23.2.19

A saga de Luís Godinho




Luís Godinho é um árbitro da nova vaga promovido por Fontelas Gomes. Com a idade de trinta e três anos começa a observar-se uma estranha ascensão pelos patamares turtuosos da arbitragem. Com a prática, vai sendo moldado de acordo com os desígnios da trupe que domina impunemente o sector. Mas há mais trunfos na manga para o caso deste nóvel apitadeiro borregar…

Se me perguntarem quem é que eu tenho visto a arbitrar mais vezes o grémio da fruta, não terei dúvidas em responder que Godinho, Nuno Almeida e Soares Dias são aqueles que me ocorrem no imediato.
E quais os apitadeiros que recentemente mais têm prejudicado o Glorioso Benfica? Inequivocamente Luís Godinho e Soares Dias, com Nuno Almeida a usar de demasiado rigor nalguns jogos, especialmente quando o Benfica encontra dificuldades acrescidas.

Godinho tem andado na crista da onda do apito, já não engana ninguém. Pode disfarçar, compor o ramalhete, dourar a pílula, mas já mostrou como é que se faz.

Ontem, em Tondela foi mais do mesmo. Ao princípio, o apitadeiro eborense nem precisou de “actuar em conformidade”, pois alguns jogadores do Tondela já estavam a fazê-lo com um zêlo tal que nem foi preciso muito tempo para que os animais selvagens da Palermo portuguesa acalmassem, tanto no relvado como no banco ou não tivesse Ricardo Costa ex-grémio da fruta “abrilhantado” o espectáculo logo de entrada.

Mas em determinadas fases do desafio a conduta arbitral de Godinho foi crucial, complementada com a de Xistra no VAR. Tomo dois exemplos marcantes, que traduzem à saciedade que Godinho sabe o que faz e que o trabalho de casa é importante para que não se verifiquem cenas como aquela que encima este post. Mas houve mais alguns lances, não foram só este dois que passo a descrever.

O primeiro exemplo é Herrera. Não poderia levar nenhum amarelo no jogo de ontem em Tondela. Pois se tal acontecesse, o mexicano já não jogaria contra o Benfica na próxima semana. Luís Godinho cumpriu. Em duas traulitadas à margem das leis, Herrera foi poupado. Porquê? Godinho saberia disso? Não! Godinho não tem olhos para ler e ver, nem ouvidos para ouvir…
O segundo exemplo é o costume. Filipe enfia uma cartuchada dentro da área a um jogador do Tondela! Penaltys contra o grémio da fruta? Não, não há! Os manuais são claros e precisos nessa matéria. Até o grémio da fruta ser virtualmente campeão é proibido marcar penaltys com resultados titubeantes. Nessa altura a morcanzoada ganhava somente por 1-0! Xistra também cumpriu. Provavelmente tinha ido arrear o calhau à retrete portátil aquando desse lance…

A imagem que encima o post já tem umas largas semanas. No entanto aqui fica a forma como insidiosamente se começa a moldar um árbitro para os jogos futuros onde intervém o grémio da fruta e é nomeado o árbitro em questão. Os métodos são sempre os mesmos. Desde o tempo do Apito Dourado que é assim. Pressão, ameaça, coacção e não sei mesmo se chantagem, resultando em MÊDO, represálias e consequências nefastas no quotidiano dos árbitros e nas suas carreiras.

Godinho é só mais um na longa lista de árbitros que a partir de determinada altura já sabem o que têm a fazer em campo quando está em jogo o futuro do grémio da fruta.

Ontem, como hoje ou amanhã, haverá sempre “Godinhos” na manga de Fontelas & sus muchachos para salvaguardar algo que já se considerava como facto consumado mas que o Glorioso, contra tudo e contra todos tratou de desmistificar – só com as muletas arbitrais é que o fruta corrupção & putêdo conseguirá ser campeão!

GRÃO VASCO



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...