma dor INSUPORTÁVEL!

glorioso abraço, Pintor

GRÃO VASCO disse...

Caro e Glorioso Marquês de Marialva,

Profundamente grato por essa tua disponibilidade.

OBRIGADO, em meu nome e em nome dos meus gloriosos filhotes!

TUDO PELO BENFICA!!!

GRÃO VASCO

Tripeiro Vermelho disse...

Boas Grão Vasco,

Sei perfeitamente como te sentes, porque ontem aconteceu o mesmo com os meus filhos, mal o jogo acabou...

É uma dor dor profunda na alma que não lhes conseguimos tirar...

Estou farto de ver os meus filhos chorar pelo Benfica...

Com as derrotas humilhantes que temos sofrido ultimamente...

Pronto, já desabafei...

Abraço

GRÃO VASCO disse...

Caro e Glorioso Tripeiro Vermelho,

A nossa Chama Imensa é Imortal!

Saber sofrer, aprender com os erros e nunca esmorecer perante as adversidades. Esta geração que vê toda a roubalheira e todos os atropelos ao Benfica será aquela que "vingará" os seus pais e o Benfica.

Se Deus nos der vida e saúde ainda assistiremos ao que acabei de te dizer agora.

Um ABRAÇO SOLIDÁRIO GLORIOSO PARA TI E AOS TEUS GLORIOSOS FILHOS!

TUDO PELO BENFICA!!!

GRÃO VASCO

Helder disse...

Esperemos (todos nós) que a próxima época seja de redenção entre estrutura dirigente-estrutura técnica-jogadores-adeptos.
Pedem-se jogadores com capacidade física e bom futebol - artistas só funcionam com uma equipa coesa, robusta, dinâmica e segura.
Pede-se um trabalho dirigido à competência e à qualidade, ao empenho, ao amor à camisola.

Benfica:
32 campeonatos nacionais
2 taça\liga dos campeões
1 taça latina

Porto:
25 campeonatos nacionais (em 10 anos estará com mais campeonatos que nós!!!)
2 taça\liga dos campeões
1 taça uefa\liga europa
1 supertaça europeia
2 taça intercontinental
Corre o risco de ganhar mais 1 liga europa

ESQUEÇAMOS O ANTIGAMENTE - JÁ NÃO SOMOS O MAIOR, SOMOS APENAS UM GRANDE CLUBE.
SÓ COM ESTA ATITUDE DE REALISMO PODEMOS ASPIRAR A SER MELHORES.
Fomos CAMPEÕES EUROPEUS há 50 anos - 50 ANOS!!! UMA ETERNIDADE...

A mudança começa em cada um de nós - sejamos humildes e realistas. Ser BENFIQUISTA é especial, mas começa a ser difícil uma identificação com a vitória.
Precisamos de união, precisamos de mostrar querer, se ter uma só voz, uma IDENTIDADE!

TEMOS DE PROJECTAR O FUTURO
É HORA DE MUDAR PARA MELHOR

GRÃO VASCO disse...

Glorioso Hélder,

Estou absolutamente de acordo com o teu comentário.

Saudações Gloriosas.

GRÃO VASCO

MAFARRICO disse...

Caro GV
Tenho o nosso presidente como um homem inteligente e, assim sendo, as medidas vão ser tomadas.
BENFICA SEMPRE

GRÃO VASCO disse...

Glorioso Mafarrico, meu bom Amigo,

LFV deverá tomar as medidas adequadas, mas não bastará.

Há que conciencializar-se de que o seu estilo e muitas das suas capacidades como Líder têm de ser profundamente alteradas. Mas perante alguns factos, não sei se os "rabos-de-palha" o deixarão fazer essa mudança radical.

Numa oportunidade próxima falarei desse tão sério problema que aflige muita gente.

Um ABRAÇO com AMIZADE,

GRÃO VASCO

GRÃO VASCO disse...

Glorioso Águia Eterna,

Lê com muita atenção os meus dois últimos postS.

Cmpts. Gloriosos

TUDO PELO BENFICA !!!

GRÃO VASCO

csa disse...

Estou a ficar farto de tanto benfiquista ressabiado e doente da tola...

Mas estes senhores querem mo quê!

E de gente sem um mínimo de vergonha e que me desculpem mas e o que sinto de pessoas que nas horas de mais agonia ainda tentam meter as outras pessoas mais a fundo.

Então o presidente do S.L.Benfica mais a sua equipa não esta a fazer um bom trabalho, claro que esta o S.L.Benfica esta a fortalecer-se a ficar imune as atrocidades de bola na barra bola no poste árbitros gatunos liga corrupta e fpf de gente sem um mínimo de ética, ou não e verdade, perdeu-se pois mas agora estamos a chegar lã a quantos anos não chegava-mos lá ou perto nem a liga dos campeões íamos, por favor NÃO PERCAM esta direcção nem esta equipa técnica isso e dar trunfos ao inimigo de certeza absoluta, devem se estar a esfregar as mão de contente com o corrupto a encomendar o caixão devem estar a tremer, e só dar mais uns tempos.

Sejam firmes, sejam Benfica, MAS GANHAR A QUALQUER PREÇO TEM UM PREÇO NUNCA SE ESQUEÇAM e este mafioso do ladrão ficou chamuscado que lhe poderia ser fatal a si e ao clube da fruta, cuidadinho pois com as aventuras e diz ao teu filho como digo ao meu e pá viste que agora nem piam os vermes desde que o S.L.Benfica seja sempre roubado, mais os anti-benfica continuam a crescer por inveja e ódio ao maior clube do mundo.


Melhores cumprimentos

E um óptimo fim-de-semana benfiquista.

Benfica sempre...

