14.5.13

Não Guttmann, desta vez não!



Meu Caro Guttmann,

 

É em Amesterdão. Amanhã. Não te esqueças!

 

É na tua Amesterdão, na Amesterdão onde atingiste com o Benfica, o zénite da tua carreira como treinador de excepção.

 

A tua passagem está marcada. Voarás do Areópago dos Deuses da Bola, até às bancadas do ArenA de Amesterdão, não sem que antes, num rasgo de revivalismo passes pelo Olímpico, onde te sagraste Bi-Campeão da Europa.

 

Aqueles de quem tu um dia disseste e bem – “ Chove? Faz Frio? Faz Calor? Que Importa, nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves das serras ou no meio das chamas do inferno...

Por terra... Por mar... Ou pelo ar, eles ai vão OS ADEPTOS DO BENFICA atrás da equipa... Grande... Incomparável... Extraordinária... MASSA ASSOCIATIVA!” – estarão lá, logo ao pé de ti, quando chegares à cidade. Acompanhar-te-ão sempre, ao Olímpico, ao ArenA e quando abençoares aquela Taça, diferente das tuas, mas hoje, tão importante como elas…

Depois, no jogo, serás mais um. Especial, mas só mais um. Só. Sem a verrina e sem os remoques de outrora. Afinal, hoje já não precisas do dinheiro para nada – coisa de que tu gostavas mais do que um saboroso chocolate – e bem sabes os sacrifícios que os dirigentes do Benfica fizeram nessa altura para te conseguir pagar o prémio pela vitória do Bi-Campeonato Europeu.

 

Ah! E fica descansado quanto a esta matéria. O Vieira, em prémios, já pagou e prometeu coisa muito choruda pelo “caneco”. Portanto, já ficas a saber, em primeira mão que o JJ e os jogadores estão descansados quanto a recompensas…

 

Mais. Prometo-te que não aparecerá lá nenhuma das esposas dos teus antigos jogadores a “chagar-te a cabeça” e a dar-te mais um valente raspanete pelos “feitiços” e “mezinhas” que fazias e davas, em especial ao Costa Pereira.

 

Não pedi nada ao Bruxo de Fafe, nem à Santinha da Ladeira, nem drogas à Bárbara Emília de Coira, nem à Perpétua da Anunciação de Vila Cova à Colhoeira, mas rezei. Como rezo sempre, todos os dias. Pela crença no Benfica e pela Fé em Algo que mesmo que “as linhas estejam tortas, escreve sempre direito”.

 

Percebeste agora, Caro Béla Guttmann?

 

Amanhã serás um dos nossos. E tu, que seguraste com firmeza, mas com muita alegria e felicidade a “Taça das Orelhas” pela segunda vez em Amesterdão, ao lado de Eusébio e de Mário Coluna, vais erguer outra vez uma outra, igualmente cobiçada, junto de Luisão e Óscar Cardozo.

 

Os Benfiquistas, como sabes, honraram-te sempre! E hoje, passados 51 anos da tua derradeira vitória europeia continuam a homenagear-te e honram excepcionalmente a tua memória!

 

Chegou a hora de tu os honrares e de fazeres as pazes com aqueles que te proporcionaram a glória suprema e daqueles que como Camões citou, “te foram da lei da morte libertando”!

 

Jamais te perdoarei se o não fizeres!

 

Fica com Deus e com o Benfica!


GRÃO VASCO


13 comentários:

GRÃO VASCO disse...

Manuel,

Às vezes pareces um catraio. Usa a inteligência e dobra a língua. Não vou publicar o teu comentário que me fez lembrar os muitos "sujinhos, sujinhos, sujinhos" do javardo do Freixo. Quando lês, respeita-te a ti próprio e larga a estupidez no caixote do lixo.
Ficas mais limpo e decerto que compreenderás melhor a Mística do Benfica em toda a sua plenitude.

Saudações
GV

Néry disse...

Gloriosa mensagem ao saudoso Béla Guttman!

Caro Grão Vasco é com textos destes que mais se enaltece o Benfica.
Parabéns!

Que amanha o Nosso Benfica jogue Á BENFICA e que nos traga o caneco para glória de todos nós!

Saudações Benfiquistas!

GRÃO VASCO disse...

Manuel,

(Como é óbvio, é mais um comentário que não irei publicar)

Respeita o Guttman como deve ser.

Respeita-me e repeita-te.

Usa a tua massa cinzenta e deixa lá as tuas traquinices. Já não tens idade para isso.
E não te esqueças, és Benfiquista. Respeita o passado e as pessoas que por lá passaram e mais algumas coisas que terás de descobrir por ti, que vai muita para além do trivial e do material.

