14.5.13

Não Guttmann, desta vez não!



Meu Caro Guttmann,

 

É em Amesterdão. Amanhã. Não te esqueças!

 

É na tua Amesterdão, na Amesterdão onde atingiste com o Benfica, o zénite da tua carreira como treinador de excepção.

 

A tua passagem está marcada. Voarás do Areópago dos Deuses da Bola, até às bancadas do ArenA de Amesterdão, não sem que antes, num rasgo de revivalismo passes pelo Olímpico, onde te sagraste Bi-Campeão da Europa.

 

Aqueles de quem tu um dia disseste e bem – “ Chove? Faz Frio? Faz Calor? Que Importa, nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves das serras ou no meio das chamas do inferno...

Por terra... Por mar... Ou pelo ar, eles ai vão OS ADEPTOS DO BENFICA atrás da equipa... Grande... Incomparável... Extraordinária... MASSA ASSOCIATIVA!” – estarão lá, logo ao pé de ti, quando chegares à cidade. Acompanhar-te-ão sempre, ao Olímpico, ao ArenA e quando abençoares aquela Taça, diferente das tuas, mas hoje, tão importante como elas…

Depois, no jogo, serás mais um. Especial, mas só mais um. Só. Sem a verrina e sem os remoques de outrora. Afinal, hoje já não precisas do dinheiro para nada – coisa de que tu gostavas mais do que um saboroso chocolate – e bem sabes os sacrifícios que os dirigentes do Benfica fizeram nessa altura para te conseguir pagar o prémio pela vitória do Bi-Campeonato Europeu.

 

Ah! E fica descansado quanto a esta matéria. O Vieira, em prémios, já pagou e prometeu coisa muito choruda pelo “caneco”. Portanto, já ficas a saber, em primeira mão que o JJ e os jogadores estão descansados quanto a recompensas…

 

Mais. Prometo-te que não aparecerá lá nenhuma das esposas dos teus antigos jogadores a “chagar-te a cabeça” e a dar-te mais um valente raspanete pelos “feitiços” e “mezinhas” que fazias e davas, em especial ao Costa Pereira.

 

Não pedi nada ao Bruxo de Fafe, nem à Santinha da Ladeira, nem drogas à Bárbara Emília de Coira, nem à Perpétua da Anunciação de Vila Cova à Colhoeira, mas rezei. Como rezo sempre, todos os dias. Pela crença no Benfica e pela Fé em Algo que mesmo que “as linhas estejam tortas, escreve sempre direito”.

 

Percebeste agora, Caro Béla Guttmann?

 

Amanhã serás um dos nossos. E tu, que seguraste com firmeza, mas com muita alegria e felicidade a “Taça das Orelhas” pela segunda vez em Amesterdão, ao lado de Eusébio e de Mário Coluna, vais erguer outra vez uma outra, igualmente cobiçada, junto de Luisão e Óscar Cardozo.

 

Os Benfiquistas, como sabes, honraram-te sempre! E hoje, passados 51 anos da tua derradeira vitória europeia continuam a homenagear-te e honram excepcionalmente a tua memória!

 

Chegou a hora de tu os honrares e de fazeres as pazes com aqueles que te proporcionaram a glória suprema e daqueles que como Camões citou, “te foram da lei da morte libertando”!

 

Jamais te perdoarei se o não fizeres!

 

Fica com Deus e com o Benfica!


GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...