Anónimo disse...

Alguns blogs benfiquistas estão a fazer o jogo dos corruptos e estes agradeçem; afinal LFV foi o único que os afrontou e ele saír do caminho realmente é o ideal.
Não contem comigo nisso, até porque não me esqueço onde estava o SL BENFICA antes e onde está hoje.

GRÃO VASCO disse...

CSA,

Se estiveres atento ao que tenho escrito sobre LFV saberás distinguir uma crítica construtiva da verborreia do bota-abaixo e das constantes jogadas subterrâneas em relação ao nosso Presidente que se verificam diàriamente na Gloriosasfera.

Como Benfiquista tenho o absoluto direito de questionar o Presidente ou a própria direcção sobre os assuntos que eu bem entender.

E também tenho o direito de fazer as sugestões que entender. E uma das sugestões que está implícita neste post, é a mudança em alguns aspectos da sua liderança. E para isso, é preciso que LFV se convença que o que tem a fazer tem de ser feito de uma forma mais eficaz e com outros métodos. Isso tem a ver com o estilo de liderança.
Só isso.
Quanto ao meu filho, e tomei este episódio como exemplo da tristeza e amargura que vai na alma de muitos Benfiquistas, tomaram muitos ter o amor e a paixão que ele tem pelo clube e o respeito que tem pelo pai por neste caso específico ser Benfiquista como é.

Quero também dizer-te que houve uma besta que fez um comentário antes do teu que não vou publicar. Seria bem melhor esse execrável fulano estar quietinho, do que escrever as barbaridades que escreveu sobre a minha pessoa, afrontando a minha inquestionável paixão pelo Clube.
A esse ENERGÚMENO que escreveu um comentário cheio de erros ortográficos, com frases sem sentido e patenteando um cérebro empedernido e mumificado, já sabe que lhe não publico o seu comentário, ainda para mais a mais anónimo. Quero que ele desande deste espaço depressinha e não volte cá mais.
Quem estiver bem atento ao ler este post sabe bem qual é a minha posição em relação a LFV há muito tempo!


Saudações Gloriosas

GRÃO VASCO

TUDO PELO BENFICA !!!

Águia Eterna disse...

Enormíssimo GRÃO VASCO, admiro o teu BENFIQUISMO PURO e INULTRAPASSÁVEL, virtudes que já transmitiste aos teus queridos filhos, a quem eu desde já desejo as maiores felicidades ao longo de toda a sua vida.
Estas palavras são ABSOLUTAMENTE SINCERAS.
Quanto ao ENERGÚMENO ONTÓFAGO e SOLÍPEDE que ASNEIROU ( vem de asno) contra ti, ele que vá ALMOÇAR os dejectos do bimbo da bostA PORCO e corrupto, que é o ÚNICO alimento que esse tipo de CORPÓFAGOS conseguem comer.

Mudando de assunto, e respondendo ao "csa", quero dizer-lhe que criticar e apontar erros e decisões nefastas para o nosso Benfica na pessoa do seu mais alto representante que é o Presidente da Direcção, actualmente L.F. Vieira, não é necessáriamente ATACAR ou dizer mal da pessoa em causa, antes sim, utilizar a NOSSA MASSA CRÍTICA e capacidade de EXIGÊNCIA para mantermos os objectivos do Nosso BENFICA ao mais alto nível. esse mais alto nível é TENTAR, mas TENTAR A SÉRIO E COM TODA A FORÇA chegar aos TÍTULOS das provas que disputamos.

O Sr. Filipe Vieira, para mim até merece uma ESTÁTUA ao lado da do Nosso EUSÉBIO por aquilo que fez pelo Nosso Clube, mas INFELIZMENTE neste momento está ULTRAPASSADO. Estamos noutra fase, na fase de regressarmos em força e a sério às grandes vitórias e à GLÓRIA, que é aquilo que a NOSSA NOBRE e ETERNA ÁGUIA MERECE.

Pelas palavras pobres e tristes de alguns Benfiquistas, até parece que se o L.F. Vieira morrer ( o diabo seja cego, surdo e mudo e que o Presidente viva muitos anos para ver e viver o Nosso Benfica a voltar a ser Glorioso), o BENFICA ACABA.

NÃO MEUS AMIGOS E CAROS BENFIQUISTAS, o NOSSO BENFICA não acaba NUNCA, nem mesmo quando o Planeta Terra se extinguir, pois num outro qualquer lugar do Cosmos existirá e portanto VIVERÁ o NOSSO muito querido e amado BENFICA.
UM ABRAÇO desta Águia Eterna para todos os que VERDADEIRAMENTE AMAM e DEFENDEM o Nosso Glorioso e Inigualável BENFICA, como Ele tanto precisa e sobretudo MERECE. BENFICA SEMPRE,SEMPRE,SEMPREEEEEEEEEEE.

kapotes disse...

Enorme e caro amigo Grão Vasco.

Concordo em absoluto com o teu post, revejo nele uma crítica ao nosso Presidente, Presidente esse que sempre apoiei, uma crítica extremamente construtiva.
Considero que não se tem de concordar com tudo o que o nosso Ilustre presidente tem feito, e eu sinceramente não concordo com tudo, inclusive, com a forma como o Futebol tem sido dirigido.
Muito sinceramente e na minha humilde opinião muita coisa terá de mudar se desejamos ser campeões ano após ano.
Não é por se criticar que se é menos apoiante da nossa direcção, até porque uma critica bem feita e construtiva é e será sempre útil para que não se caia sempre e ano após ano nos mesmos erros.
Como tal irei encaminhar este teu post para o nosso director de comunicação o Exmº. Sr. João Gabriel.

Um enorme abraço enorme Grão Vasco

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...