Saudações
GV

71460_5/8 disse...

"Nem daqui a cem anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Campeões sem mim."

O Guttman disse que o Benfica não voltaria a ganhar uma Taça dos Campeões Europeus... onde é que a "maldição" se encaixa com uma liga Europa?

AJ@ disse...

Essa tal maldição é uma lenda mas não passa disso se a bola entrar na baliza do Chelsea mais vezes que na nossa, ganhamos a taça. Esta é a única verdade. Para isso trabalho, talento e sorte.
Agora ver o Jesus de joelhos foi muito mau.

GRÃO VASCO disse...

71460_5/8

Ouve atentamente o que António Simões diz neste link:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=648131&tm=28&layout=123&visual=61

É muito, muito diferente daquilo que escreveste ou pensas que foi.

Mas cada um acredita no que quer, ok?

Saudações.
GV

GRÃO VASCO disse...

AJ@,

Lenda não é!

Vi as finais de 61 e 62 e vi todas as outras que o Benfica não ganhou.

Esta história é verídica e veio sempre à baila aquando das outras finais.

Quem quer acredita, quem não quer não acredita. Não gosta, põe de lado, não toca.

É a mesma coisa do teu "se" no teu comentário, que é como quem diz - "se a tua avó tivesse tido colhões, òbviamente que teria sido o teu avô, e vice verso".

É curioso como a tua verdade é no condicional. Apetece-me mandar-te para o caralho, mas desta vez escapas.

Deixa lá os joelhos do JJ, pois estamos, neste post a falar de Amesterdão.
E estou a ser meiguinho na resposta pois noutras circunstâncias far-te-ia o que fiz a alguns pedaços de asno no sábado passado...

Saudações ou cpmts., nem sei bem...

GV

rui disse...

nem acredito nem deixo de acreditar em maldições mas acho que essa deve ter perdido o efeito a partir do momento que ele regressou ao Benfica depois de a ter feito.

GRÃO VASCO disse...

Ó Rui,

Tu não tens que achar nada. O que tens é que deixar de ser um analfabeto compulsivo.

Sabes, porque o disseste, que ele voltou ao Benfica. E que mais?

Então eu digo-te.

"No seu primeiro treino na Luz, em 1959, só havia três jogadores com carro: o Costa Pereira [guarda-redes], que morava em Alverca, o Artur Santos [defesa-central], que geria um talho na Amadora, e o José Águas [capitão e avançado], que trabalhava numa concessionária. Quando regressou à Luz, na segunda passagem, em 1965, já havia 30 automóveis. Ele virou-se para o Caiado [adjunto] e disse-lhe:
- assim, nunca mais seremos campeões europeus. Até agora ninguém o contrariou! Era um visionário. Morava no Chiado e ia de eléctrico para os treinos. Da Luz para casa, ia no meu carro. Era uma óptima companhia." - José Augusto. o grande extremo-direito bi-campeão europeu do Benfica.

Como vês o homem nunca desatou aquele nó que deu no fim da época em 1962.

Vives no Porto, ou nos arredores, mas caramba não sejas morcão por favor... e lê, lê muito.

GV

AJ@ disse...

O húngaro ficou muito aborrecido queria ganhar mais, é natural quem não quer? Hoje até o Mexia da EDP...
Força Benfica és maior que qualquer treinador!!

GRÃO VASCO disse...

Ó Rui,
Vou pedir-te mais uma vez:
- Não venhas aqui.
Não tenho pachorra, nem para te ler, nem para te aturar e tenho sempre que te mandar para o caixote da reciclagem.
A sério, não venhas mais aqui.

Frank canada disse...

Nao entendo o raciocinio de certos benfiquistas,na minha modesta opiniao o Grao Vasco acaba de escrever um belo texto sobre o Guttman achei muito bonito de verdade uma verdadeira homenagem a memoria do Bella Guttman e voces com descrencas e maldicoes,eu pessoalmente creio que o Benfica muito dificilmente vergara o super Chelsea mas no futebol e numa final nao existem favoritos qualquer um pode ganhar se for o Benfica melhor acho que chegou a altura de termos uma enorme alegria,e maldicoes se existem vem do Bimbo porque quase todos os anos temos o campeonato nas maos e como magia nos foge das maos com equipas mediocres,força Benfica chegou a ocasiao de sermos felizes assim o espero.

GRÃO VASCO disse...

Ó Rui,

Baza lá de uma vez por todas!
Estás para estas coisas, como o Barrigana dos corruptos para o alfabeto.
Vá desanda...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...