31.1.12

O campeonato dos "paineleiros"



O campeonato dos “paineleiros” de futebol decorre às segundas e terças-feiras de cada semana nas nossas TV´s, e por norma, anda de braço dado com as competições futebolísticas de cá do burgo, época a época.

Os campeonatos decorrem há várias épocas, sempre com os mesmos vencedores. A batota está muitas vezes, subtilmente presente, através da selecção que os editores e responsáveis pelos programas fazem das cenas dos jogos que são comentados, pecando muitas e muitas vezes, premeditadamente, pela omissão de jogadas, quando se trata de escalpelizar o desempenho do Glorioso, da sua equipa e dos seus jogadores. Por consequência, as jogadas rasteiras são constantes. Os protagonistas destas chicanas deploráveis fazem parte duma corja que tem como lema, “se não os vences ao fins-de-semana, derrota-os às segundas e terças-feiras, com mentiras, aos berros, à cacetada, pela mentira e pela idiotice, pela filha-da-putice”. Como os árbitros (moderadores) não têm apito e estão mais preocupados com as audiências, o que vemos, são disputas a ferro e fogo em que só não vale arrancar olhos e em que os derrotados são os mesmos de sempre.
E a verdade é que assistimos semanalmente a uma história que de tantas vezes repetida começa a tornar-se uma banalidade, fazendo passar contìnuamente a mensagem de que o Sport Lisboa e Benfica é o grande beneficiado no futebol.

Os desafios não são leais - há uma viciação tácita, com a maioria das vezes as jogadas a serem sempre de dois contra um, com a particularidade de à terça-feira serem três contra mais um desgraçado, mas que até agora se tem mostrado rijo.

Se é bem patente a lisura, a correcção e a elevação daqueles que representam o Benfica, já não se pode dizer o mesmo da maioria dos outros competidores em que a grosseria, a peixeirice, a insinuação, mesmo a ordinarice, fazem parte integrante da táctica semanal.
Mas tudo isto não invalida o facto de termos entre os nossos representantes, elementos cujo rendimento ao longo dos programas é habitualmente sofrível e deficitário.

Quando ontem acabei de visionar ambos os programas, mais uma vez concluí que aquilo que com tanto sacrifício e luta ganhámos no sábado, desbaratámo-lo logo nesta segunda-feira.

PODÕES!

Esta foi a única palavra que me ocorreu para definir as performances dos representantes do Benfica, Rui Gomes da Silva e Fernando Seara nos respectivos programas desportivos da SIC Notícias e na TVI 24 Horas.
Ao chegar a meia-noite senti algum alívio e uma grande descompressão – era hora dos programas acabarem e com eles terminarem também, pelo menos por uma semana, o achincalho, o vexame, a humilhação e a infâmia contra o Glorioso e mesmo, em algumas vezes contra os dois benfiquistas desses programas.

De Rui Gomes da Silva pouco sei, mas o seu currículo atesta as suas competências. Relativamente a Fernando Seara, tenho-o como um homem culto e inteligente, ou não o conhecesse eu bem, dos longínquos tempos do liceu Alves Martins de Viseu, em que quando passava por mim, num tom cordato e bem intencional, e com aquele ar que ainda hoje tem, dizia– “Benfiquiiiiiiiiiiista…”

Mas por mais paradoxal que pareça, se ambos são inteligentes, são ao mesmo tempo muito inábeis e demasiado macios a lidar com as incidências dos respectivos programas e têm grande dificuldade em devolver, no imediato, as grosserias, insinuações, mentiras e até os insultos de que são alvo. Neste último caso, Dias Ferreira, um bronco da proto-história do clube submisso à corja de “Palermo”, a norte, e que até já se deu ao “luxo” de se apresentar de palito ao canto da boca num programa passado, é o camisola amarela do “team” dos carroceiros destacados de Alvalade para estas “missões”.

Seja como for, o facto é que perante um certo acanhamento e inabilidade de RGS e FS, chegamos ao final dos programas com a nítida sensação de termos sido goleados por um “rebenta-canelas” e por um “rompe e rasga”, acolitados por dois sarapotos caliméricos equipados de verde e branco.

Rui Gomes da Silva nem consegue sequer falar ou ripostar. Quando o faz, é de imediato abafado pela berraria de um idiota que através desse desgaste trapaceiro e mal-educado o vence pelo cansaço.
Fernando Seara dá uns pequenos guinchos, encolhe os ombros, faz uma ravianga de mãos e ri-se.

Estas cenas tiram-me completamente do sério!

Aqui para Nós, a ambos só lhes falta, para bem do Benfica e de todos os Benfiquistas que assistem impotentes a este despautério, ferrarem cada um, dois valentes peidos no auge dos programas, pedirem licença e levantarem-se, dizendo ADEUS.

É lamentável que estes dois senhores, princepêscamente pagos para participarem nestes programas, e seleccionados para, prioritàriamente, se constituírem como defensores do Emblema Glorioso NÃO CONSIGAM FAZER UM TRABALHO DE CASA CONDIGNO e que todos, mas todos os Benfiquistas anseiam quando se preparam para ver estes programas.


Já à terça-feira é um pouco diferente. Júlio Machado Vaz, sendo a mais recente contratação, consegue equilibrar o desafio, mesmo em maior desvantagem numérica, já que o Gilberto supermorcão alinha descaradamente ao lado do Guedelhas de pacotilha. Dos felídeos da Irmandade de Calimero só dois pormenores deliciosos – são diferentes, como eles gostam tanto de proclamar; um, porque vem sempre com a vesícula estragada pelas primeiras três jornadas do campeonato da Liga, o outro, porque as sondagens o afectam culturalmente, revelando para os mais atentos, uma iliteracia aterradora, ou melhor um analfabetismo ridículo.

RGS, FS e JMV podem ter a certeza de uma coisa – há GENTE GLORIOSA que com poucos meios, mas com grande eficácia os pode ajudar nesta luta desigual. Estão na NET e fazem parte de uma equipa que defende o Benfica com unhas e dentes e que através de crónicas, comentários, cartoons, análise pormenorizada de vídeos dos jogos, fotos e outros materiais, conseguem desmascarar a tramóia que nas TV’s, uma corja incorrigível e sem escrúpulos vai conseguindo, em prejuízo claro e evidente do Glorioso. Antes de se apresentarem no programa visitem a GLORIOSASFERA e documentem-se!


Classificação do Campeonato dos “paineleiros”

1º - “O Verme”
2º - “O Guedelhas de pacotilha”
3º - “O Cêrdo”
4º - “Baboso Maus-Fígados”
5ª - “O Frissuras das sondagens”
6º - “Dias Ferreira Palito
7º -  Júlio Machado Vaz
8º -  Rui Gomes da Silva
9º -  Fernando Seara



Mesmo com o Benfica líder, vou deixar de ver os programas.

Estou farto e cansado!



PS. Não haverá ninguém na Trypalândia que seja amigo ou conhecido de Júlio Machado Vaz e lhe entregue às segundas-feiras a respectiva documentação, fundamentada com fotos e vídeos e notas importantes, e que o possam ajudar a “rachar” de cima a abaixo o “Trio” que joga contra ele às 3ªs.?



GRÃO VASCO



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...